Programadores, estudantes e entusiastas criam suas ferramentas high tech com IA. O que você acha disso?

Faz um tempo que tornou-se viral um movimento consistente em criar ferramentas próprias com IA.

Isso varia de estudante do MIT usando Chat GPT para criar guarda-chuvas drone ou cães robôs baratos e vai até entusiastas criando suas Game Engines, navegadores ou IDEs.

Pessoalmente, fico contente com isso. Pois, por exemplo, graças ao imperador Júlio César, hoje temos informação acessível.

César criou o Acta Diurna: o primeiro jornal da humanidade. Basicamente, ele criou os outdoors que vemos nas paradas de ônibus. Contudo, na Roma antiga, a funcionalidade era informar ao povo o que o senado fazia, mantendo transparência com os romanos com grandes placas de argila ou madeira nas ágoras romanas.

Essa ideia de César permitiu acesso a informação e parar mortes de jovens mensageiros que corriam pelas ruas anunciando as notícias, além de reduzir as mortes de senadores por leis boas ou más que fizessem. O que foi irônico pois o senado se revoltou e matou César.

Mas, voltando ao nosso século, contei essa história da faculdade de jornalismo, para explicar que estamos passando por um movimento social novo, mas similar a criação do Acta Diurna.

Antes do Acta Diurna, as notícias de que haveria “pebliscito” ou anúncio de fraude mercantil, demoravam anos pois tinha-se que escrivães escreverem cartas, passar para mensageiros e estes percorrem de cidade a cidade contando as boas-novas. Ou seja, era um trabalho completamente braçal que foi constituindo a profissão de jornalista.

Vejo que a computação chegou nesse ponto. Agora, qualquer um pode ter acesso a informação laboral de criar um software. E creio que, assim como o Acta Diurna deu a luz para profissão de jornalista, a área da computação tende a evoluir para que todos tenham acesso, no entanto, poucos trabalhem nela.

O que você acha? Concorda ou discorda? Deixe seus 2 centavos de opinião.

Na minha humilde opniao, eu nao acho que seja tao simples assim.

Sim, a IA da uma oportunidade maior de pessoas normais criarem suas proprias solucoes, mas eu nao acho que seja realmente possivel ainda, que pessoas normais consigam criar solucoes muito complexas com IA.

Tipo, alguem chega e quer, sei la, criar um To-Do List que rode no navegador, mas ele nao sabe oq, sequer, e JS. Oq pode acontecer eq a IA leve o projeto para um rumo completamente inapropriado para algo simples, sei la, C++ em WASM, e o classico “Usar um canhao para matar uma formiga”, que as vezes acontece, e se a pessoa nao sabe que a volta esta muito grande, a solucao simplesmente nao e eficiente, segura e realmente eficaz.

Por mais que a IA tenha dado um avanco nesse sentido, quem ainda consegue domar a IA para construir coisas complexas, ainda sao nos, devs, que ainda entendem das coisas, e sabem como guiar o processo para obter exelentes resultados.

No meu uso diario, eu sequer uso IA no codigo, mas como um catalisador de ideias. Eu estou desenvolvendo e implementando em C# agora um metodo complexo de produtividade, boa parte da formulacao da ideia foi formada por mim mesmo, mas o aperfeicoamento e e determinacao exata foi assistida por IA, enquanto o codigo eu mesmo crio, com rarissimas intervencoes por IA.

Entao, acho que ainda nao, nao da pra pessoas normais criarem solucoes complexas ou de uso comercial com IA, e talvez ainda estejamos longe disso.

Obrigado por comentar.

Olha, o acesso informacional faz com que a próxima geração gaste menos esforço pra aprender alguma habilidade.

Novamente, voltando ao passado, equação e porcentagem eram coisas de alta classe. Assim como a escrita básica.

Imagina para escrever aqui no fórum do Diolinux, você ter a sorte de nascer na elite para ter o direito a saber escrever?!

Então, do Acta Diurna, até a prensa de Gutemberg, até os jornais em papel, as pessoas foram evoluindo no acesso informacional.

A internet só veio para dar embalo, é como se tivéssemos subido um morro e agora estamos aproveitando a descida.

Sim, concordo plenamente com isso.
Mas a uma diferenca entre saber escrever, e ser um escritor, entre saber fazer calculos, e ser um matematico.
Entao, sim, vai ficar a cada dia mais facil de pessoas criarem suas solucoes pessoais, e quem sabe compartilhar com os amigos e coisas assim, mas como eu disse, fazer isso e simples, e completamente valido, mas criar um produto, real, ainda e coisa pra nos.

Então, é isso que falei no final da análise.

Todos podem tentar ser William Bonner, mas só há um.

acho que é um caminho sem volta e vai ajudar muita gente. basta saber usar de forma adequada. sendo que o “adequada” fica por conta de cada um.

reparei que quando muito requisitada, as IAs ficam bem limitadas,
para uso comercial, liberada para o publico, acho bem improvavel das IAs virarem a Skynet,
mas quando for liberado o PC quantico para o publico…corram para as montanhas!

As QPUs serao q nem uma GPUs mano, elas seram usadas so pra aprimorar o processamento e nao como unidade principal, nao por enquanto ne, quando sairem… se sairem ne, ainda precisam de operar a mais ou menos -273°C, meio que nao da pra ter em casa…

ainda bem que o publico nao consegue chegar em -273°C, ainda
mas em breve isso sera contornado

Agente sempre da um jeito :joy:

Do jeito que as coisas estão caminhando as IAs serão usadas cada vez mais como ferramenta de manipulação e desinformação, e quando o estrago for feito é só culpar as alucinações da IA.
Apesar que uso bastante para uso pessoal acho perigoso especialmente com os mais jovens
Quando o Android 17 vier carregado de IA isso vai mudar como usamos o celular e a primeira coisa que vou fazer é um debload violendo nos aparelhos da familia.

Escrevi um appimage em rust e que funciona sem saber nada de rust,
e alguns scripts de transcode de mkv extraido de blue ray para av1 que reduz um arquivo de 30G para menos de 2G sem perder qualidade com capinha e metadata, tudo usando IA, um problema que percebo é que antes eu procurava em forums e lia muito mas aprendia com tentativa e erro agora a iA cria o script e resolve os erros isso me deixa com preguiça de estudar e aprender de verdade, por outro lado quem já estudou e sabe o que tá fazendo se beneficiará muito a pior parte sera educar os novos programadores para substituir os experientes de hoje no futuro.

Eu estou criando uma linguagem.

A minha primeira linguagem de programação.

No início, pensei em usar para coisas generalistas. Mas decidi fazê-la para reduzir consumos de tokes de IA.

Então usei as teorias de game development e robótica para criar um POO sem classes.

A ideia é construir máquinas de estados simples que cuidam de resolver 50% dos problemas, se não conseguir, passa para a IA.

Fiz umas projeções recentemente.

https://saulo-ferro-maciel.github.io/KAA_LANGUAGE/#/guia/ia

Eu não sou desenvolvedor, não sei criar um arquivo em php ou javascript sozinho, mas consigo ler algumas poucas funções que aprendi praticando. Tenho conseguindo desenvolver softwares e sistemas com agentes de I.A e estamos com um em produção, inclusive.

No entanto, não é tão democrático assim. Eu tenho certo conhecimento de sistemas, banco de dados, API, build, rede e etc.. Mesmo não escrevendo uma linha de código, eu sei como esses sistemas se comunicam e trocam informações pra funcionar em harmonia. Sem esse conhecimento, é praticamente impossível desenvolver qualquer coisa pra botar na web.

Tenho estudado muito sobre cybersegurança ultimamente pra diminuir ao máximo as vulnerabilidades dos apps que temos vendido assinaturas, e é isso que faz a diferença no fim das contas no jogo de quem opera agentes de I.A, entender como todo o ecossistema funciona pra construir algo funcional, escalável e seguro.

O que eu percebo que realmente está acontecendo é uma evolução da automação. Onde apenas tínhamos automação mecânica de processos, agora temos a possibilidade de fazer automação semântica / cognitiva.

Eu quero dar ênfase na questão da automação pois ainda não vejo autonomia real. Projetar sistemas complexos é uma coisa muuuito mais complicada do que parece.

Para começar, muita gente assume que se alguém é muito inteligente logicamente, então saberá tocar um projeto complexo, e isso frequentemente é falso. Os maiores problemas que alguém enfrenta em um projeto real, em uma empresa real, definitivamente não se desenrolam só com lógica, programação, ou capacidade interpretativa de texto, e eu falo isso como engenheiro e chefe de tecnologia.

Muitas pessoas nem sabem se o projeto é viável para começar, nem sabem o que estão querendo projetar, elas próprias não têm contexto para sequer explicar o que deve ser feito para um engenheiro de software. Problemas complexos são literalmente icebergs informacionais, durante toda sua existência, e IA nenhuma resolve isso.

De resto, não me entenda mal, para mim já está claro, deixou de ser hype tecnológico e passou a gerar impacto financeiro real, se você tem bem claro o processo para chegar na solução na sua cabeça, IA se torna um catalizador.

A maioria usa LLM sem metodologia. A conversa vira sopa, comunicação fica vaga e o resultado desanda. Até um país com milhões de pessoas inteligentes vai a lugar nenhum sem planejamento e organização. (Brasil?..)

Você pode resolver, por exemplo, pensando como um engenheiro e um gestor pensam. Engenheiro vê ambiguidade a resolver. Gestor vê recurso escasso a gerenciar. Os dois entendem que conversas confusas sempre vão ser confusas, e que LLM não lê mentes, dentre outras coisas.

A solução é dividir o problema, por exemplo: em vez de um prompt gigante pedindo o commit, você orquestra agentes com responsabilidade única —

• agente principal: lê commit-plan.md, divide o diff e despacha subagentes
    • diff-reader → agrupa mudanças coerentes
    • intent-classifier → define feat/fix/refactor/... por grupo
    • commit-writer → escreve mensagem com motivo + impacto
  • agente principal valida atomicidade e decide se separa commits ou chama revisão humana

conversas separadas, com intenção mais clara, menos coisa para pensar, menos ruído… Mesma prática que POs usam para dividir tarefas em projetos de software.

Pior que é verdade, usei IA para diversas coisas, antes eu vivia em fórums pesquisando e lendo artigos em blogs para poder aprender alguma coisa, e resolver problema principalmente de código de programação era bem difícil, porque eu dependia que algum santo me respondesse no stack overflow, e na maioria das vezes ou era moggado e jogado para a lama ou se quer me respondiam e eu tinha que fazer um milagre para tentar resolver o meu problema. E com a IA é literalmente fazer uma pergunta e obter tudo que você precisa, é uma ferramenta ótima e um quebra galho enorme, apesar dos problemas que ela tem, é uma ferramenta muito poderosa para quem sabe o que está fazendo e sabe direcionar ela corretamente. Mas é como você disse, ela pode ser usada para manipular e induzir muita gente ao erro, então quem vai dominar o futuro de desenvolvimento de software é quem souber usar esses agentes de IA de uma maneira inteligente.