Programa para editar PSD com TEXTO no ubuntu

Olá!

Preciso editar um arquivo em PSD que contém camadas de texto e não consegui com o GIMP, pesquisando eu descobri que realmente o GIMP não consegue editar camadas de Texto em arquivos PSD, conhecem algum programa que possa fazer isso?

Já conheço o site photopea, mas gostaria de um programa instalado, desde já agradeço!

Pode tentar com o PhotoPea para Linux. E caso queira tentar direto online só acessar o site.

Não posso dar certeza que funcionará, mas tenta o Krita.

Compatibilidade total com arquivos PSD é meio complicado, o photopea ainda será a melhor alternativa nesse caso, mas se ter instalado na sua máquina é realmente necessário, acredito que no atual momento não temos uma alternativa para o Linux que realmente resolva.

Uma “solução” possa ser usar o Affinity Photo, a licença dele é vitalicia, porém só está disponível para Windows, MacOS e Ipad. Na minha maquina de produção tenho um dual boot com o Windows e na maioria das vezes uso ele só para editar Mockups com o Affinity Photo. Também é possível “rodar” esses apps do Windows no Linux usando o Winapps ( Rodando Windows dentro do Linux - WinApps KVM+RDP - YouTube ). Eu segui esses passos e rodei aqui na máquina e o que posso dizer é que realmente funciona, porém, consome muitos recursos e o desempenho deixa um pouco a desejar mesmo tendo um hardware mais potente. Rodando na minha máquina ( Affinity run on linux - YouTube), alguns usuários tem tentado rodar o Affinity via Wine, o que melhoraria um pouco o desempenho em relação ao Winapps, mas tem sido bem complicado, já tentei fazer alguns testes aqui ele chegou na tela de instalação mais não funcionou. A minha ideia caso conseguisse rodar o Affinity Photo no Wine era tentar empacotar ele em appimage, ai eu só logava com a minha conta e desfrutava do software com a licença no Linux, vi um canal no YouTube se não me engano era o gamelinux(ou algo assim), fazendo esses scripts de vários jogos e programas, apesar de não concordar com a prática da pirataria, o trabalho com que ele faz para esses programas rodar é algo bem interessante. Espero ter te orientado melhor.

2 curtidas

Tive esse problema na virada de 2015 para 2016 – e eu não tinha só 1 arquivo .psd, mas sim, dezenas de milhares.

Já fazia alguns anos, que eu vinha tentando “montar” um workflow no Linux para substituir todo meu workflow no Windows. – Esse foi um item que não consegui resolver na época.

Optei por simplesmente converter todos os arquivos exclusivamente .psd (dos quais eu não tivesse uma cópia melhor em JPEG ou TIFF) em arquivos JPEG. – Na época, o próprio Photoshop (versão antiga) oferecia uma ferramenta para converter pastas inteiras & respectivas subpastas:

Arquivo >> Automatizar >> Lote

Entendo que isso não é o que você procura – porém foi a melhor opção que encontrei, visando deletar meu Windows para sempre – e eu não conseguia rodar o Photoshop no Wine.

Então, meu interesse era mesmo transformar todos os .psd em JPEG – e depois eu poderia recriar os textos no Gimp. – Só os que eu precisasse, e só na medida em que precisasse.

O “processamento em lote” do Photoshop só era automático se os arquivos .psd não tivessem “camadas” – então, abri cada um deles, e deletei as “camadas”.

Lembrando: – Só fiz isso, com os arquivos, dos quais eu não tivesse outra cópia melhor em JPEG ou TIFF – umas poucas centenas.

Sim, houve uma época longínqua, em que salvei scanneamentos em .psd.

Em outra época, salvei scanneamentos em TIFF – mas estes, podem-se converter facilmente em JPEG (em massa), no próprio Linux.

Mesma coisa… Não deixa editar as camadas de texto

Instalei o Photopea seguinte o tutorial https://sempreupdate.com.br/como-instalar-o-photopea-alternativa-ao-photoshop-no-linux-ubuntu-fedora-debian-opensuse/

E deu certo, ta longe de ser o ideal, mas é o que vou conseguir ter agora.

Obrigado pelas respostas.

@Andrez0s uma pegunta, qual seria a diferença entre usar essa versão flatpak e utilizar o photopea pelo navegador normalmente? Visto que a conexão com a internet é necessária?

Este tópico foi fechado automaticamente. Novas respostas não são mais permitidas.