Processador não quer mais dar boost no windows

Por incrível que pareça, isso saiu do processador.

Eu tentei ativar o sistema de turbo no linux usando um comando “antigo” no pop os, e desde então, meu notebook nunca mais foi o mesmo. Nem no windows ele conseguia bater o seu modo turbo, mesmo com tudo habilitado na bios, então eu simplesmente deletei tudo e formatei ele do zero… E mesmo assim ele não consegue ativar o boost. Posso instalar o linux se for a necessidade e posso me manter no windows, eu só quero resolver esse problema de uma vez por todas.

Abaixo está uma print de infos do Throttle stop.

Eu uso um dell inspiron 3576, com um intel 8250U de processador.

Processos que já fiz:
Formatar TODO O COMPUTADOR E LIMPANDO AS PARTIÇÕES
Reiniciar a bios
reinstalar o Throttle stop

Muda teu plano de energia para alto desempenho, abre um jogo e abre essa tela novamente

1 curtida

Irei fazer isso, mas não existe algum teste de CPU mais específico? Posso baixar qualquer um se precisar

Jogo: Ultrakill

Sinceramente, é só estranho pra mim

Abrindo o gerenciador de tarefas (ctrl+shift+esc) na aba desempenho, seu processador também está na faixa dos 1.7ghz?

Ele se mantém, mas vou tentar baixar um jogo mais pesado, e então vou mostrar que ele não ativa de forma alguma (o jogo não fica aberto de fundo pois está de tela cheia

Olá!

Qual foi esse comando?
Coloque exatamente os passos, programas, scripts ou o que usou para mexer no turbo.

Como sua CPU é “U” o padrão é economia e cores com menos consumo. Mesmo ao dar reset nas configs da BIOS pode ser que ele tenha ficado num estado de limitado ao PL1 com TDP baixo em modo economia. Tem que ver modo personalizado que habilita ele poder usar todo TDP e etc.

Por exemplo, meu mini-pc é padrão normal em 35W, mas eu liberei ele poder ir pro máximo e tentar sustentar 54W. Evidente que precisa regular bem curva de fan, limitar tjmax e etc, senão pode fritar e tal.

1 curtida

Em questão ao BD prochot, eu usei o comando padrão aqui da comunidade, e resolveu o meu problema em questão ao linux.

Quanto ao turbo, infelizmente quando tentei acionar pois ele simplesmente caia constantemente de 1.6ghz para 0.4ghz, deu esses erros. Os comandos que tentei estão abaixo.

sudo -i
echo "0" | tee /sys/devices/system/cpu/intel_pstate/no_turbo
exit
wrmsr -pX 0x1a0 0x850089

Depois de eu terminar minhas atividades diárias e tentar jogar no windows, ele não passava de 1.4ghz. Utilizei esses comandos no POP os, anteontem.

Sobre o primeiro código, que acredito ser o problema, tentei entrar como root para mudar, e depois de um momento eu conseguir, encerrar o sistema operacional e voltar, já não consegui desfazer.

E o que faço pra ativar esse modo personalizado?

Para testar velocidade de CPU é melhor stress test de CPU. Jogo nem sempre tende a usar 100% e nem todos os cores e sim certeza de que vai usar mais a GPU tanto que sua Radeon está bem alto.

Busque a ficha da sua cpu no Intel ark e veja os padrões para TDP P1/P2 e veja como verificar nas config da BIOS se estão corretamente setados.
Quanto ao reset você só deu reset padrão ou mandou ele reconfigurar para modo Otimizado de fábrica?

Fazendo um paragrafo com o que o cara disse, o “CPU-Z” tem um modo de stress nele, se quiser dar uma olhada…

1 - Não vou aplicar teste de estresse pois eu tenho certeza que o problema envolve isso, e há muito tempo atrás tentei usar o cpu-z pra fazer overclock, e ele reativou o prochot. Hoje eu fiz os testes novamente e deu o mesmo resultado das prints acima.

