Processador x Placa de vídeo (avançado)

Como saber qual dos dois se casa com o outro na prática antes de adquiri para sua máquina ?
Fala galerinha diolinux, se liga no peppermint!!!
Galera, o tópico pode parecer um pouco complexo para alguns aqui, vamos lá.

Alguns programas necessitam de alguns patch do processador para funcionar como por exemplo os emuladores “RPCS3” e o “DuckStation”

O duckstation precisa do SSE4.1 do processador para funcionar se não, sem chance.
O RPCS3 precisa do AVX2 do processador que no meu caso só tenho o AVX1 funciona mas com algumas retenções. Mas a placa de vídeo realmente precisa desses patch do processador para funcionar, apesar que ela trabalha independentemente ela não pode fazer tudo sozinha, um depende do outro.

Nota: A cerveja precisa do copo e o copo precisa da mesa.

Nas placas de vídeo isso não é diferente, para ela casar com o processador ele teria que estar a altura dela como por exemplo o FX 8350 que até o momento se deu bem na RX 580 e a Nvidia GTX 1060/1660 SUPER

Apesar que este processador é DDR3 1866 PCIex 2.0 e as placas mencionadas são GDDRX PCIex 3.0 o que pode talvez ter gargalo mas se for acima de 1080p que é uma resolução generosa.
A minha RX 6500XT requer um processador ryzen 5600x para tirar o máximo de proveito dela mas será que esse processador é o único ?

Agora eu pergunto a vocês…
Tanto processador como placa de vídeo, existe algum documento que especifica quais processadores recomendados vai para aquela placa de vídeo ou o mesmo para processadores ?

Grato a todos e feliz ano novo a todos os “Peppermints” aqui no diolinux.

2 curtidas

Boa noite!

É interessante saber sobre cada detalhe que faz o computador funcionar, mas eu sinceramente não sei sobre todos. É que na maioria das vezes, algo que foi feito recentemente e não há 10+ anos funciona normalmente com práticamente tudo que é software hoje em dia, a ponto de que eu não preciso muito pensar. Há muita diferença entre um Intel Dual Core E5200 antigasso e um Ryzen 5 5600 que, apesar de não ser o mais recente atual (AMD já está no AM5, e o 5600 nem é o topo de linha da AM4) é muito diferente desse primeiro. Há uma diferença de suporte nas instruções que o processador consegue entender, mas há uma quantidade absurda de anos de diferença entre o release dos dois hardwares. É incomparavel.

Sendo, assim, como eu faço pra saber que hardware acompanha o que hoje em dia?

Bem, vou explicar como se eu fosse montar um computador.

Aparentemente, levando em conta dinheiro e realidade, tanto financeira como de hardware disponível no mercado, me faz mais sentido comprar um computador ou montar ele com um processador AMD da geração 4, ou seja, socket AM4. O AM5 vai ter mais longevidade? Vai, claro que sim. Mas está muito salgado o preço de entrada, e eu acho ainda muito confuso as novas nomenclaturas comparado com o AM4. Então é algo que eu prefiro não mexer, entende? Até ter mais informações sobre. O AM4 serve bem; não é por que lançou o AM5 que pronto, seu computador está obsoleto, tem que jogar fora que e comprar outro. Graças a Deus não precisamos dessa mentalidade de fabricante que só quer saber de vender, somos usuários, precisamos saber comprar.

