Programas do Tipo Cleaner (Limpador de HD) em SO

Sera que eles limpam mesmo? tenho a impressao de que nao, tem hora que mais atrapalha do que ajuda… Tirei todos esses programas dos meus computadores.
E de ambos os sistemas operacionais (Windows e Linux)
Voces usam? algum?

Uso o Stacer.
Mas, não deixo funcionando em segundo plano.
Uso ele, principalmente, quando quero limpar “arquivos temporários”. Mão na roda.

No Windows eu usava o CCleaner e o Advanced System Care.
No linux eu usava o Ubuntu Cleaner e o Bleachbit
Sera que eles resolvem?

Pra começar, a utilidade desses programas é menor do que as pessoas pensam.

A menos que hajam dados muito antigos daquele software que tu não usa há 5 anos… em geral depois de limpar tudo vai ser recriado tão rápido quanto você tornar a usar o computador novamente.

Por isso ao invés de usar programas eu já limpava as pastas manualmente quando usava o Rwindows 10.

No linux eu acho que é suficiente rodar o “comando de remover pacotes cache do sistema” + flatpak remove --unused + rm -r .cache/* uma vez a cada dois ou 1 ou 2 meses ou, o que eu escolhi fazer, coloca-los no alias de atualização do sistema.

Com certeza!! Disse tudo.
Dá um pouco de trabalho ficar rodando eles no sistema.
no Windows e so limpar a %temp% do Sistema, que fica sussa de novo.

:wave:t2:

Estes programas são bons para manter a “casa limpa”, eu uso nos meus Androids, mas em questão de aumentar o desempenho e performance da máquina é bem mais difícil de notarmos visto que os computadores de hoje são muito mais poderosos, estruturas, comunicação de dados, etc, diferentes e melhores.

Antes, processadores eram single core, memórias RAM praticamente mais lentas que SSDs de hoje, falando em SSDs, os HDDs mecânicos dezenas de centenas de vezes mais lentos que SSDs. Então com pouco tempo de uso o computador começava a mostrar lentidão e “cansaço”.
Executávamos o Ccleaner ou similares e a máquina ficava leve, revigorada. Mas tinham outros programas na época que auxiliavam a melhoria da performance dos computadores, por exemplo, os desfragmentadores de disco. No SSD nem faz sentido usar desfragmentador por causa da velocidade, forma com que ele se comunica e como ele acessa os dados.

Mas Ccleaner & Cia, eu acredito que é bom manter a casa limpa então aqui nos meus OSs que são os Android 4 (Multimídia), 10 (Mobile) e 11 (Desktop) eu periódicamente executo os programas de limpeza, sendo Android 4 (tenho acesso root) o SD Maid e no 10 e 11 o Avast Cleanup.

Eu sou bem econômico e minimalista (não sou fan de fotos, vídeos sociais), então os meus sistemas são bem enxutos, eles só tem dados dos sistemas e programas instalados mas, a maioria gostam de vídeos e fotos, instalar aplicativos para conhecer, já que o marketing de apps no Android é bem forte, acho que deve ser essencial ter um aplicativo de limpeza, porque o armazenamento interno na maioria das vezes é de 128GB, (Meu Galaxy Tab S5e é 64GB de armazenamento). Já o pessoal dos Sistemas Operacionais mais robustos como Windows, Mac OSX, Ubuntu, Mint, Fedora, Pop_OS, Manjaro, Arch, Gentoo, etc… Como eles tem armazenamentos muito superiores de 500GB, 1TB, e ainda muita das vezes são menos focados em fotos e vídeos sociais, então fica mais difícil a percepção de melhorias em performance, após executar Ccleaners & cia devido ao poder de fogo deles, processadores multi cores, memória RAM alta velocidade, dual, quad channel e etc…

Tem pessoas que acreditam (não acho errado) que pode fazer mau para os SSDs, reduzindo a vida útil deles mas, eu ainda nunca vi nenhum SSD queimar, parar de funcionar, mas já vi muitos HHDs pifarem então não sei se o SSD seria mais fraco que o HDD em questão de durabilidade mas…

Enfim, eu recomendo limpadores a fim de manter a casa limpa e organizada.

:vulcan_salute:t2:

Obrigado pela resposta!! Assim, eu acho bom ter alguns assim…
So para o caso de manter tudo limpo!!
Prefiro limpar o historico / cache dos navegadores nos proprios navegadores.
Ja aconteceu de eu limpar algo no Ubuntu por exemplo que removeu o programa que controla a impressora por exemplo.

1 curtida

O Bleachbit lançou uma versão nova, mas no meu windows não funcionou diz que falta uma biblioteca. Fiquei com a versão 4.4.2 mesmo.Procure por older versions no site.

Eu acabei de instalar o Ubuntu 22.04.3 no meu PC (antes estava com Dual-boot) Windows e Ubuntu. agora instalei o Ubuntu como sistema principal. E usei o Ubuntu-cleaner. Rapaz… limpei o sistema, mas ele deletou o HPLip do Sistema!!!
E por isso que eu nao uso esses programas mais.

Com o Stacer nunca tive qualquer problema.
Vale a pena você experimentar ele, caso queira.