Programador iniciante no Linux ou Windows?

Boa tarde Pessoal. Me chamo Ulisses Jr e estou iniciando um curso de programação. No meu início do curso estou aprendendo lógica de programação com Python. Minha dúvida é: perguntei tanto ao professor do curso qto aos alunos se eu consigo programar no Linux (pois os computadores do curso oferecidos aos alunos todos rodam windows 11). Pra minha surpresa tanto o professor e tanto os colegas de turma opinaram que programar no Windows é muito mais fácil que programar no Linux. Que no Linux existe algumas particularidades que só dificultam o aprendizado (OBS: eu utilizo o VS Code, que tem tanto pra linux como pra Windows). Vi que tinha um post de 2022 falando sobre este assunto mais ele já foi encerrado aqui no diolinux plus. Gostaria de saber só da opiniao de vcs sobre essa dúvida: Linux é realmente muito ruim pra programar (aprender a programar para iniciantes)??? Outra coisa, qdo vejo vagas de emprego para programador por aqui no meu estado (PE) e em outros sempre aparece um requisito a mais de, por exemplo, “o profissional manipular bem Java e Shellscript no Linux”, entendem??? Sempre tem alguma coisa da linguagem de programação junto com algum requisito de aprendizagem do Linux. E eu to gostando do inicio do curso e tb gosto do linux. Será que tenho que voltar pro Windows já que no curso todos só utilizam o sistema da Microsoft??? É isso galera, perdão pelo texto prolixo, mas gostaria de ouvir a opiniao de vcs. Fiquem na paz e ótimo dia.

1 curtida

Olá, bem pessoal sempre tem um pé atras no linux, creio que te falaram isto pelo medo do linux, eu, em python acho mais facil no linux que no windows, pois o python já vem instalado na grade, se não em todas, as distros linux, basta instalar o vscode e programar.

1 curtida

Assim, se você já tem um bom dominio do linux, pode ignorar o professor, e mais ainda seus colegas que sabem provavelmente menos que você sobre programação.