Processador subindo muito o consumo ao usar vídeo - Ubuntu 20.04

Boa tarde, estou usando o ubuntu 20.04 em um notebook com placa gráfica nvidia 920m e intel
deixei o aplicativo da nvidia configurado para performance (supondo que assim todo processamento de video seria da nvidia) mas ao usar o vídeo (conferencia discord ou assistir videos em alta resolução) eu percebo o processador trabalhando la em cima, chegando próximo aos 100% e por consequência a temperatura vai la em cima tb, não era para todo processamento do vídeo ir para a nvidia? o processamento dela não sobe e nem esquenta, no windows isto não estava ocorrendo, alguém sabe algum meio de configurar para ficar melhor esse ponto?
Por ser uma placa antiga estou usando o driver 390 da nvidia, o 430 parece q subiu mais ainda o processador e o 450 bugou td, nem inicia o ubuntu.
Obrigado.

Opa eae @reynegton blza??? Então, dando uma olhada no site da NVIDIA, o mais recomendado é vc usar o driver 390.138 mesmo, visto que ele é o mais recente para a sua GPU. Os outros drivers muito provavelmente vai dar essa incompatibilidade. Se vc quiser, eu fiz um vídeo explicando melhor qual driver da NVIDIA escolher pra determinada GPU. Como vc tem um notebook hibrido, assim como eu :sweat_smile:, temos q escolher qual modo queremos mas no seu caso, infelizmente só tem dois habilitados: Performance (NVIDIA full time) ou Power Saving Mode (Intel full time). Creio que vc quira usar o Perfomance. Se precisar fiz esse artigo para quem tem notebook e usa o Ubuntu com GNOME ou qq outra distros que use a interface. Espero ter ajudado.

opa
entao, estou usando o performance mesmo, mesmo assim o processador vai la em cima qndo usa video, achei meio estranho isso, ontem q estava um verdadeiro inferno aqui onde moro, o cpu chegou a 97°C, e a placa grafica estava em 50… meu processador estava quase o tempo todo acima de 90% de uso, tive reuniao do serviço e passei horas em conferencia, mas era so fechar a conferencia q caia instantaneamente o cpu, seila, achei estranho, era p ter exigido mais da gpu e nao so cpu

Qual o modelo do seu notebook??? E tbm qual a CPU dele???

O Linux não tem suporte a aceleração de vídeo por gpu muito boa, daí o uso do CPU é bem maior.

2 curtidas

é um Acer, aspire E5 576G, i7 5500U

Essa é a situação por enquanto a realidade dos browsers no Linux, especialmente Chrome e derivados. Só o Firefox decodifica vídeo realmente na GPU por enquanto.

na verdade o maior problema q tive ontem foi em conferencia no discord

Mas seria apenas com VA-API, não? Pelo que eu saiba o driver proprietário da NVIDIA não suporta VA-API, apenas VDPAU e NVENC.

Acho q pode ser o seu processador man. Esse U ai no final do processador é de Mobile power efficient, resumidamente ele tenta ser o mais eficiente no consumo de energia, então ele pode ta “”““capado””". Por isso q ele pode ta tão alta a % do consumo dele. Vc pode entender mais nesses dois links da Intel: aqui e aqui.

Tenho um notebook com configuração mais simples (Core i7 3537U, 8GB, GT 740M) e isso não acontece. Definitivamente não é por falta de capacidade de processamento.

Acredito que o processador dele esteja superaquecendo e reduzindo a frequência, o que resulta em grande porcentagem de uso. Pode ser excesso de poeira, pasta térmica ressecada ou mesmo problema no fan. Não é normal um processador desses chegar a 97ºC, mesmo nesse calor.

Nem falo somente dos processamentos, pode ter algo dentro das instruções do processador que possam estar capadas e tals, é Intel ne cara kkkkkk. Mas pode ser poeira e pasta termica “dura” tbm, uma boa limpeza pode resolver tbm.

Agora por ex meu processador esta em 53C com 20% de uso, porem como falei na terça tive conferencia e ficou o tempo todo próximo dos 100% de uso e temperatura na casa dos 90 e poco, nunca tinha percebido este consumo alto, estou usando o ubuntu a uns 2 meses (usei mto a anos atras, la por 2014, mas só voltei agora então estou meio por fora)

Meu note tem uns 5 anos ja, estava usando windows ate então e nunca percebi aquecimento dele.

Tenta colocar em modo powersave e veja se aquece tanto.

deixar usando a intel no lugar da nvidia?

Isso mesmo @reynegton !!!

aparentemente o consumo da cpu deu uma reduzida, assisti uns videos e parece… PARECEEEE que melhorou kkk vou ter ctz semana q vem qndo tiver outra conferencia, por hr muito obrigado a todos pela ajuda.

1 curtida