2 - Tentei entrar na bios, tirei as prints, mas não tinha nada do gênero. SImplesmente é ativar ou desativar, nada de específico. Então eu só não sei se é um espaço específico da bios ou sei lá. Vou pesquisar sobre isso assim que enviar esse post.

3 - O reset da bios eu desparafusei meu notebook e tirei a pilha CMOS. definitivamente tá reiniciada. Quanto a reconfiguração, não tem uma função específica. Como disse lá em cima, vou procurar outro menu.

Prints abaixo.

EDIT: Não encontrei nenhuma coisa na bios

Sobre o reset, retirar a pilha ele só vai para o default. E no caso não dá para saber se só o default é igual a default otimizado. Veja se tem a opção “Load Optimized Values” algo do tipo para ele resetar usando as configurações otimizadas conforme fabricante.

Sobre as configurações na BIOS tem ali a Intel Turbo Boost, acredito que deve ter como acessar a linha e verificar os modos de enable, disable.

Também tem que verificar nos controle de Power Manager e Speed Shift para ver se há modos de configurar escalas ou um preset de performance on AC e powersave on battery. Bios customizada como da Dell tem que buscar referência em telas e manual específico Dell.

Outro programa para ter informações mais completas no Win é o HWinfo. Com ele vai ver as leituras dos clocks, multiplicadores, TDP, escalabilidade e o que ele enxerga que a BIOS permite escalar ou não.

Ainda tem que ver o powerplan que está usando no Windows. Cria um avançado com ele no modo máximo de performance. E veja o comportamente.

Outra, tudo isso você está fazendo com ele direto via alimentação plugada na tomada, certo?

1 curtida

1 - Não tem nada relacionado a configs específicas de default, só as caixinhas de confirmação. Reinstalar a bios do zero com um update é uma opção?

2 e 3- Como citado acima, só tem como ativar e desativar, não tem nada relacionado a linhas de comando… E já deixei ativado por padrão.

4 - Eu entendi nada, só vou jogar a print do app

5 - Eu coloquei no modo alto desempenho

6 - Ele está na tomada, a bateria não funciona, e o carregador é paralelo. Porém, eu conseguia usar ele normalmente só executando o throttle stop.

Eai?

Conseguiu verificar se no Windows o turbo está sendo acionado?
Utilizando o HWinfo observando o monitor em tempo real ali na lateral que aparece as barras em tempo real indicando o clock de trabalho chegou a bater algo acima dos 3GHz?

Ainda utilizando esse app, expanda as informações do processador e placa mãe e faça a leitura. Lá indica se há limitação de turbo ou não, qual as possibilidades de TDP para PL1/PL2, multiplicadores e etc. Vai dizer todas as capacidades se estão liberadas ou com alguma restrição.

No mais é acompanhar a leitura em tempo real enquanto usa o sistema alternando entre os modos de power profiles do Win. Entendendo que mesmo no modo powersave que é a tendência de minimizar consumo, em geral , não impede da CPU ir para high clock quando solicitado em picos. Tipo vai ficar por volta dos 800 MHz quando em sistema parado e pico nos 3GHz quando chamado pra algo mais pesado e logo cai mantendo a linha dos 1,6 a 1,8 GHz que é a freq padrão base. Já no modo performance vai tender a ficar mais nos 1,8 GHz quando parado e tentar segurar ao máximo os 3,0 com picos de 3,4 GHz nas chamadas de pressão. Lembrando que o boost não é constante e nem em todos os cores. Tem que ver dentre as informações também os multiplier máx com boost para cada core.

Outra coisa, está o driver da Intel e Radeon atualizados e também configurados para modo performance? Ja que seu computador é hibrido, isso interfere diretamente. Tem que alinhar os modos de desempenho das placas de vídeo para que também liberem usar todo potencial do hardware.

Minha CPU é Intel i5-9400 (sem nenhuma letra no final), e creio que o Turbo Boost veio ativado, pois sempre oscilou de 800 a 4.100 MHz, desde os primeiros dias (Janeiro 2020) – sem que eu tivesse mexido no UEFI Bios Utility Setup da placa-mãe Asus:

----------------------------------------------
  MoBo: TUF B360M-PLUS GAMING/BR - ASUSTeK
   CPU: 6 × Intel® Core™ i5-9400 CPU @ 2.90GHz (min / max: 800 ~ 4100 MHz)
  iGPU: Intel UHD Graphics 630 (Desktop)
----------------------------------------------

Eu não realizo tarefas pesadas, e não jogo. – Em todas as distros, sempre foi normal ficar perto de 800 MHz a maior parte do tempo, com picos momentâneos de quase 4.000 MHz – exceto no Slackware, que ficava o tempo todo perto de 4.000 MHz.

O Redcore também se mantinha sempre perto de 4.000 MHz, mas as compilações levavam a Temperatura a quase 100ºC durante longos minutos. – Nunca atingia 100ºC, pois nesses momentos baixava para 3.800 ou 3.700 MHz, para compensar. – Mesmo assim, resolvi experimentar desabilitar o Turbo na placa-mãe, em 20 Junho 2022:

Não sei onde estava isso, nos menus do Setup. – Usei o mecanismo de busca. – Teclei F10 para Salvar & Sair do Setup (reiniciar):

Repito: nunca chegava a 100ºC – mas a ventoinha do cooler fazia um barulho medonho, às vezes durante 7 minutos seguidos; aquilo tava dando nos nervos. – Sem o Turbo, cheguei a ver uma compilação de mais de 3 horas, com a ventoinha apenas ronronando suavemente (temperaturas em torno de 70ºC).

Ok, era para limpar a ventoinha, trocar a pasta térmica etc. – mas eu não queria mexer com isso naquele momento.

Fiz uma série de experiências ou tentativas usando comandos, que guardei no bash_history do Redcore – mas hoje não sei mais se consegui alguma coisa. – A maior parte daqueles comandos eram meras verificações desses arquivos – que listei agora no Arch:

$ ls -n /sys/devices/system/cpu/intel_pstate/
total 0
-rw-r--r-- 1 0 0 4096 Sep 30 11:11 energy_efficiency
-rw-r--r-- 1 0 0 4096 Sep 30 11:12 hwp_dynamic_boost
-rw-r--r-- 1 0 0 4096 Sep 30 11:11 max_perf_pct
-rw-r--r-- 1 0 0 4096 Sep 30 11:11 min_perf_pct
-rw-r--r-- 1 0 0 4096 Sep 30 11:13 no_turbo
-r--r--r-- 1 0 0 4096 Sep 30 11:13 num_pstates
-rw-r--r-- 1 0 0 4096 Sep 30 11:13 status
-r--r--r-- 1 0 0 4096 Sep 30 11:13 turbo_pct

Em “no_turbo”, no momento está apenas um “0”.

Em “status”, no momento está “active”.

Não lembro se encontrei algum comando para alterar isso – ou alguma configuração no Redcore, para não precisar desativar no UEFI Bios Utility. – Só posso citar algumas coisas que “tentei”:

452  2022-08-05_18-30-27 rm /sys/devices/system/cpu/intel_pstate/no_turbo
  453  2022-08-05_18-31-15 echo 0 > /sys/devices/system/cpu/intel_pstate/no_turbo

Se deu algum resultado, não lembro.

1 curtida

Boa noite, perdão a demora para responder.

1 - Perdão, mas eu não entendi exatamente em que lugar procurar. Eu abri o processador e procurei… Só achei sobre o turbo, de resto eu não sei.

2 - Hoje a noite vou jogar algo e testar a questão do clock. Envio ainda hoje (só não agora pois estou com uma enorme dor de cabeça).

3 - Todos os drivers estão devidamente atualizados, é a primeira coisa que faço em um notebook.

1 curtida

Boa noite, tudo bem? Eu não entendi direito onde queria chegar, mas se o intuito era ativar o boost via bios, eu já tenho ativo normalmente, a questão é que o notebook limita ele :c

Quanto aos comandos, eu já experimentei eles, mas mesmo assim, nada, e foi esse bendito aí que corrompeu meus dois OS, me arrisco até a dizer que envolveu o kernel, de alguma forma.

Agradeço a contribuição, pois no fim de semana vou tentar reinstalar o pop OS e fazer esses comandos.

1 curtida

Boa tarde: Fiz uma bateria de testes e então venho entregar os resultados:

1 - O clock sempre sem mantém entre 1.7MHz, mesmo em atividades pesadas. Joguei league of legends bastante, e infelizmente se manteve dessa forma… Mas quando eu saio, agora tá chegando até o clock máximo (?)

2 - Descobri também que o modo de bateria sempre está mudando. Acabei de mudar o plano que antes estava em alto desempenho. Isso pode dizer alguma coisa?

3 - Por fim, umas edits de tentar fazer o processador funcionar, sei lá se isso funciona.

Olá.

Então cara, o normal é escalável a frequência fica mudando quase que constantemente. Como falei anteriormente, jogo não é a melhor maneira para checar CPU.

O basico é: independente do powerplan seja no mais econômico ou no máximo de desempenho o clock da CPU pode variar de 800 ou menos até o máximo 3400 MHz. Só não atingirá e manterá pico em boost por alguns segundos se estiver desabilitado ou capado por algum programa manualmente.

Como você mesmo constatou ele está ativando o multiplier 34X que é o máximo, e como falei, não é algo que se sustenta e fica constante e nem em todos os cores.

Portanto, a questão do comportamento da CPU está normal.
Agora, se no jogo ele não sobe, pode ser outra questão de otimização, preset ou outra. Lembrando que o jogo está usando sua GPU e deixando a CPU o mais livre possível e se o jogo não for preparado para tal ele pode estar justamente por afinidade usando só cores que não atingem o multiplier 34X, por exemplo e se mantendo estável no clock normal que é 1700 a 1800 MHz no seu i5.

Por isso, voltando ao início, testar CPU tem que ser com programas que vão isolar o processo na CPU e fazer o burn nela. Será ativar, sobe clock ao máximo sustenta boost até certa temperatura, desce ao turbo e se continuar esquentando sobe baixa pro estado de clock máximo de trabalho contínuo e fica por ali. Se o sistema de cooler, pasta e etc estiver belezinha ou você incrementar acima do padrão esfriando mais ele sustenta por mais tempo os clocks mais elevados.

Quanto ao programa que mexe nos valores do PL1 e PL2, recomendo que não o faça caso não pesquisou o suficiente, pois pode fritar sua CPU/GPU onboard pensando como APU + discreta.

Primeiramente, obrigado por todo o apoio, e irei testar um teste de CPU e enviar os dados em resposta a essa mensagem.

Segundo, a questão é que ele não sobe acima dos 1.7mhz, independente da força da atividade, até mesmo ao nível de travar nas atividades algumas vezes. Para produtividade, como digitar, pesquisar e até fazer ligações, não incomoda, mas senti MUITO travamento quando vou rodar o discord e alguma programação que demanda mais da memória. No caso do meu League of Legends, eu não consigo rodar ele na minha placa de vídeo, estou rodando no integrado do meu processador. Não sei se isso realmente afeta muito, mas ainda assim, mesmo com o notebook precisando aumentar a velocidade, ele não aumenta, o que me atrapalha bastante.

Partindo do pressuposto que não tem nenhuma solução, gostaria de saber como eu deixo o meu notebook funcionando na mesma forma, só que em uma distribuição linux, que é meu objetivo final desde sempre. Sabe alguma coisa que eu possa fazer?

Novamente, obrigado pela ajuda, eu realmente queria fazer ele funcionar como antes (tem o meu primeiro post onde rodo um jogo e ele está a 2.22Ghz).

1 curtida