Eu recentemente começei a usar o linux, já configurei e comecei a me acostumar com o sistema, porém eu também comprei um pendrive de 2TB que seria para eu poder guardar nele alguns videos, jogos de emuladores, e outras coisas que ocupam muito espaço, porém quando eu tento instalar jogos leves da steam no pendrive ocorrerem erros ou a steam não detecta o pendrive.
Lendo na internet eu descobri que poderia ser porque a steam trabalha melhor com a partição ext4, porém eu tentei diversas vezes formatar o pendrive sem sucesso, até troquei o programa “discos” do GNOME pelo GParted e após tentar formatar o pendrive para ext4 duas vezes funcionou na segunda, porém dava erro na hora de montar o disco
Edit: eu vou deixar aqui como eu faço para fazer o pendrive funcionar quando esse problema volta caso essa pagina de forum apareca nas pesquisas de alguem com problema parecido.
Abra o programa Discos do Gnome, selecione o pendrive ou disco, clique no quadrado para desmontar o disco, clique nas engrenagens e selecione “Editar opções de montagens” e mude o identificar como para “/dev/sdc” clique ok
Pior que não, antes da formatação funcionava perfeitamente tanto no pc quando no celular usando um adaptador e o espaço de armazenamento dele realmente chega perto dos 2TB (exatamente 1,9 TB) o unico motivo de eu ter formatado ele é por que eu realmente queria poder instalar jogos da steam nele
Tive um problema parecido com um pen drive da SanDisk de 128 GB há alguns anos. Não descobri ao certo o que gerou o problema, mas consegui corrigir nesses passos:
Antes de seguir, se tiver algum arquivo dentro, retire. X é a unidade do seu pen drive, pode ser B, C etc.
Plugue a unidade no computador e com ela inativa (sem ser montada) use o comando:
Abra o GNOME Disks, crie uma nova particação com btrfs, invés de ext4, a montagem deverá ficar dessa maneira:
✓ Correto: /dev/sdX1
𐄂 Incorreto: /dev/sdX
Como usuário padrão, monte a unidade com o udisksctl, caso não tenha, instale o pacote udisks2:
$ udsiskctl mount -b /dev/sdX1
O terminal te mostará onde a unidade foi montada, navegue até lá com o comando cd e copie os arquivos para dentro novamente. Se preferir, pode fazer isso pelo gerenciador de arquivos.
Eu fiz isso e deu certo, nem acreditei, instalei e joguei o balatro que ta na minha steam pelo pendrive
Muito obrigado, pato toor
Edit: Os jogos do pendrive demora bastante para abrir, mesmo o pendrive estando em uma entrada USB 3.0 (aquelas que tem marcação azul) mas fora isso está funcionando perfeitamente
Isso é normal, memórias Flash NAND de pendrive são mais lentas que memórias Flash NAND de SSD, mas não se preocupe, não vai travar o jogo.
Vc pode aumentar a performance(tornando os loading mais rápido) fazendo RAID 0 via software pela USB 3.0, isso dobra a performance do pendrive e seu tamanho a custa de maior chance de perda de dados(para jogos não faz diferença é só reinstalar).
Veja o que diz " O flash baseado em NOR leva muito tempo para gravar e apagar", ou seja ela escreve mais devagar mas a leitura é varias vezes mais rápida.