Assim sendo, vamos de AM4. Qual o próximo passo? Definir o que eu quero em termos de performance. Se eu quero o máximo de barato possível, eu provavelmente terei de usar uma placa de vídeo integrada, e sacrificar performance em vários pontos, e sacrificar longevidade, e praticamente me obrigar a fazer um upgrade futuro. Os chips com o final G da AMD tem uma placa de vídeo integrada que é até relativamente boa pra jogar no mínimo de tudo alguns jogos, mas você vai perder longevidade por que ele não dá suporte a PCIE Gen. 4.0, algo que pode deixar seu sistema mais lerdo tanto no armazenamento como na performance da placa. Então ai vai mais um dado, precisamos de uma placa que tenha suporte a PCIE Geração 4.0, para poder extrair mais das placas e dos NVMEs. Se comprar um processador G com uma placa que não só dá suporte até o Gen. 3.0, pronto, aí o próximo upgrade vai ter que ser ou pra AM5 ou pra um AM4 parrudo (Ryzen 7 5800/5700 X3D), e se você escolher AM4, a única coisa que vai levar do setup antigo vão ser as memórias, e talvez a fonte se você escolheu uma que aguente o 5700 X3D…

Então recapitulando, precisamos de um processador Ryzen pro socket AM4 sem ser com placa integrada (G no final do número do processador), uma placa mãe que suporte PCIe Gen. 4.0, e depois precisamos definir uma quantidade de memória. Seria bom comprar uma memória que alcance os 3200 MHz de velocidade, e que tenha uma latência baixa, chamada de CL. CL 16 é um bom número, acredito que não há necessidade de ser melhor que isso (quanto menor melhor). Os processadores Ryzen trabalham melhor com memórias de latência menor, e se possível em dual channel, logo compre duas memória de 8GB pra 16GB no total, ou duas de 16GB pra ter 32GB no total, e assim vai. No meu caso, eu escolhi o processador Ryzen 5 5600, com 32GB de RAM, em uma placa que dá suporte ao PCIe Gen. 4.0 em x16 (que é o tanto de lanes que a placa de vídeo usa), e uma RX 6600 que consegue aproveitar das capacidades dessa máquina (peguei AMD por que só uso Linux, e não necessito absolutamente do codec da nvidia pra streaming).

O restante é escolher um tipo de armazenamento, o tamanho dele, e uma fonte que aguente tudo isso e o case. Dessa forma, tudo irá funcionar bem.

Respondendo um pouco melhor a pergunta do tópico, ao menos tentando, eu uso uma ferramenta na internet onde consigo ver se algum processador irá dar gargalo em uma determinada placa de vídeo, e procuro ver pra que resolução é a placa. Por exemplo, a RX 6600 é uma placa que é colocada pra rodar tudo a 1080p, possívelmente nas configurações máximas de uma boa parte de jogos, em até 60 FPS. No caso das RX, o segundo número indica a qualidade da placa em termos de performance, então uma 6700 tem mais performance que uma 6600. É parecido com a diferença entre uma 3060 e uma 3070, por assim dizer. Então, eu procuro combinar a potência esperada da placa com um processador que aguente empurrá-la. Não rola colocar um processador extremamente de entrada com uma placa que seja muito superior, em uma mobo simples. É necessário upar o processador nesse caso. Atualmente, o 5600 vai combinar com quase tudo até a 6800 XT, se eu não me engano, mas vai ser necessário aumentar a resolução, por que ao fazer isso você consegue mudar o bottleneck de lugar, dando mais trabalho pra um dos componentes, e “suavizando” por consequência para o outro. Aí eles acabam por trabalhar juntos, novamente.

Eu não sei se há um site em específico que mostre tudo isso fora esse do bottlenecker sobre o qual eu falei, mas eu procuro aprender sobre a qualidade de ambas CPU e GPU na internet através de pesquisas, e aí vou tendo uma ideia de como trabalhar com elas e do que escolher. Tem bastante material no youtube que me ajuda a formar esse conhecimento.

PS: Feliz Ano Novo!

1 curtida

A regra geral é manter os dois componentes com data de lançamento próximas. O segundo parâmetro é a velocidade do pci-express. Se a placa de vídeo é pci-e 4, vai ter alguma restrição ao usar em pci express 3.

Dentro desses parâmetros ainda tem vários outros pois há processadores e placas de vídeo da mesma época que são 10x mais potentes que outros da mesma época. Se o objetivo for jogar, o ideal é gastar um pouco mais na placa de vídeo do que processador. Mas se for um computador de programação, já compensa ter um processador mais potente.

