Programas de gerenciamento de Hardware!

Olá a todos!
O que me prende no Windows (nada contra ele) são os programas da GigaByte para gerenciamento das ventoinhas (SIV) e controle de Overclock ( EasyTune) no modo geral, o AppCenter da GigaByte. Para quem não conhece, com o SIV posso mudar a velocidade dos ventiladores para modos padrões e até personalizados, (Quieto, Normal, Performance e Força Total) e com o EasyTune, posso definir como o processador vai trabalhar, contando até com perfis personalizados.
Não sei se no Linux preciso me preocupar com questões de Overclock (até pq não faço de qualquer forma), mas gostaria de ter esses programas quando precisar, posso reiniciar o PC e entrar na BIOS, lá tem tudo isso, mas é chato ter q reiniciar sempre…
Se alguém souber como me ajudar, se existe algum programa do tipo, serei muito grato!

images

Olá!
Qual a distro Linux que você usa?

1 curtida

Uso o Arch Linux!

1 curtida

Também uso, e em outra seção do fórum discutíamos sobre a pouca duração da bateria no Arch. Nosso colega swatquest (Vantagens em usar o Arch Linux - #52 by Edbriga) me deu a indicação de instalar o TLP para controlar o uso e consumo da bateria, e no site tem a indicação de instalar o TLP UI (interface gráfica que talvez sirva parcialmente sua necessidade).

https://wiki.archlinux.org/index.php/TLP

print da TLP UI

Veja a cara do meu arch

Espero que ajude :vulcan_salute: