Boa noite, pessoal! Estou querendo iniciar nesse mundo dos SO Linux, não tive muitos notebooks antes, mas os que tive usavam geralmente o Windows mesmo, apenas com uma exceção de um Debian a um tempo atrás.
Mas enfim, tô batendo cabeça há uns 2 dias tentando instalar o Mint e Ubuntu, os únicos que tentei até agora. Mint em especial já tentei o Cinnamon, Mate, Xfce e LMDE 5, mas cada um deu algum problema. Então já meio que desisti do Mint e hoje tentei o Ubuntu, só que novamente deu um problema. Na última tentativa não consegui nem avançar dessa parte na imagem:
Como o amigo disse ai, pode ser o SSD, ou o PenDrive q não ta muito bom.
Se vc verificou o ISO (e testou mais de uma) só tem duas opções: ou o Pen Drive ou o SSD.
Teste com outro pen drive se possível.
Se o erro persistir, acione a garantia do SSD.
Vc pode tentar fazer o pen drive bootavel usando o Ventoy.
Eu acho ele melhor e mais fácil.
O pendrive é até novo também, vou ver se consigo trocar pra tentar como vc disse.
Acho e espero que ainda dê de fazer a devolução do SSD, caso necessário, comprei pelo AliExpress.
Mas enfim, assim que eu fizer isso atualizo aqui. E obrigado!
Então, mas se o erro for no pendrive então teria dado erro de inpot/output na gravação da ISO, e a ISO não passaria na verificação do Ubuntu, ou o Ubuntu não tem mais a verificação da imagem de LiveUSB?
Que eu saiba tem, mas nunca se sabe. As vezes algum problema na hora de transferir os dados, um setor defeituoso. Era bom testar em outro pen drive mais pra tirar a dúvida mesmo
Pois é,quando uma Distro,Excelente do Calibre do Ubuntu e do MInt enche a tela de Mensagem de erros
pode saber que é das duas uma – iso mal gravada ou falhas de Hardware
tentei instalar um Windows nesse SSD novo só pra confirmar que o problema não era os Linux que testei, também não consegui instalar;
tentei instalar o Ubuntu e Mint no HD antigo que sei que tá funcionando porque é o que tô usando Windows, não consegui também, fica apenas nessas telas:
Troquei o pendrive, o anterior era de 8GB, agora peguei um de 16GB logo. Usei o Ventoy, a instalação depois ocorreu perfeitamente, sem nenhum erro mais, porém, após terminar de instalar o SO e reiniciar o notebook, ficou aparecendo essa tela preta piscando com a mensagem “Reset System”. Não tá me parecendo o SSD nem o pendrive mais, só que não faço ideia. (._. )
Alguém ainda aí pra me dar um norte dessa situação? Realmente é o SSD será?
Após ter o Windows instalado, resolvi tentar o Ubuntu de novo, mas deu esse problema do “Reset System” novamente. Aí tive trabalho pra conseguir instalar o Windows de volta, mas no final consegui. E acho que vou deixar assim mesmo, ao menos o SSD está funcionando, infelizmente ainda não é dessa vez que vou aderir aos Linux. Agradeço a todos que tentaram ajudar!
Oi! Desculpa a demora. Estava viajando e fiquei sem internet boa.
Esse “Reset System” é alguma coisa da BIOS. As vezes ta com secure boot e no ventoy vc fez pra user sem, ou fez para UEFI e a BIOS ta em legacy. Conflitos desse tipo são comuns.
O Windows costuma ser mais de boa porque o próprio instalador da MS costuma fazer todo o trampo no pen drive.
Vc consegue dizer se sua BIOS ta com secure boot ativado ou não, além de falar se usa UEFI ou legacy?
E se mandar uma foto do ventoy aberto com o pen drive plugado, ajuda muito, pra ver se sua configuração ta 100%.
Poxa, que pena! Mas espero q continue funcionando bem. Acho q era problema da sua BIOS mesmo conflitando. Provavelmente secure boot ativado.
Mas se mudar de ideia, so mandar aqui
Imagino que seja a BIOS mesmo.
Eu lembro de ter desativado o secure boot, não tenho certeza se foi porque essa BIOS do meu é meio estranha. xD
E deixei a opção de UEFI também.
Mas vou verificar melhor aqui e mando foto, deve ser algum pequeno detalhe que tô deixando passar.
Ainda acho que vou insistir de novo com esses Linux, mas deixei por enquanto Windows logo porque tô precisando fazer umas tarefas no notebook, então tô pensando em deixar pra uma próxima mesmo. Heheh
Opa!
Bom, sobre a foto da BIOS, muda para “Nativo do UEFI”, que deve dar maior compatibilidade.
De resto, não sei se precisaria mudar algo, mas essa opção pode ajudar.
qual o modelo do notebook? Vou dar uma pesquisada aqui