fiz um dualboot essa semana para pela primeira vez usar linux (atualmente uso o MintOS), durante a instalação me foi instruído para desativar o secure boot, visto que o windows estava implicando um pouco pra instalar e mexer nas partições, eu fiz isso e derrepente o meu PIN já não funcionava mais, aparecia um botão para configurar o PIN mas não me levava a lugar nenhum, fui orientado a apagar a pasta “NGC”, o que supostamente forçaria o windows a criar um novo PIN e foi o que eu fiz, após isso eu tentei logar e aparecia só um botão de “entrar”, como se de fato não tivesse senha, eu clico e também nada acontece.
Ainda consigo entrar por um usuário secundário que deixei pra minha mãe, usuário este que não tem senha mas ele não tem permissões de administrador, ou seja, creio que não dê pra resolver muita coisa por ele.
Segue uma print do fastfetch com as configs do meu notebook caso for necessário:
Reativei o secure boot e nada, não me lembro bem se o problema veio exatamente após mexer no secure boot ou se eu mexi em mais alguma coisa que causou o problema, será se não tem alguma forma de resetar as configurações de senha do sistema ou reparar de alguma forma?
primeiramente respondendo a sua pergunta anterior: não sei exatamente o que é o gerenciador de devlog, se pra entrar precisaria logar em um usuário ou se dá pra entrar reiniciando e apertando F2, meu conhecimento sobre essas configurações de desenvolvedor é relativamente limitado.
sobre o tutorial, considerando que não me aparece outra opção além de um pequeno botão de “entrar”, eu provavelmente teria que ir pelo modo “offline”, esse modo offline apaga os dados ou é como se fosse uma chave de segurança em que eu entro só pra reparar algum dado ou configuração corrompida?
Minha preocupação se deve mais por conta de especificamente minhas notas do obsidian, antes de fazer o dualboot eu salvei alguns arquivos importantes no google drive por segurança mas vi que tem como acessar todas as pastas do windows pelo gerenciador de arquivos do linux, porém por eu não ter salvo em um vault eu aparentemente só conseguiria acessar essas notas entrando no meu usuário principal do windows, se não fosse por isso eu não teria o menor problema em perder o que eu tiver no windows.
Reinicializar no modo de segurança ou prompt de comando:
Na tela de login, clicar no botão de energia, segurar a tecla SHIFT e clicar em “Reiniciar”.
Na reincialização, escolher a opção “Solução de Problemas”, na tela seguinte “Opções Avançadas” e a Seguir “Configurações de Inicialização” (ou Prompt de Comando). O Windows vai reiniciar e provavelmente você poderá selecionar sua conta e fazer o login com a senha (não PIN), e assim tentar corrigir o problema de login na conta.
Tentar “desesconder” a conta escondida de administrador (descrito para windows 10, não sei se funciona no 11):
Reinicializar como descrito acima para o Prompt de Comando e digitar o comando:
Tentar forçar a autenticação via Conta da Microsoft (conforme também descrito no último site acima), através da configuração dos serviços necessários, via regedit no prompt de comando da reinicialização de recuperação.
Tentar forçar três falhas consecutivas de boot (hard power off segurando o botão de energia após cada boot) e entrar no ambiente de recuperação, e tentar resolver por lá.
Se nada resolver, como você já sugeriu, a única forma será fazer o backup dos dados do Windows e reinstalá-lo.
Deu certo aqui! fui pelo segundo link e segui as instruções, consigo agora acessar minha conta usando a senha do note, agradeço imensamente pela ajuda, cada vez mais admiro o conhecimento do pessoal desse forum!
ainda não aprendi a configurar pra sempre que eu mandar só um fastfetch ele já ir vermelho então sempre que eu quero que saia vermelho eu troco manualmente.