Procura de linux firewall com gui

estou procurando um firewall com gui para usar no linux.
tem os parecidos com o PFsense, mas ele é usado para server, com SO exclusivo e tudo mais.
quero um para usuário final, com SO desktop como o Mint.
fazendo uma breve pesquisa encontrei o Postmaster, a gui é intuitiva e funciona, mas quero testar outras gui.

em “Windows” uso o GlassWire, tbm é bem intuitivo, com as opções de “allow” e “block”.
não vale somente comando como o IPTables…

então a duvida, quais opções tenho?

2 curtidas

No KDE Plasma, o ufw tem opção para configuração nas “Configurações do sistema”, desde que o módulo correspondente a ele tenha sido instalado.

4 curtidas

Gufw.
apt install gufw
Graphical Uncomplicated Firewall

2 curtidas

testei esse Gufw, mas tem que adicionar manualmente o que permite ou bloqueia,
queria algo que mostra as conexôes ativas, se o dado esta entrando ou saindo, essas coisas.
por enquanto o Postmaster mostra essas opções.

outro programa que somente mostra é o Sniffet, aparentemente não tem escolha das conexôes.

1 curtida

É porque o GNU/Linux é projetado, desenhado, objetivado, para ser semelhante ao Unix, e a filosofia do Unix é que um programa deve fazer apenas uma coisa mas que deve fazer bem, e que cada programa deve completar 1 ao outro, ou seja, este é o objetivo do sistema mesmo, é o Sniffert fazer a função dele bem e ser complementado pelo firewalls que não terão a funcionalidade dele, pode ter programa que não segue esta filosofia, mas o objetivo por de traz do Unix-like é este.
Moral da historia, vc quer uma coisa que o GNU/Linux não se propoi a ser.

após alguns testes ficarei com o Portmaster mesmo,
como o @aguamole comentou, o Linux possui um conceito e busco outro…

lembrando que o Portmaster funciona em DEBIAN (.deb) e Fedora (.rpm)

instalei usando o gnome-software.

Isso, o GNU/Linux tem a filosofia de cada programa cuidar de uma parte da tarefa em conjunto com outros para complementar as funcionalidades, é a mesma filosofia dos sistemas Unix.

Sou usuário de Unix/Linux desde 1998, e mesmo e isso que você comentou se aplicava na are do terminal, em que os sistemas eram construídos dentro das limitações de hardware da época, hoje isso não é mais valido, principalmente pelo que ele está medindo.. uma interface gráfica que monitores as conexões e por ali mesmo ele pode tomar uma ação… Esses tipos de aplicações hoje em dia não faz falta em servidores com console, mas em Desktops faz para muitos usuários, como um monte coisas que ainda não tem.

1 curtida