Está tudo muito ainda no início, mas, andei lendo que os chineses querem viabilizar esses processadores para garantirem sua soberania tecnológica como alternativas à Intel e AMD, alguém sabe se já há alguma iniciativa no sentido de serem suportados pelo kernel Linux?
Tenho visto muito burburinho sobre essa questão de chips chineses, mas eles estão tendo uma certa dificuldade em fazer algo relativamente novo e diferente. Vejo esses novos processadores como mais do mesmo. Afinal é público e notório que a China não tem conseguido “dominar” a fabricação de chips.
Esses dois que ela lançou mais parecem uma versão chinesa com nome diferente do “mesmo padrão” de chips já existentes.
Logo, partindo deste princípio e conectando-o ao fato de que a China vem desenvolvendo um sistema operacional Linux para chamar de seu, que hoje é o Deeeping Linux. Pode-se dizer, ou até mesmo afirmar, que estes dois processadores sejam capazes de rodar o Deeping, ou seja Linux. Já Windows creio que não. Deve ser o mesmo que ocorre coim aquele Kit AMD que, inicialmente, foi projetado para rings de mineração. Mas os chineses descobriram que aquilo é um “PS5 capado”. Que com o Bazzite ou Cachy OS vira um poderoso “All In One” compacto. Mas que não roda Windows nem outros SOs. Pelo menos até onde se tem conhecimento.
Processador com arquitetura x86 deve rodar quase todos os sistemas operacionais recentes. A dúvida fica com relação ao conjunto de instruções suportados, pois algumas distribuições já estão liberando binários otimizados para processadores modernos (tipo de 2016 pra frente). Eu diria que as chances são grandes de conseguir rodar distribuições estáveis.
Se você tá falando da placa que estou pensando. Teve um Youtuber que rodou Windows 11 nela. Funcionou normal e até pegou driver. Mas ficou melhor com Linux.
Andei pesquisando mais profundamente sobre o tema, traduzindo artigos e usando inteligência artificial e parece que eles realmente tem total compatibilidade com Linux, possivelmente rodando melhor em Linux do que Windows.
E lembrando que eles também estão investindo no desenvolvimento de placas de vídeo próprias como Lisuan, More Threads e Biren: