Programador iniciante no Linux ou Windows?

Boa tarde Pessoal. Me chamo Ulisses Jr e estou iniciando um curso de programação. No meu início do curso estou aprendendo lógica de programação com Python. Minha dúvida é: perguntei tanto ao professor do curso qto aos alunos se eu consigo programar no Linux (pois os computadores do curso oferecidos aos alunos todos rodam windows 11). Pra minha surpresa tanto o professor e tanto os colegas de turma opinaram que programar no Windows é muito mais fácil que programar no Linux. Que no Linux existe algumas particularidades que só dificultam o aprendizado (OBS: eu utilizo o VS Code, que tem tanto pra linux como pra Windows). Vi que tinha um post de 2022 falando sobre este assunto mais ele já foi encerrado aqui no diolinux plus. Gostaria de saber só da opiniao de vcs sobre essa dúvida: Linux é realmente muito ruim pra programar (aprender a programar para iniciantes)??? Outra coisa, qdo vejo vagas de emprego para programador por aqui no meu estado (PE) e em outros sempre aparece um requisito a mais de, por exemplo, “o profissional manipular bem Java e Shellscript no Linux”, entendem??? Sempre tem alguma coisa da linguagem de programação junto com algum requisito de aprendizagem do Linux. E eu to gostando do inicio do curso e tb gosto do linux. Será que tenho que voltar pro Windows já que no curso todos só utilizam o sistema da Microsoft??? É isso galera, perdão pelo texto prolixo, mas gostaria de ouvir a opiniao de vcs. Fiquem na paz e ótimo dia.

1 curtida

Olá, bem pessoal sempre tem um pé atras no linux, creio que te falaram isto pelo medo do linux, eu, em python acho mais facil no linux que no windows, pois o python já vem instalado na grade, se não em todas, as distros linux, basta instalar o vscode e programar.

1 curtida

Assim, se você já tem um bom dominio do linux, pode ignorar o professor, e mais ainda seus colegas que sabem provavelmente menos que você sobre programação.

Eu inclusive no 5º semestre de computação só abro windows pra jogar, programar é impossivel, e se estiver programando, é dentro de um WSL no ubuntu.

Windows é um sistema com um pessimo terminal, suporte duvidoso a diversas linguagens, muitos bugs de interface, a falta de um gerenciador de pacotes(bom) é gritante pra mim, péssimo em vários sentidos.

Eu nesses anos nunca tive nada que não fosse possivel fazer no linux, inclusive diversos professores me encorajaram a usar e usam no dia a dia, e em certas materias linux era obrigatório, nem que fosse por vm.

Linux tem tantas vantagens que vai ser até dífícil lembrar todas.

diversas ferramentas que simplesmente não existem ou são piores no windows

• ASDF pra controle de versão
  • gerenciador robusto de pacotes
  • terminal muito superior
  • docker(no windows roda por vm, consumo muito elevado de recursos)
  • termux
  • neovim
  • ls (ls do windows é um lixo)
  • terminal alternativo como fish ou zsh
  • compiladores integrados ao sistema como gcc e python sendo nativamente instalados com toda distro
  • ASDF
  • shell scrip
  • atualizações melhores
  • base estavel (mesmo em sistemas como fedora e arch o linux é mais estavel)

Não entendo quem defende com unhas e dentes programar no windows, pra mim é simplesmente comodismo e falta de vontade de aprender
parece até algo tipo “nunca provei picanha e a vida inteira eu comi coxão duro, então coxão duro é melhor q picanha.”

se vc não estiver programando um app desktop, ele vai rodar em um server. em um linux, usar windows pra programar qualquer coisa do tipo é maluquice.

Segundo Einstein, Newton e Galileu: Depende, Programar em Windows Forms? Desiste, Java, Python, Lua, R e ad infinitum? Linux é bem mais tranquilo, a questão é que o Linux exige que o programador que quer usar o Linux para programar, ser um um programador. Aí as pessoas desistem, mas por exemplo, abre o seu app de terminal no Mint e digita “python”, depois faz a mesma coisa no Windows, vai brincando, faz o mesmo com Java (javac), Lua (luac5.4), gcc (para C e C++), php… descubra você mesmo qual é melhor

Olá freeQ. Muito boa sua explanação. Obg amigo. Mas eu notei isso de cara: todos com quem eu falei no curso rejeitaram o Linux por, no mínimo, acharem Linux difícil. Tenho um conhecimento razoável sobre o Linux e estou no início de lógica de programação. Mas acredito que um bom programador deva saber tb muita coisa sobre Linux, pois Linux está em quase tudo não é verdade? Forte abraço amigo.

Difícil vai ser para eles, que estão acostumados com o Windows, a tirarem suas dúvidas sobre algumas particularidades do sistema operacional. Também você não poderá contar com eles para sanar dúvidas sobre o sistema operacional, e basicamente eles vão responder “por isso que a gente fala pra vc usar o Windows” em vez de “eu não sei como fazer isso no seu sistema operacional”.

Quando a dúvida for sobre Windows, eles vão poder te ajudar.

Sobre programação, o aprendizado independe do sistema operacional. O forte vai ser aprender lógica de programação, é aí que o curso deve focar.

Eu posso dizer que programar em python no linux é mais fácil por já estar disponível por padrão, enquanto no Windows é necessário instalá-lo e seguir alguns rituais para usá-lo. A dificuldade poderá ser em instalar uma versão específica do python, e outras particulares entre os sistemas operacionais como modo de terminação de linha e organização dos diretórios, incluindo o fato da barra invertida no Windows e barra normal no Linux.

Por outro lado entendo o pessoal do curso de programação indicar o windows, pois é a ferramenta que eles estão acostumados. Caso você siga pelo caminho do Linux, enfrentará alguns problemas sem poder contar com eles. Mas poderá contar sim com uma comunidade de pessoas que gostam de Linux e estarão dispostas a ajudá-lo tanto aqui quanto em outros fóruns.

1 curtida