Projeção em datashow no Kubuntu 19.10

Salve, galera!

Eu sou professor e preparo meus slides no Impress do LibreOffice. As aulas retornaram essa semana e eu ainda não tinha feito projeção usando o Kubuntu 19.10 (formatei meu notebook durante as férias, usava o Mint Cinnamon antes); ontem, ao tentar fazer tive um certo problema.

A projeção aconteceu normalmente, fui apresentado a um pequeno menu ao centro da tela com algumas opções, mas eu desconhecia todas elas, então fui na que achei que seria a correta, “espelhar monitores”. Acontece que o datashow tem aquele recurso de deixar visível para o apresentador algumas opções, mostrando a tela atual e uma prévia da próxima tela. Isso geralmente fica disponível só para a tela do notebook, no datashow deveria mostrar somente a tela atual; mas a opção espelhar fez com que essa tela do notebook ficasse à mostra também lá. Tentei voltar ao menu que apareceu no início, mas ele simplesmente não apareceu de novo, mesmo tirando o HDMI e reconectando, ele já ia automaticamente pra opção que eu marquei a primeira vez. Também tentei reiniciar a máquina, mas nada. A solução final foi salvar o slide em PDF e usar assim.

Não é nada demais, não me deu nenhum problema, mas eu gostaria de saber se existe algum aplicativo no Kubuntu onde consigo acessar aquelas opções de novo? Tentei ir em Telas e monitores > Telas, mas ele só me dá opção de escolher onde quero que a imagem saia (acho que serve mais para quando se utiliza dois monitores ou quando se pluga na TV, tanto que ao escolher para sair apenas no datashow eu tive um bug com o painel que simplesmente desapareceu e só retornou após reiniciar).

Desculpem se me delonguei, apenas queria dar o máximo de informações possível. Não tenho como testar alguma solução porque não tenho datashow em casa, mas sintam-se a vontade para sugerir. Desde já, muito obrigado.

Seu notebook provavelmente tem uma tecla de atalho pra monitor, só usar ela
ou apertar Meta(Windows)+P :slight_smile:

3 curtidas

No KDE Plasma aqui funciona a tecla Meta(Windows)+P, selecione então na seta para o lado “Estender a saídas” e o programa deve identificar os dois monitores, sendo que um vai exibir a apresentação e o outro os detalhes da apresentação.

2 curtidas

@jeffinshadow @Deleterium caras, era exatamente isso que eu estava procurando! Meu Deus, que simples! kkkk Perdão se criei um tópico só pra isso, eu realmente não encontrei no fórum ou outro lugar. Perfeito. Muito obrigado mesmo!

2 curtidas