3 curtidas

Não tem.

Na dúvida para facilitar, APUs performam menos com GPUs dedicadas, mesmo desativando na BIOS, então opte sempre por uma CPU.

Agora, isso de “qual processador vai casar melhor com minha placa X?” é algo que só testando, e ainda bem que existe o YouTube. Sem dizer que depende também do que você vai rodar nele e em qual configuração.

Ah! E 32GB (ou mais) de RAM é o ideal para esse cenário. 16GB pode dar gargalo, serve apenas se for a APU.

Acho que assim você vai conseguir extrair o máximo desempenho do hardware.

1 curtida

No meu caso, a minha 6500XT é mais avançada que todo o meu PC junto.

É então…,

Esse FX8350 foi top no seu tempo, mas talvez seja a hora de arranjar outra utilidade para ele ou vendê-lo.

Caberia aí com essa placa no mínimo um R5 5600, ou você já migra duma vez para AM5 já que vai trocar o kit :person_shrugging: 6 núcleos no mínimo, mas o ideal é 8.

6/12 me atende bem, mas se eu pudesse partir prum 8/16, eu iria tranquilamente, ainda mais se tivesse vindo de um FX como é o caso do @Rimana21 .

Eu pretendo montar um PC do zero aproveitando somente a placa de vídeo para o novo. Agora sobre vender não venderei, vou dar meu fx8350 para a minha guerreira GT 710 de 1600mhz raríssimos e usá-la como segundo PC

2 curtidas

Dá pra fazer um pc de retrogaming :man_shrugging:

Mas se puder fazer um upgrade na plaquinha também, mande logo uma 7600 rs <3

2 curtidas

Gargalo é bem relativo, tudo depende do alvo que quer atingir. Eu diria que esse teu FX ainda dá um caldo, mas tem o IPC bem fraquinho pros tempos atuais. Ele fica ali mais ou menos junto com os Intel de primeira e segunda geração, um pouco inferior. Então estamos falando de performance single core de 2010. Pra emulação pesada e jogos atuais ele vai sofrer (Switch, PS3, X360 etc). Pra jogos da era do PS4 pra baixo ele ainda dá um caldo, não chega nos 60fps em tudo mas é bem jogável.

Por exemplo, você citou emulação. De regra, emulação ganha o processador que tiver o IPC (instruções por núcleo, basicamente performance single core mais forte) mais alto, não importa tanto uma GPU ■■■■ (só se quiser jogar jogos de xbox360 ou ps3 com upscale pra 4k ou algo assim, mas até um GPU básica dá conta.). Pra você ter ideia, eu consigo emular muita coisa em 4K com uma humilde RX6600. Até minha RX550 da minha workstation emula quase tudo em 1080p, o que empurra mais é o processador.

Agora, se o foco é jogar com gráficos altos, resolução alta etc, o peso vai pra GPU. Então vamos supor que você não faça muita questão de jogar acima dos 60fps, um processador equivalente aos dos consoles atuais (um Ryzen 3600 de desktop com overclock já é mais rápido) já empurraria praticamente tudo a 60fps. Ai dizemos que você tá GPU bound, pois o limitador é a placa de vídeo e não o processador.

Mas veja que gargalo não é necessariamente ruim, vai do gosto da pessoa. Pra que vou investir num ryzen 9 7900X3D que faz até café se vou jogar a 60fps? Compensa mais economizar no processador e pegar uma placa de vídeo melhor.

Agora, caso você queira emular ou jogar em taxas muito altas de FPS, aí sim o processador vai fazer diferença, pois mesmo se você tiver uma placa de vídeo pica das galaxias e baixar os gráficos tudo pro baixo 720p o limitador é o processador, no exemplo acima ele toca até 60fps então não importa a configuração gráfica que você faça vai cravar nos 60fps. Se colocar um processador mais forte na jogada ele empurra mais FPS, alcançando aí os 240, 300, para monitores com taxas de atualização maiores, por exemplo.

