Produtividade: sons de notificação personalizados

Resumo

Selecione toques personalizados para pessoas especiais ou que tem prioridade na sua comunicação, assim já sabe se é uma notificação importante antes de pegar o celular e possivelmente perder o foco com outras notificações de redes sociais.

História completa

Trabalhei uma época numa empresa onde havia comunicação por rádios. Cada rádio tocava um pequeno código e então liberava o canal de voz, e ao final da transmissão tocava novamente o código. Era muito bacana porque a melodia é facilmente identificável, não precisando ouvir a voz da pessoa para saber que é de quem você está se comunicando.

Ontem fiquei encucado com isso e resolvi colocar em prática para as notificações do Whatsapp. A ideia são toques tonais simples no mesmo estilo dos bipes dos computadores mais antigos (os novos nem vem mais com o alto falante). Mês passado mexi em algo parecido que eram essas melodias pro GRUB, e tem um site que dá para testar a melodia. Então fica mais fácil criar esses tons.

No Whatsapp, clicando no contato, e indo em “Notificações”, é possível definir um toque personalizado.

Para criar o toque personalizado, usei o kWave (programa para gravar áudio e com funções simples de edição, da suíte do KDE Plasma). Com ele é possível gravar “o que você escuta” (de preferência mono), tocar no site, cortar o áudio, normalizar (aumentar o volume) e salvá-lo como ‘.wav’. Copie para celular e selecione esse arquivo para notificação personalizada.

Sobre as melodias, dá para fazer especificando a frequência e duração das notas. Dá para escolher qualquer frequência, mas resolvi ficar no padrão de escala pentatônica maior que é agradável ao ouvido e dá para fazer qualquer coisa aleatória e ainda sim fica bonito (além de pitacos no mundo tech também sou violonista). Manter-se entre 300 e 1000 Hz também é bom, pois é uma boa faixa de frequência do alto falante do celular e da audição humana.

Abaixo uma tabela para facilitar vocês (e eu também no futuro) para criar seus tons:

Nota Frequência (Hz)
Mi (E4) 330
Sol (G4) 392
Lá (A4) 440
Dó (C5) 523
Ré (D5) 587
Mi (E5) 659
Sol (G5) 784
Lá (A5) 880
Dó (C6) 1046

No site do grub-tune-tester tem a dica para criar a “expressão sonora”. Traduzindo aqui:

O GRUB_INIT_TUNE usa o seguinte formato:

tempo freq duração [freq duração freq duração...]

Onde:
tempo: Tempo base para todas as durações de notas, como batidas por minuto. 60 significa notas de 1 segundo. 120 significa notas de 0,5 s, etc.
freq: A primeira parte de uma nota. Indica sua frequência em hertz. 262 é um dó central. 0 significa silêncio.
duração: A segunda parte de uma nota. Indica sua duração medida em compassos. Com um tempo de 60, 1 significa uma nota de um segundo, 2 significa uma nota de dois segundos.

Procurando pela net facilmente se acham várias melodias, mas fica mais fácil criar melodias aleatórias do que procurar por “ringtones” em sites cheios de propagandas trojans e afins…

Dois que eu criei para servir de exemplo:

• 640 523 1 659 1 0 1 523 1 587 1
  • 640 523 1 587 1 659 1 0 1 523 1
4 curtidas

Poxa, que legal isso! Já tenho vários toques personalizados, mas gostei dessa sua ideia. Vou ver crio alguma coisa. Valeu! :grinning:

Esse é um dos meus passa tempos favoritos, já que tenho um studio em casa eu faço isso direto, no teclado o timbre de voz que uso sempre é o “Lead” parecidos com aqueles do nintendinho pois a sonorização dele é bem alta, muito melhor do que usar os “samples” de instrumentos reais pois o som é mais baixo.

2 curtidas

Seria legal mostrando isso na pratica usando o Linux.

Ex: vídeo

1 curtida