Programa semelhante ao Wordpad do Windows para linux

Alguém sabe de algum programa semelhante ao Wordpad para Linux que seja leve e que tenha ferramentas básicas para editar e escrever textos?

1 Curtida

Pesquise por LibreOffice

1 Curtida

FocusWriter é uma boa alternativa…

1 Curtida

Mousepad é bastante completo e simples

1 Curtida

Obrigado, vou dar uma conferida.

Obrigado! Vou baixar aqui.

1 Curtida

Para ficar claro, você quer um processador de texto leve, é isso? Porque há uma diferença entre processador de texto e editor de texto:

• Editor de texto = Bloco de Notas, Notepad++
  • Processador de texto = WordPad, Microsoft Office Word

A maior diferença é que, com o processador de texto, você pode formatar o texto em negrito, itálico e outras coisas, algo impossível num editor de texto, por mais recursos que tenha o programa.

Como você pediu especificadamente por um programa análogo ao WordPad (algo na categoria de processador de texto), vou assumir que você quer um processador de texto leve.

Primeiro pergunto por que você quer um processador de texto leve? É por que seu computador é demasiadamente modesto e o processador de texto LibreOffice Writer é muito pesado para ele? Se seu computador não for fraco, não vejo por que não usar o LibreOffice Writer.

Se o motivo é realmente por que seu computador não suporta o LibreOffice, mas você precisa de um processador de texto leve e simples, tenho duas sugestões:

1. Words do Calligra Suite: que é relativamente leve
  2. Abiword: que é leve

Mas se você gosta mesmo da simplicidade do Wordpad e quer um clone real, tem o Ted. Mas não sei como está sua disponibilidade no Linux porque estou em outro computador (com Windows XP) agora e não sei como está sua disponibilidade nos repositórios do Ubuntu 18.04. Apesar de eu gostar bastante de processadores de texto simples a la WordPad, só o fato do Ted usar o formato proprietário RTF (que é o usado no WordPad), não me incentivou a sequer instalá-lo.

Agora se você procura por algo cujo foco não é distraí-lo com muitas opções, então sugiro o FocusWriter.

2 Curtidas

AbiWord é uma boa e até é parecido com o Wordpad.

2 Curtidas

Oh! Obrigado mesmo por essa resposta e pelo esclarecimento de “editor de texto” versus “processador de texto”. Na verdade meu computador já é bem datado (4GB RAM, processador AMD Phenom 2 X4 965) mas o motivo é pela simplicidade do Wordpad mesmo. Vou testar essas opções e ver qual gosto mais.

Se você quiser o Wordpad mesmo, o Wine tem o Wordpad dele baseado na versão do Windows, é só digitar wine wordpad no terminal.

1 Curtida

esse ai pra mim e novo.