Ou, vamos supor que tenha um processador 4/4 atual com IPC altíssimo e comparamos com meu Ryzen 1700 de 2017 com IPC medíocre. O processador atual 4/4 vai se sair melhor em emuladores mesmo o meu 1700 tendo 16 threads, porque a performance por núcleo é muito superior. Isso já não se aplica tanto a jogos AAA mais atuais, já que o que dita, mais ou menos, como os jogos vão rodar no PC, são os consoles atuais. PS5 e Xbox tem um processador equivalente a um Ryzen 7 3700 com um clock um pouco mais baixo (equivale mais ou menos a um 3600 de desktop) e uma GPU mais ou menos entre a RX5700 e a RX5700XT. Fazendo uma aproximação grosseira, claro, já que os consoles contam com otimização e memória unificada, mas podemos mirar nisso. Então necessariamente vamos precisar de pelo menos um processador com 6/12, já que os consoles são todos 8/16.

Não sei se ficou muito clara minha explicação hehe, mas acho que deu pra ter uma noção. Claro que to falando especificamente de processador e GPU, mas muitas outras coisas podem entrar aí no meio. Por exemplo: timing e freq de memória, versão do PCI Ex (tem placa com 8 lanes PCI Ex 4, se você colocar numa MoBo 3.0 vai ficar 8x 3.0, o que dá uma reduzida boa na performance), gargalo de armazenamento, resizeable bar, quantidade de VRAM, etc etc etc. São muitas variáveis que influenciam.

TL;DR: DEPENDE. Quer FPS alto? Emulador? Investe em processador pica com GPU pica. 60 tá bão? Investe mais na placa de vídeo e pega um processador “menos bão”. Verifica a compatibilidade das versões PCI Ex (3, 4 etc). Não pega kit muito antigo pra colocar com GPU atual, vai dar dor de cabeça. É isso aí.

2 curtidas

Bom primeiramente quase nem tenho tempo de jogar no PC por causa do trabalho e apesar que esse mês comprei muitos jogos na steam promoção de fim de ano e quando tenho tempo é mais para ouvir música, filmes e ficar aqui no “diolunux” tentando convencer a galera teimosa do qual bão é o peppermint kkk

Eu nunca fui muito de gráficos perfeitos, se meu hardware me dê pelo menos um gráfico médio ou High personalizado sem perder FPS tá ótimo.
Sobre o gargalo eu sinceramente não sei o que significa pois uso sempre o v-sync na minha placa de vídeo limitando os 60FPS cravados sem queda.
Já aconteceu um debate na rede falando sobre isso de deixar o v-sync desativado e ganhar absurdos fps quase impossíveis de se jogar sobrecarregando o hardware da máquina e por aí vai mas isso não conta nesse tópico, se conta tudo bem então.
Tirando o Cyberpunk 2077 que na minha máquina roda no médium e o Elden Ring, o resto roda de boa (gíria paulistana).

Na minha distro utilizo mais emulação do que jogos nativos.
As fabricantes de placa-mãe quando lança uma nova mobo sempre tem especificações para certos processadores e placas de vídeo no entanto não é o que acontece com esses dois últimos componentes fazendo o usuário a se arriscar sem saber se está ou não fazendo um bom negócio.
Estou ciente que minha configuração é antiga porém não obsoleta, ela ainda dá pra fazer muita coisa sabendo fazer as configurações certas, o linux tá aí pra ajudar.

Realmente, não é qualquer placa de vídeo que emula o jogo “Black” do ps2 com perfeição, somente as RX/GTX/RTX e ainda faltou mencionar o jogo “The King of Fighters 2006” que é lindo aquele gráfico.

