Basicamente, eu organizei meu pc em alguns diretorios dentro do ~/Documentos para programar, então tenho que entrar nessas pastas para programar:
~/Documentos/Programacao
se eu der um ls, ele me mostra varias pastas, uma para cada linguagem, ent, meu workflow para entrar na pasta de python e criar o arquivo seria:
cd ~/Documentos/Programação/PYTHON && vim programa.py
acho isso meio chato, de ter que ficar entrando nessas pastas pra programar, ent, criei o PROG, que já cria as pastas se eu n tiver e abre o arquivo que eu quiser com o comando:
Uma dica, para essa criação de pastas e acesso a elas. Um caso de uso que você pode pensar se vale a pena implementar, mas eu vejo como algo interessante para abranger mais usuários. Falo da possibilidade de o usuário definir o caminho do seu diretório de trabalho.
Vejo isso como algo que poderia ser contemplado por dois principais motivos, primeiro, em um sistema em inglês, como eu uso, a pasta Documentos na verdade é Documents, e segundo, não necessariamente todos irão ter seu ambiente de trabalho na pasta Documentos. O que você poderia fazer é dar a opção de o usuário informar o diretório desejado, aí com base nesse caminho que o seu programa faria as tarefas.
Claro, há a possibilidade de cada um adaptar para as suas necessidades e você está disponibilizando a base de como fazer, entendo isso, se for o caso. É só uma dica, pode fazer com ela o que quiser. De resto, parabéns pela iniciativa e por disponibilizar seus projetos, vi que você é bem novo (pelo seu canal no YouTube), e é legal que você segue essa ideia.