Problemas sem fim no Layout do Teclado / Tentei inúmeras soluções

Boa tarde pessoal,

Utilizo o Zorin OS 16 com windowing system X11 e minha versão do Gnome Shell é a 3.38.4, com tudo devidamente atualizado.

O antecedente do meu problema é o seguinte: eu estava tentando fazer a resolução de um travamento que era apresentado quando eu alterava o meu brilho de tela, quando um guia acabou me levando para duas possíveis soluções: a primeira envolvia desinstalar alguns drivers da Nvidia, e a segunda, alterar o idioma do sistema. Após desinstalar os drivers da Nvidia, eu cometi o erro grotesco de não verificar se o problema havia sido resolvido antes de seguir na segunda solução (alterar o idioma), sendo assim, eu não sei o que exatamente gerou o meu problema atual, que é o seguinte:

Algumas teclas do meu teclado (vou focar aqui nos colchetes para facilitar a compreensão) estão trocadas. Resumindo, meu teclado não funciona como antes e parece desconfigurado.

Eu procurei inúmeras soluções focadas no Ubuntu, pois não achei muitas resoluções específicas para o Zorin (apesar de achar que isso seja um problema pois deu pra reproduzir bem as solucoes), mas vou procurar listá-las aqui para facilitar uma possível ajuda, pois já é um problema que tem me causado muito estresse:

  • Eu uso e sempre usei o meu sistema em inglês.

2022-03-01_14-32
Imagem da minhas configuracoes de teclado.

  • Em Settings > Region & Language > Input Sources, eu sou informado que o meu teclado está em Portuguese (Brazil), porém quando clico para visualizar o layout desse idioma, as teclas exibidas não correspondem às minhas teclas físicas apertadas; por exemplo, as teclas de colchete esquerdo e direito aparecem uma ao lado da outra em todos os layouts, mas no meu notebook elas estão uma EM CIMA da outra, ao lago do Enter.


Imagem do layout exibido no sistema

Imagem do meu teclado

  • Eu possuo outro notebook com a mesma versão do Zorin, a mesma versão do Gnome Shell, também da Acer, e com o teclado idêntico, E QUE TAMBÉM está configurado em Input Sources como Portuguese (Brazil), MAS o layout dele corresponde perfeitamente ao seu teclado físico, diferente do meu.

Tendo em vista esses dados, eu tentei várias soluções:

  • Fiz uma inicialização limpa (com Recovery Mode) de várias formas (reparando broken packages etc) e até desinstalei todos os drivers da Nvidia para me certificar que eles não estavam interferindo no reconhecimento do meu teclado, caso de algumas pessoas que vi.

    • Atualmente os meus gráficos estão no Noveau e os gráficos da Nvidia se encontram totalmente desinstalados e desativados. Sendo assim, desconsiderei influência de drivers da Nvidia.
  • Tentei utilizar todas as outras variantes do teclado em Português (English International, dead keys etc etc), selecionando elas naquele mesma interface padrão das configurações de teclado e todas elas exibem o layout incorreto, e todas as vezes o meu computador foi reiniciado quando necessário para aplicar alterações; sem sucesso.

  • Tentei esse código no terminal,

setxkbmap -model abnt2 -layout br -variant abnt2

e variantes do mesmo, que achei pela internet, na esperança de forçar o sistema a reconhecer o meu teclado como ABNT2, mas o seguinte erro é exibido no terminal após dar enter:

Error loading new keyboard description

  • Tentei de tudo pra corrigir esse erro, sem sucesso.

  • Além disso, uma das primeiras soluções que tentei foi alterar arquivos em ficheiros relacionados a inicialização e ao funcionamento do teclado (/etc/default/keyboard, por exemplo); não me lembro de outros arquivos que tentei alterar, mas não obtive sucesso.

  • Tentei também reconfigurar o teclado por um assistente dpkg via terminal:

sudo dpkg-reconfigure keyboard-configuration

O comando funcionou normalmente e eu consigo seguir nas instruções do assistente, mas independente das minhas seleções, a aplicação não surte nenhum efeito imediato, nem após reinicialização, e não há indicativo de que haja problema no salvamento dessa reconfiguração.

Posso ter errado em alguma coisa, mas estou tentando isolar o problema pois tentei de tudo. Todo esse texto foi escrito em outro computador e passado pra cá, do contrário seria impossível ler o tópico. Peço a ajuda de vocês e espero que seja útil a mais pessoas. Obrigado desde já!

Olá, estou exatamente com o mesmo problema que vc.

Fiz todos os procedimentos acima e nenhum deles funcionou.

Vc conseguiu resolver o problema?

Acer AN517-54