Problemas para formatar um pendrive para ext4 e monta-lo

Eu recentemente começei a usar o linux, já configurei e comecei a me acostumar com o sistema, porém eu também comprei um pendrive de 2TB que seria para eu poder guardar nele alguns videos, jogos de emuladores, e outras coisas que ocupam muito espaço, porém quando eu tento instalar jogos leves da steam no pendrive ocorrerem erros ou a steam não detecta o pendrive.

Lendo na internet eu descobri que poderia ser porque a steam trabalha melhor com a partição ext4, porém eu tentei diversas vezes formatar o pendrive sem sucesso, até troquei o programa “discos” do GNOME pelo GParted e após tentar formatar o pendrive para ext4 duas vezes funcionou na segunda, porém dava erro na hora de montar o disco

pesquisei na internet mais um pouco para ver como eu poderia ver o log do erro de alguma forma e obtive isso do terminal

Edit: eu vou deixar aqui como eu faço para fazer o pendrive funcionar quando esse problema volta caso essa pagina de forum apareca nas pesquisas de alguem com problema parecido.
Abra o programa Discos do Gnome, selecione o pendrive ou disco, clique no quadrado para desmontar o disco, clique nas engrenagens e selecione “Editar opções de montagens” e mude o identificar como para “/dev/sdc” clique ok

depois clique no play para montar o disco, mudar para outro tipo de partição como por exemplo f2fs também pode resolver o problema

1 curtida

Mano…
Tenta assim:
Obs.: A montagem deveria ser automática, mas veremos se formatando e apontando o mount retorna o mesmo erro.

Formatar:
parted -s /dev/sdc unit GB mklabel msdos mkpart primary ext4 0% 100%

Montar:
mkdir /mnt/renan_pendrive
mount /dev/sdc1 /mnt/renan_pendrive

Viajei na maionese! Vê se vai continuar reclamando do sistema de arquivos…

Criar Partição:
parted -s /dev/sdc unit GB mklabel msdos mkpart primary ext4 0% 100%

Formatar:
mkfs.ext4 /dev/sdc1

Montar:
mkdir /mnt/renan_pendrive
mount /dev/sdc1 /mnt/renan_pendrive

Isso aqui me chamou a atenção, você poderia detalhar o modelo deste pendriver, pq eu acho que ele é falso por essa quantidade de armazenamento

Pior que não, antes da formatação funcionava perfeitamente tanto no pc quando no celular usando um adaptador e o espaço de armazenamento dele realmente chega perto dos 2TB (exatamente 1,9 TB) o unico motivo de eu ter formatado ele é por que eu realmente queria poder instalar jogos da steam nele

as outras linhas de codigo funciona, essa retorna o mesmo erro de antes

Cara…
Tem alguma coisa errada com esse pendrive.
Porque no meu aqui funciona normalmente.

Acabei de fazer aqui:
mkfs.ext4 -L “P-Drive” /dev/sdc

mount /dev/sdc /mnt/renan_pendrive

Tenta assim sem partição.

1 curtida

mesma mensagem de erro, chequei os diretorios para ver se esta tudo certo e sim os diretorios e arquivos existem

Manda a saída do comando:
sudo fdisk -l /dev/sdc

Tive um problema parecido com um pen drive da SanDisk de 128 GB há alguns anos. Não descobri ao certo o que gerou o problema, mas consegui corrigir nesses passos:

Antes de seguir, se tiver algum arquivo dentro, retire.
X é a unidade do seu pen drive, pode ser B, C etc.

Plugue a unidade no computador e com ela inativa (sem ser montada) use o comando:

$ sudo dd if=/dev/zero of=/dev/sdX bs=1M status=progress count=128 conv=sync

Abra o GNOME Disks, crie uma nova particação com btrfs, invés de ext4, a montagem deverá ficar dessa maneira:

✓ Correto: /dev/sdX1
𐄂 Incorreto: /dev/sdX

Como usuário padrão, monte a unidade com o udisksctl, caso não tenha, instale o pacote udisks2:

$ udsiskctl mount -b /dev/sdX1

O terminal te mostará onde a unidade foi montada, navegue até lá com o comando cd e copie os arquivos para dentro novamente. Se preferir, pode fazer isso pelo gerenciador de arquivos.

Achei alguma coisa…
Creio que isso vau ajudar:
Linux Creating a Partition Size Larger Than 2TB

Eu fiz isso e deu certo, nem acreditei, instalei e joguei o balatro que ta na minha steam pelo pendrive

Muito obrigado, pato toor :slight_smile:

Edit: Os jogos do pendrive demora bastante para abrir, mesmo o pendrive estando em uma entrada USB 3.0 (aquelas que tem marcação azul) mas fora isso está funcionando perfeitamente

2 curtidas

Isso é normal, memórias Flash NAND de pendrive são mais lentas que memórias Flash NAND de SSD, mas não se preocupe, não vai travar o jogo.
Vc pode aumentar a performance(tornando os loading mais rápido) fazendo RAID 0 via software pela USB 3.0, isso dobra a performance do pendrive e seu tamanho a custa de maior chance de perda de dados(para jogos não faz diferença é só reinstalar).
Veja o que diz " O flash baseado em NOR leva muito tempo para gravar e apagar", ou seja ela escreve mais devagar mas a leitura é varias vezes mais rápida.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.