As empresas chinesas estão cara vez mais presente junto ao público! Primeiro veio as fabricantes de smartphones e conquistaram o mundo! Depois veio o Tiktok e já começa a arranhar de leve o império das “Organizações Facebook”. E ainda tem o aliexpress e os jogos mobile da tencent. Os produtos chineses estão se tornando cada vez mais comum. Só em alguns segmentos em que os chineses estão muito atrás como buscadores web(Baidu), sistemas operacionais para desktop(Deepin) e suítes de escritório(WPS). Será que em algum momento no futuro a china também dominará esses segmentos??
Se me fizessem essa pergunta a 20 anos atrás eu provavelmente diria que não!! Mas hoje já tenho minhas dúvidas!
Roma já foi a capital do mundo.
Portugueses e espanhóis já dividiram o mundo metade pra cada.
Londres já foi o pólo industrial do mundo.
Hoje todas as decisões mundiais passam pelo aval de Wall Street.
Prever o futuro para descobrir qual será a próxima hegemonia (ou mesmo se finalmente os países vão parar de interferir uns nos outros) é jogar dados. Mas a história e a filosofia ensinam que nenhum império dura para sempre, embora nossa percepção em escala de tempo limitada nos faça acreditar que nada vai mudar, até que muda.
A vida é desse jeito e a gente toma pancada toda vez, mas teima em não aprender. A gente mora com os pais, até que vai para uma faculdade noutra cidade e de repente tudo mudou. Daí consegue um trabalho e outra pancada. Vem um filho e muda todo planejamento de futuro. Alguém importante para nós morre e de repente estamos “sozinhos” no mundo de novo. Um ensinamento budista diz que a gente não deve se prender a nada que possa mudar, pois quando mudar (e vai mudar) entraremos em sofrimento.
Debater sobre esses assuntos que estão fora do nosso controle é parte da vida, é como alimento para a mente e imaginação. E se a gente pensar no que está realmente sob nosso controle, é muito pouco ou quase nada. É praticamente apenas o instante do agora, onde vc decide apenas se vai digitar um texto ou outro. O ser humano acaba vivendo grande parte da sua vida sem viver, mas voltando a um passado que não muda ou imaginando um futuro que não depende dele…
Não tô querendo prever o futuro!! Mas só notei a mudanças que pouco a pouco tão surgindo! Onde cada vez mais as empresas chinesas tem conquistado o mundo! Não tô falando do futuro e sim do agora! Produtos chineses tem tomado cada vez mais o espaço dos produtos americanos!
Office (Microsoft domina com punho de ferro esse mercado!)
Buscas (Dominado de ponta a ponta pelo Google)
Streming de Vídeo (Netflix e Amazon dominam)
Navegadores (Dominado pelo Chrome)
SO para desktops (Dominado pelo Windows que mal da sinal de queda!)
Esses mercados que falei realmente os chineses nunca vão dominar!
Muito atrás mais ou menos (falo em relação aos casos citados por você). Baidu de fato não ganhou o mundo e será difícil depois da imagem que ficou em países como Brasil, mas, na própria China ele é soberano. Deepin nos últimos anos foi um dos sistemas que mais trouxe usuários ao Linux o que por sua vez leva ao WPS que é o padrão nesse sistema operacional. Muita gente que nunca quis se arriscar em Linux só o fez pela beleza e amistosidade do Deepin. Digite “Deepin” no YouTube ou no Google e veja as impressões dos “usuários comuns”.
Iria comentar a mesma coisa, em “Humanas” essa é uma máxima, nenhum império é eterno. Só que sua resposta foi além de tudo que eu imaginei que alguém responderia. Essa é uma mensagem para se levar para a vida. Se pudesse curtiria sua resposta umas 100 vezes.
Acho que tais serviços podem se configurar como boas alternativas ao que temos atualmente como “padrão”.
Não consigo ver problema na melhora e aumento da participação dos produtos chineses no mundo em geral. São produtos e serviços capazes e nos entregar ótimo funcionamento e atenderem plenamente nossas demandas.
Dominar? não, até duvido muito, alguns tem seu momentos e não vejo a china indo muito longe. Nem sequer considero software chineses alternativas de alguma coisa (opinião pessoal).
Tiago respeito sua opinião(e concordo parcialmente com ela)! Mas não estamos tratando necessariamente de opinião! E sim de fatos! Muitos produtos chineses tem conquistado o mercado. Tiktok, Deepin, Interfaces para Android(Eu não gosto, mas tem muita gente que gosta da MIUI) e etc.