Estou tendo problemas recorrentes com o blueooth. Utilizo um fone jbl bt500 e frequentemente ele para de conectar, e bluetooth fica completamente morto sem eu conseguir mais startar o blueooth.service. Reiniciando recebo erros de usb na etapa do boot “usb erro -110” “dispositivo não aceitou o endereço 5” “erro 71”. Consigo resolver desconectando a bateria do notebook e deixando um tempo desconectado. Funciona normalmente mas por pouco tempo e volta a dar problema… Notebook asus vivobook 15 x512FA i5 8265u
Olá!
Uma sugestão para diagnosticar se é um problema de situação atual da distro é que você faça um pen drive de boot com o Ubuntu 22.04 última versão direto do site oficial.
Entre no modo live e veja se o bluetooth funciona como esperado. Se sim, então vale pensar se vale pena investir tempo para vasculhar o problema na distro interim (que vai morrer em breve) ou se vale a pena voltar para a LTS entendo que em abril tende a vir a nova LTS e se sua instalação estiver normal o update de distro funciona bacana.
Quanto a vasculhar na versão 23.10, chegou a testar o BT em outras situações? Conectando ao smartphone, troca de arquivos, outro phones e etc?
Outro detalhe é verificar se ao conectar ele está utilizando a conexão para áudio de qualidade ou se está no modo de headset e se ele trava ao tentar mudar de um modo para outro.
Para verificar isso pode usar o PulseAudio Volume meter
sudo apt install pavucontrol
Abra o programa e na aba de configurações tem com você mudar o tipo de codec na conexão via bluetooth.
Nossa eu também estou com o mesmo problema. No meu caso ele conecta mas depois de alguns segundo cai, ai depois reconecta e cai novamente… e fica neste loop. Mas percebi que se for a primeira conexão (configurar uma nova conexão com fone de ouvido) ele até funciona bem, mas se reiniciar volta ao mesmo problema, cai a conexão e volta a funcionar. Testei no meu celular e no Windows (que está instalado na mesma maquina), funciona perfeitamente. E o meu linux é o Ubuntu 23.10.
Tentei fazer o procedimento abaixo, melhor um pouco agora pelo menos dura alguns segundos a mais rsrs mais continua caindo:
Problemas de bluetooth geralmente é o hardware do bluetooth que não tem um bom suporte no Linux, muitos que já vem em laptops por exemplo são bem medíocre se tiver como trocar a plaquinha de bluetooth por uma com bom suporte não terá esse problema, acho q na maioria dos laptops isso é impossível mas não em PCs Desktop vc pode comprar uma plaquinha pcie tipo a
intel AX210 wi-fi e bluetooth não terá mais problemas
Entendi… pode ser isso mesmo… a minha maquina é uma Lenovo L440 ( Dual Band Wireless-AC 7260 NGFF). Procurando na internet não vi nada falando de compatibilidade com o Linux.