Programas Desktop acabarão?

Me peguei pensando. Será se programas desktop acabarão?
Atualmente a moda é programar para Web e desenvolver IA, foram - se os tempos de alta de softwares desktop.

Vantagens de programas desktop: Gastam menos processamento e Ram do programas Web; Se eu não gostar de uma versão, eu simplesmente posso voltar para a versão passada; Computadores fracos se beneficiam de programas desktop visto que o browser é praticamente um “sistema operacional” a parte.

Vantagens da Web: Software sempre atualizado

3 curtidas

Tem outra vantagem da Web: roda em qualquer plataforma

Será se programas desktop acabarão?

Eu acho que não, o modelo SaaS especialmente essa mania de enfiar IA em tudo e cobrar por isso está fazendo as pessoas repensarem usar softwares via navegador, ou quando o fazem, fazem via self host… pode até demorar mas a Web 3 vai cair e a Web 4 vai ser mais parecida com a 1 que com a 3

5 curtidas

Claro que não, embora a tendência seja mesmo de redução. As vantagens de usar um programa Web esbarram nas limitações. Ou seja, alguns softwares precisarão de todo o hardware, não sendo possível rodá-lo de forma eficiente numa sandbox como o navegador.

Já para os programas mais simples, esses sim tem muito a ganhar quando o desenvolvedor escolhe o modelo web de programação. Por serem maioria, também passam a impressão que estão dominando a cena.

5 curtidas

Deve acontecer igual ao rádio com o advento da TV, Desktop com a chegado do notebook, etc. Vai abocanhar uma fatia do mercado mas ambos vão conviver cada um com suas vantagens e desvantagens.

5 curtidas

Pois é. Chega a ser irritante. As vezes eu só preciso de um software que faça algo específico e os caras metem logo um login pedindo meus dados e 3kg de IA que na vdd é só um monte de if e else

2 curtidas

Tá abocanhando mesmo. O problema da web é que os caras vão e fazem um software pra usar localmente e enfiam em um conteiner docker. E o navegador para computadores ruins é pesado demais. Ou seja, precisa de 2 pc para rodar 1 software que dava perfeitamente pra ser um .deb

3 curtidas

Por que seria mais parecida com a Web 1?

1 curtida

A sua dúvida é parecida com a distro que eu uso que originalmente é baseada na nuvem seguindo os mesmos passos do Chromebook cujo programas são aplicativos web já prontos. Apesar que nem tudo são flores pois o usuário precisa ter uma boa internet e um plano pré-pago para acessar certos conteúdos o que não ocorre com programas já instalados no PC
Na verdade isso é uma opção a parte com direito de escolha, o exemplo seria o GeforceNow que foi desenvolvido para aqueles que não possui poder de barganha para montar aquele PC dos sonhos para rodar todos os jogos da atualidade mas para isso é necessário ter uma baita internet o que pode se tornar um impasse para muitos.

3 curtidas

Acho que faltou “desvantagens”…

Desvantagens da Web:

• Você entrega todos os seus dados, atos, pensamentos, hesitações, 24 horas por dia, 365 dias por ano

• Aumenta exponencialmente a exposição de suas senhas a um risco ininterrupto.

• Sempre terá menos recursos, menos opções. – Nivelamento por baixo.

• Menos opções, porque haverá sempre menos pessoas / empresas com recursos para desenvolver + hospedar (com alta velocidade), do que para apenas desenvolver.

• Dependência de “planos” com limitação de tráfego (mensal, diário). – Atualmente, no PC desktop, os planos têm essa cláusula, porém continua bloqueada pela legislação (ainda!). – Se um dia a legislação permitir o “limite de tráfego de dados”, um zilhão de pessoas terão seus hábitos de trabalho (e de lazer) submetidos a um tsunami… De uma hora para outra, terão de repensar e refazer todas as suas rotinas!

• Conexões caem, sofrem interrupções, quedas de velocidade ou qualidade – e você fica sem nenhum acesso aos seus dados, documentos, imagens, livros etc. – Onde hoje você faz “backup na nuvem”, você terá de fazer “backup local das suas nuvens”… e procurar softwares locais para substituir softwares remotos numa emergência qualquer.

Mais um fator de “nivelamento por baixo”.

Sempre que vejo pedidos de / debates sobre distros para hardware antigo / fraco, me questiono: – De quê adianta uma distro + DE iniciar usando 150 MiB de RAM, se, só de abrir um navegador (ou um Office), o consumo já passa de 1 GiB? – E se for usar um Office remoto via navegador, então…

E não adianta pensar em navegador “leve”, ou “mais simples”, porque a web atual exige cada vez mais – e meia-dúzia de softwares remotos, exigirão mais ainda.

Conclusões

Já tem uns 20 anos que adotei “aplicativos remotos” (webmail) – Hotmail, Yahoo Mail, e por fim o Gmail. – Primeiro, para fugir do MS Outlook. – Experimentei vários clientes locais de email (Netscape, Opera, Thunderbird, nem lembro mais).

O Gmail foi o primeiro (e até hoje, o único) que realmente “valia a pena” – e me permitiu abandonar definitivamente os “endereços de provedor de internet” – que você perdia totalmente o acesso, ao mudar de um provedor web para outro.

Outro caso específico são as contas gratuitas do Blogger / Blogspot (e do Wordpress). – São extremamente limitados – pois é exatamente esse “nivelamento por baixo” que permite serem usados por zilhões de blogueiros individuais, que não sabem absolutamente nada sobre Apache, SQL, PHP etc.

