Professor catador de latinhas cria computador de 22 reais - Fake news?

O que vocês acham desta notícia?

Eu questionei a veracidade e fui altamente criticado no grupo em que postaram.

Pra mim parece mais um projeto de um HUB usb e um app simulador do Windows 98.

O pessoal do calango discutiu muito essa notícia. Do jeito que as coisas estão conectadas, a porta USB estaria em curto, e o led tá sendo ligado por um par de fiozinhos marotos que está passando ali atrás. Provavelmente o computador é outra coisa e o pessoal que fez a reportagem pediu pra ele montar algo que ficasse bacana de aparecer na foto. Não duvido do trabalho dele, torço até pra que seja verdade e que funcione mesmo, pois o pessoal tá precisando, mas isso aí que apareceu na foto é esquisito pacas.

3 Curtidas

Sim, a intenção é a melhor de todas, mas fico triste por saber que talvez isso seja totalmente proposital no sentido de enganar a população com uma notícia boa.

A notícia me chamou a atenção porque faz muito tempo que eu tenho essa mesma vontade de trazer tecnologia onde ainda não está disponível. Eu lembro que fiquei empolgado com as primeiras notícias sobre o raspberry pi ser um computador de apenas 17 dólares, mas quando fui ver quanto custaria em reais, acabei desanimando. No ano passado eu procurei sobre como “criar” um computador do zero e desisti também.

Então quando eu vi essa notícia fiquei intrigado porque o que mostra é um aparelho muito simples e quando eu vi o windows no celular já me veio na cabeça sobre o simulador e que tudo isso só podia ser fraude.

Isso é um HUB USB, caso seja verdade, o G1 aparentemente distorceu completamente a idéia do cara

É enganação mesmo essa reportagem, uma conhecida da área deu todos os detalhes sobre os erros dessa img.

Texto: Gedeane Kenshima

É impressionante como as pessoas caem facilmente em farsas.

Ontem o dia foi de discussão em diversos grupos, como Eletrônica, Arduino Brasil, Raspberry Pi, etc. Um professor de Juazeiro do Norte diz ter feito um computador de R$22,00. Matérias sobre ele pipocam no G1 e outros sites, contando sua história de superação e sucesso como aluno da Universidade de Harvard.

Como a foto mostrada abaixo, não tem nada ligado com coisa nenhuma. Este protoboard não contém um computador usando um celular como tela. O chip (circuito integrado) montado sobre ele tem somente 8 pinos, improvável que ele tenha memória e processamento o suficiente para ser um computador.

O que é mais triste não é a farsa, mas como as pessoas caem nela e defendem o farsante. Comentários como “Ah é inveja, faça melhor” ou “Se fosse gringo não iam criticar” ou “Você tem o nível acadêmico dele?”.

Não é preciso nível acadêmico de Harvard para ver o quanto de coisa errada tem neste circuito. Tem capacitor em curto, tem conector USB desligado e até simulador de Windows 98 para celular. Não precisamos fazer melhor. O que é necessário é que se entenda que não tem como fazer um computador com esse preço com essa montagem eletrônica.

Por essas e outras vemos tantas notícias falsas por aí. Tem quem dê credibilidade sem entender nada e nem pesquisar a veracidade dos fatos…

2 Curtidas

@Natanael.755 Talvez não seja bem uma distorção (não seja intencional), apenas desconhecimento técnico do jornalista.

1 Curtida

Não é fake, ele é da minha cidade, ele na verdade esta emulando o windows 98, a ideia da protobord e os resistores é mais como algo de segurança já que ele esta ligando varias coisas ao aparelho de celular isso é um circuito bem simples que permite fazer isso sem danificar o aparelho, não tem para quer espanto ou dizer que não e verdade é algo simples. Durante minha graduação em Física em fiz varias coisas do tipo.

1 Curtida

Esse esquema daria certo ate com algum tipo de linux usando o AndroNIx mas ficaria pesado em relação ao Windows 98.

1 Curtida

Ele ja foi ate catador de latinha mas estudou e batalho fez graduação e também uma pós graduação em Harvard.

1 Curtida

Então é fake ue, o texto doz que ele criou o computador e não um emulador (o que não faz muito sentido do lado software já que essa camada adicionaria um overhead desnecessário no Android)

Beleza, onde temos o processador rodando ai? Aguentar o win 98 sem precisar de cooler e rodar em uma frequência que ele não fique mais lerdo que uma carroça? E como o software (windows) suporta uma suposta arquitetura modificada? E o clock que deveria estar conectado a esse chip preto? Farsa atrás de farsa.

Edit: Aposto que esse chip é algo simples como um AND e ta aí só de enfeite.

Edit2: Tem o emulador de win98 na playstore.

não precisa nem perder tempo olhando o que ta em curto ou não.

1 Curtida