Olá, pessoal! Tudo bem?
Vim apenas relatar alguns problemas que notei e que, pelo que percebi, ainda não vi muitas pessoas comentando.
Tenho um notebook de trabalho em que utilizo o Pop!_OS:
Notebook: Acer Nitro V15
Os problemas que estou enfrentando são:
-
O Pop!_OS está apresentando um funcionamento bastante problemático com o Flameshot. O ícone fica bugado na dock e, em diversos momentos, o aplicativo apresenta falhas e não salva a captura de tela. (vi algumas pessoas recomendando versões especificas .. funciona ¨melhorzinho¨ .. porém ainda acaba sendo muito ruim o funcionamento. Alguns pontos que acabei vendo:
Reddit
Reddit -
Por enquanto, estou utilizando o Wayshot. Pelo menos as capturas estão funcionando, embora ainda não esteja tão bom para mim por uma questão de preferência. Gosto mais do Flameshot, inclusive pela similaridade com o Lightshot. No meu PC pessoal, utilizo Windows 11 e Pop!_OS em dual boot: Windows para jogos e Pop!_OS para trabalho. Atualmente, sou desenvolvedor.
-
Em telas externas, o sistema fica bastante lento, como se a taxa de atualização do monitor estivesse baixa. Porém, sempre utilizo os monitores em 60/75 Hz. Tenho dois monitores externos da Samsung, modelo T350.
Esse comportamento acontece tanto no notebook quanto no meu PC pessoal. No notebook, porém, ele não se replica na tela principal; ocorre somente nos dois monitores externos. Não é algo que inviabiliza o uso, mas é perceptível e acaba incomodando.
Além disso, alguns desses problemas também estão acontecendo no meu desktop pessoal, que possui a seguinte configuração:
- GPU: RX 6600
- CPU: Ryzen 5 5600
- RAM: 32 GB
Estou relatando porque achei importante compartilhar, principalmente porque alguns dos problemas estão acontecendo tanto no notebook quanto no desktop. Talvez outras pessoas estejam enfrentando situações semelhantes e fizeram alguma gambiarrinha para solucionar até ser resolvido o problema por alguma atualizacao do próprio sistema (obs: Não pretendo formatar o computador .. dado que em grande parte estou trabalhando e mesmo que seja rápido os momentos livre do trabalho acabo optando por fazer outras ativades pessoais.. mas estou cogitando em ir para o Ubuntu e ficar por lá)
Obs: no notebook foi instalado a ISO com o drivers NVIDIA dado que o mesmo possui uma 3050 .. já no computador pessoal baixei a ISO normal (primeira opcao de download que é disponibilizada no site da System 76).