Cheguei a usar outros CMS, “facilitados” por provedores pagos de hospedagem (Drupal, Wordpress, Joomla, entre outros), que oferecem muito mais recursos, alternativas, configurações etc. – mas no final, ou você se “auto-limita” – ou terá de se tornar um TI, ou contratar um TI.

Enfim, as chamadas “redes sociais” – também software + armazenamento totalmente remotos. – Mas esses, têm um escopo muito bem definido e extremamente limitado.

Nem consigo lembrar outros aplicativos remotos de sites gratuitos das antigas, como o Geocities, um do iG cujo nome nem lembro mais. – Ou o eGroups, que foi comprado e virou Yahoo Groups… Um dia, desativou o armazenamento de fotos, e quem quisesse, que tratasse de baixar zilhões de imagens… Depois, começou a deletar as mensagens mais antigas…

O Google também já desativou dezenas de coisas desse tipo – como o “Plus One”, que tinha ótimas comunidades (em especial, sobre Linux). – O armazenamento de fotos também foi drasticamente cortado, e felizmente nunca dependi muito desse serviço.

Em suma:

• Limitações – nivelamento por baixo
  • Fim súbito

É claro que são exemplos muito diferentes de um Photoshop Online, ou de um Editor de Vídeos Online – ou qualquer software especializado semelhante a isso – mas estarão sempre sujeitos a problemas semelhantes (guardadas as devidas proporções).

3 curtidas

Poxa, pego pesado em, Browser é um interpretador de Javascript, o Python é interpretado, o Bash é interpretado, o Lua é interpretado, Java tmb, se for assim todos esses interpretadores são praticamente sistemas operacionais, mas eles não tem nada a ver com sistemas operacionais, eles interpretam o código de alto nível e passam a execução para o sistema operacional que não é o interpretador(converte para linguagem de maquina executável).

Que isso, minha internet tem só 200MB e roda sobrando a metade da banda, qualquer internet mixuruca vendida por ai é +200MB.

como saber? pode ser que haja um misto, com o linux mantendo binários e o windows, web. o nobo com chrome (chromebook) foi o ponto de partida. se essa for a tendência, como o pinguim vai se adaptar? como trabalho “colaborativo de final de semana” não se vai a lugar algum nesse sentido. vejamos.

2 curtidas

@Leonam_Cruz A vantagem de linguagem interpretada é que o programa pode rodar em qualquer maquina que tenha o interpretador instalado, é por isso que linguagem interpretada é tão boa.
A desvantagem é que o interpretador é lento na execução. Por outro lado o interpretador pode ter a capacidade de otimizar a execução a partir da repetição da execução do código, isso significa que a segunda execução do código é mais eficiente que a primeira.

1 curtida

E hoje o Wordpress.com é ainda mais limitado. Diminuíram o armazenamento de 3 GB para apenas 1 GB.

Atualmente tenho dois blogs, um que está no Wordpress.com e o outro que está num Wordpress hospedado pela Hostinger.

E a diferença é brutal. A começar que, a não ser que você pague muito caro e em dólar, o Wordpress.com não suporta temas e plugins em sua versão gratuita. Já o Wordpress na Hostinger permite a instalação de temas e plugins.

2 curtidas

A Web 1 era descentralizada cada perfil tinha sua individualidade, mas não tinha CMS e os perfis (ou sites) eram aglutinados em portais

A Web 2 tem CMS mas é centralizada então todos os perfis tem a mesma cara e são misturados

A Web 3 tem CMS, é descentralizada, os perfis são individualizados mas todos perfis são tem a mesma cara

O que eu imagino pra Web 4:

• Várias plataformas de gestão de conteúdo (CMS)
  • Cada perfil com sua cara
  • Cada perfil na sua página
  • Fóruns passam a ser agregadores de perfis usando APIs

Imaginando um fórum como o Dio+:

• Perfil faz seus posts em seu próprio site
  • O site por sua vez expõe uma API ou Feed RSS
  • O fórum coleta os posts via API e lista, como os portais da web 1 fazia

Tem vários problemas:

• Precisa de uma API universal (RSS faz isso, um fórum poderia coletar apenas comentários)
  • Latência, teria que funcionar com um tipo de cache, ou funciona com uma página live lenta

Mas a ideia na minha visão não é

2 curtidas

Você foi cirúrgico nas suas palavras. Essa parte de entregar dados para utilizar programas simples me incomoda muito. Não é que eu vou usar um banco que precisa de altíssima segurança mas sim aplicativos simples do dia a dia como mesmo o office, e os mesmo pedem dados desnecessários para funcionar.

1 curtida

Mano, tu é cego ou tu só gosta de caçar treta mesmo?
Tá enfiado dentro de aspas. Eu sei muito bem a diferença de linguagens interpretadas e compiladas.

1 curtida

Imagina só o povo chegando no tópico e lento, navegador é um sistema operacional.

Mas de fato desde a implantação dos Workers e WASM navegadores são essencialmente máquinas virtuais de Turing com um sistema operacional embutido, considerando o processo de inicialização do motor javascript e que ele realiza gestão de processos e memória internamente, é uma diferença mais prática (boot to gecko, resolve essa questão inclusive) que teórica

1 curtida

@Natanael.755 Alguém me passa uma pagina na internet que me explique isso plz?