Lembrei do meu finado notebook da STI kkkkkkk
tinha um C-70 e era ruim ate com linux kkkkkk
Com windows o bom mesmo e win7 e win10 so que usando o brazostweak pra dar uma melhorada no desempenho kkkkk so que tipo o defender vai atrapalhar bastante
testa um windows 10 LTSC que é mais “capado” (não vem com loja, edge e outras funcionalidades como a cortana) pode ser uma alternativa caso não queira um linux com interface mais leve.
Isso do Windows 10 LTSC é só história é a mesma coisa que os outros no final, o fato dele vim com menos aplicativos não interfere em nada no final ele consome a mesma coisa no fim e vai ter o mesmo consumo de hardware. Eu fiz o teste aqui e os dois incia comendo 2gb da minha RAM (eu tenho 8GB e ele inicia com isso, depende de cada PC ele inicia com uma diferença que no caso é se tiver mais RAM ele consome mais e se tiver menos ele consome menos e o fato dele vim com esses aplicativos faltando é porque ele não foi feito pra ser usado em um Desktop comum e você pode baixa esses apps que estão faltando nele e vai vê que não vai muda em nada a não ser que você abra eles todos kkkkkk)