Olá, eu estava tentando bootar Linux Mint no meu windows 10 utilizando Rufus, mas estou passando muito sufoco.
Vi em muitos lugares problema com placas mãe Mancer como a minha mas não achei soluções. Quando tento inicializar após clicar F12 aparece isso (desculpe pela qualidade da imagem). Já desliguei o Secure Boot, alterei a configuração do Rufus, tentei desligar o CSM Support (o que não consegui porque ele diz que para isso preciso alterar o vídeo de Legacy para UEFI), já desliguei o fast boot, já fiz muitas coisas e NADA. Já fiz a mesma pergunta no Reddit de Mint Linux, com até mais detalhes, e não encontrei resposta. Eu estava muito animada, mas desanimei bastante, principalmente quando alterei a configuração de vídeo e a imagem ficou bizarra, por sorte consegui arrumar, mas isso me deu medo e me desanimou. Por favor, se alguém puder me ajudar SOCORRO, queria muito usar Linux Mint.
Olá @DalilaFraga, tudo bem contigo?
Dar mais detalhes sobre o seu setup vai ajudar a comunidade a ser mais objetiva nas respostas, não precisa se preocupar em o texto parecer “grande demais”. Se quiser, só comente com o link da discussão do Reddit que já ajuda.
O Linux Mint é um dos sistemas mais compatíveis disponíveis hoje, mas, no seu caso em específico pode ser interessante testar com outra distro só para ver o que acontece. Algo como o Ubuntu ou Fedora, só para ver se eles também enfrentam dificuldades.
Testar com outro pendrive ou simplesmente, tirar o Rufus da jogada e testar o Ventoy pode ser interessante também.
![]()