Olha eu não acho q o rpcs3 necessariamente precise do avx2 não. Acredito que ele pode rodar sem porem de forma mais lento. O Duckstation eu já executei hardware fraco (Intel N3010) então eu diria que qualquer processador decente suporta.

Não que eu me importo mas porque tu curte tanto o peppermint? É muito aleatório kkk. Algum motivo especial? Foi sua primeira distro?

Boa noite rapaz, um bom ano novo pra ti.
Exceto o “Athlon 2 x2 245” por não possui o “SSE4.1”
Eu digo isso pois meu vizinho tem esse processador, como o PC dele é antigo eu vou dá de presente pra ele um FX4100 pelo menos para ele jogar os novos emuladores de PS2 como a nova versão do “PCSX2”

Minha primeira distro foi o LM, depois Ubuntu e por fim o “Peppermint” que me surpreendeu demais. Sistema totalmente manual, nada de automático e roda tudo e faz coisas que até o “Linus Torvalds” duvida, um amor de sistema se tornando um prodígio do debian em XFCE e te digo mais… só uso emulação pesada no sistema e roda como se nem sentisse cócegas.

Eu sei que as outras distros fazem isso mas esse… é diferente.

1 curtida

Bom dia galerinha, vou reforçar um pouco o tópico aqui.
Sei que muitos aqui ainda estão em dúvida em relação da escolha entre processador e placa de vídeo, pelo pouco conhecimento que tenho vou tentar dizer na minha opinião e com a ajuda de outros usuários.

Os processadores da linha FX já descontinuados da AMD a partir do 6300 ao 8370e os recomendados de desempenho máximo segundo as informações externas são: R7 260x, 9800GT/X, RX 570, GTX 1080/1650/1660 SUPER usando o Turbo Booster da CPU embora que algumas citadas aqui possuem PCIex 3.0 que cujo desempenho mínimo de diferença varia entre 3 e 4 FPS em 1080p comparando o PCIex 2.0 ao 3.0

As placas de vídeo atuais da AMD que são: RX7900 XT/X requer processadores de desempenho máximo:
Ryzen 9 7900X
RX 6500 XT requer Ryzen 5600
RX 7600 requer Intel i5 10400f ou 11400f ou Ryzen 5600
RX 6600 requer Intel i5-10400F ou i5-11400F ou Ryzen 5500/5600
Essas são informações básicas de quem possui processadores ou placas de vídeo equivalente a essas informações saberão como tirar proveito máximo de seu PC

Placa de vídeo da Nvidia:
RTX 4090 requer Ryzen 7 7800X3D ou Intel Core i5-12600K
RTX 3050 requer i5 12400F ou Ryzen 5600
RTX 2060 requer Ryzen 3600 ou i5 9400F/i3 10100
GTX 1660 SUPER requer Ryzen 5 5500/5600 ou i7-6700K/7700K

Bom é isso galera, deu pra vê que o Ryzen 3600 ao 5500/5600 já dá um resultado bem satisfatório, o mesmo vale nos Intel i5

Quem puder atribuir mais informações será de grande ajuda para futuros usuários que querem montar seus PCs
Fontes: Clube do hardware, Adrenaline, PeppermintOS Community, Viva o Linux

Um bom final de semana a todos.

Agora falando sério kkkk
Essa distro já passou por base do Ubuntu, Xubuntu, Lubuntu e Linux mint, se estacionou no debian. Daqui a pouco kkk ela vai ser desenvolvida a base do manjaro deixando muitas raposas aqui bravas kkk
Peço desculpas mas é uma possibilidade kkk

1 curtida

Eu acho que isso foi um ataque pessoal a minha pessoa (sic)

Foi somente um brincadeira rapaz, a distro se estacionou no debian apesar que aqui no fórum existe mais de 200 raposas que “usam” distros baseado no manjaro que também é baseado no arch.

1 curtida

Também estou brincando rs

Mais de 200 raposas que fazem isso? Já devem ter passado pro rank ghost então…

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.