Programar c# em linux é viável?

Boa noite, eu sou um iniciante no mundo da programação e também no do linux, então tenho muitas questões que não sei achar solução com facilidade, então gostaria de perguntar, programar em C# é viável no linux?
Explicando melhor, com qual frequência eu posso acabar encontrando erros por não estar no SO da própria microsoft? posso ter dificuldades desenvolvendo coisas normalmente, dificuldades para fazer ela rodar ou coisas similares?
Se facilita a resposta, meu plano era seguir um projeto guiado de C# que encontrei no github, mais especificamente nesse link
Grato

1 curtida

Sim, é muito viável. O compilador e a runtime do C# estão disponíveis no Linux já faz alguns anos pelo próprio repositório da Microsoft, e recebem atualizações de versões junto com o Windows.
Seu maior problema mesmo vai ser se tiver que usar tecnologias antigas ou proprietárias do C#, como Windows Forms, .NET Framework e aspx, porque elas já foram abandonadas pela Microsoft antes dela passar a dar suporte para Linux.
Outro problema é que o Visual Studio não está disponível para Linux, então você precisa escolher entre o VSCode, MonoDevelop ou o JetBrains Rider como ambiente de desenvolvimento.
Tirando esses porém, você não vai ter problema com o compilador ou a execução de programas recentes escritos em C# dentro do Linux.

2 curtidas

Linux é a melhor plataforma para desenvolvimento no geral. Acho q isso te responde rs.

2 curtidas

Ainda ha esperança do .Net 6,que vai unificar tudo, de ter como usar os WinForms, já que algumas coisas já rodam no .Net 5 (stardand). Por hora, o jeito é usar o Mono para AspNet. O pessoal tá esperando de mais pelo Avalonia (XAML), mas só o tempo nos dirá :sweat_smile:

Eu uso ele nas minhas máquinas, em flatpak (por hora, pois tenho uma licensa educacional, visto que pagar mais de 500 reais pela licença anual que, ao menos, dá direito a uma licença fallback perpetual de uma versão, é complicado). É uma excelente IDE, gosto até mais mais que o Visual Studio (para certas tarefas), pois é menos blotado.

Aqui vai um exemplo do que é possível fazer com o C# (AspNet Core) no Linux de minha autoria: GitHub - JGMelon22/Snacks_Web_MVC_SqlServer: A basic Snack Store MVC project.

2 curtidas

Não necessariamente. Como o @piloto32 falou, existem algumas limitações, tipo mexer com projetos legados que usam WinForms.

2 curtidas

Por isso que falei no “geral”. Já que o Linux suporta uma ampla gama de tecnologia para programação. Agr se for tecnologias direcionadas a um sistema como exemplo uma aplicação que seja 100% direcionada a Windows ou Mac (Não multiplataforma) o mais ideal é usar o mesmo sistema que será alvo da aplicação.

2 curtidas

Ouvi falar que o Rider é muito bom mesmo, mas pelo preço salgado não cheguei a testar ele quando usava C# pra desenvolvimento

1 curtida