Alguém sabe de algum programa semelhante ao Wordpad para Linux que seja leve e que tenha ferramentas básicas para editar e escrever textos?
Pesquise por LibreOffice
FocusWriter é uma boa alternativa…
Mousepad é bastante completo e simples
Obrigado, vou dar uma conferida.
Obrigado! Vou baixar aqui.
Para ficar claro, você quer um processador de texto leve, é isso? Porque há uma diferença entre processador de texto e editor de texto:
- Editor de texto = Bloco de Notas, Notepad++
- Processador de texto = WordPad, Microsoft Office Word
A maior diferença é que, com o processador de texto, você pode formatar o texto em negrito, itálico e outras coisas, algo impossível num editor de texto, por mais recursos que tenha o programa.
Como você pediu especificadamente por um programa análogo ao WordPad (algo na categoria de processador de texto), vou assumir que você quer um processador de texto leve.
Primeiro pergunto por que você quer um processador de texto leve? É por que seu computador é demasiadamente modesto e o processador de texto LibreOffice Writer é muito pesado para ele? Se seu computador não for fraco, não vejo por que não usar o LibreOffice Writer.
Se o motivo é realmente por que seu computador não suporta o LibreOffice, mas você precisa de um processador de texto leve e simples, tenho duas sugestões:
- Words do Calligra Suite: que é relativamente leve
- Abiword: que é leve
Mas se você gosta mesmo da simplicidade do Wordpad e quer um clone real, tem o Ted. Mas não sei como está sua disponibilidade no Linux porque estou em outro computador (com Windows XP) agora e não sei como está sua disponibilidade nos repositórios do Ubuntu 18.04. Apesar de eu gostar bastante de processadores de texto simples a la WordPad, só o fato do Ted usar o formato proprietário RTF (que é o usado no WordPad), não me incentivou a sequer instalá-lo.
Agora se você procura por algo cujo foco não é distraí-lo com muitas opções, então sugiro o FocusWriter.
AbiWord é uma boa e até é parecido com o Wordpad.
Oh! Obrigado mesmo por essa resposta e pelo esclarecimento de “editor de texto” versus “processador de texto”. Na verdade meu computador já é bem datado (4GB RAM, processador AMD Phenom 2 X4 965) mas o motivo é pela simplicidade do Wordpad mesmo. Vou testar essas opções e ver qual gosto mais.
Se você quiser o Wordpad mesmo, o Wine tem o Wordpad dele baseado na versão do Windows, é só digitar wine wordpad
no terminal.
esse ai pra mim e novo.