TL;DR: Fuja do Gnome, que é um gastão de CPU e RAM. KDE Plasma? Talvez. XFCE/MATE e LxQT? Com certeza. Quer algo mais leve? Window Manager. E a distro? Mint, Debian, Lubuntu, Xubuntu ou Ubuntu MATE.
Olá! Seja bem-vindo. Para essa configuração, uma dica: Fuja de Distros com o Ambiente Gnome (tal como o Ubuntu). Ele vai ser pesado para essa configuração, principalmente para a CPU.
Você pode até optar pelo KDE Plasma, que aparentemente é bem otimizado, e ele é um ambiente bem completo em termos de funcionalidades, mas com certeza distribuições que usam o MATE, XFCE ou o LxQT possam rodar bem nesse computador.
Se você quer algo mais fácil de usar, pode optar pelo Mint (XFCE/MATE). Se quer alguma coisa, onde você vai ter mais trabalho, mas terá um ambiente leve, pode optar pelo Debian, onde você pode fazer uma instalação mínima sem Ambiente Gráfico e de lá instalar os componentes que você quer. Um meio termo, pode ser o Ubuntu MATE (MATE), o Xubuntu (XFCE) ou o Lubuntu (LxQT).
E se você quer algo ainda mais leve, aí terá que ir para o terreno dos Window Managers, como o Sway, Openbox e outros. Você vai ter um ambiente mais leve, mas os Window Managers dão mais trabalho para configurar.