Problemas no instalador do Steam

Olá, formatei meu notebook recentemente, o processo foi bem sucedido. Porém, estou tendo problemas com o instalador do steam, ele não consegue realizar o download dos pacotes e aparece uma mensagem pedindo para checar minha conexão(Que está estável!!). Formatei meu computador principal duas vezes e tentei instalar, instalei o Linux mint em outra máquina da minha casa e está acontecendo o mesmo problema. Alguém sabe como resolver?

O Download também reinicia várias vezes durante o processo até aparecer a mensagem de erro.

Inicie o steam pelo terminal digitando
steam
e poste o resultado

Nota-se que na captura de vídeo que fiz da minha tela, o Download é congelado do nada. Após alguns minutos(parte que não gravei) ele é reiniciado.

https://drive.google.com/open?id=1cLabf8rUCf2btXWsYcEljuO2LtGmRT1Q

Olá @theoneaboveall você já chegou a testar se o mesmo erro ocorre na versão do site, ou na em Flatpak?

O steam-runtime está instalado?

Instalei por .deb, snap, flatpak, e todos dão o mesmo problema.

Apaguei o HD todo e reinstalei o sistema, só fiz baixar o instalador. Como sempre faço.

Cara, quando vai postar log, usa um pastebin. Assim fica osso pra ler e responder.

Já removeu ou renomeou a pasta do Steam para qualquer coisa como _steam_bkp por exemplo, pro Steam tentar puxar os arquivos do zero novamente?

Qual sua Distro, Ubuntu?

Se for o Ubuntu, antes de qualquer coisa instale o restricted extras. Feche o Steam antes:

Via Terminal:

sudo apt-get update
sudo apt-get install ubuntu-restricted-extras

Acho que a Steam está com algum problema ultimamente. No meu PC ela começa a baixar o update e trava em algum lugar (sem mostrar nenhum erro, só para de baixar). Aí eu fecho o programa e abro novamente, então ela abre sem mostrar update nenhum e funciona normalmente. Estou empurrando esse problema há alguns dias assim kkkk

1 curtida

Aqui está normal, baixa os updates de boa, eu uso Manjaro Linux

Instala o restricted e vê se melhora

Agora que cheguei em casa, dei uma pesquisada, então faz o seguinte:

Dá um purge no steam, não sei como está o nome do pacote no Ubuntu mas pode ser mais ou menos assim:

sudo apt-get purge steam

Faça upgrade no sistema e instale o restricted extras, se não estiver instalado:

sudo apt-get update
sudo apt-get dist-upgrade
sudo apt-get install ubuntu-restricted-extras

Renomeie a pasta .steam do seu usuário para qualquer outro nome, por exemplo:

mv ~/.steam ~/_steam_bkp

Instale o Steam:

wget https://steamcdn-a.akamaihd.net/client/installer/steam.deb
sudo dpkg -i steam.deb
sudo apt-get -f install

Finalmente, depois de testar e se estiver funcionando corretamente, copie seus jogos para a nova pasta (se você tiver os jogos ainda):

cp -rfv ~/_steam_bkp/steam/steamapps/common/* ~/.steam/steam/steamapps/common/
cp -rfv ~/_steam_bkp/steam/steamapps/*.acf ~/.steam/steam/steamapps/

Poste aqui os seus resultados

Também uso o Manjaro. Eu até abri a Steam pelo terminal mas não tinha nenhum update a ser baixado e iniciou normal. Talvez ela tenha conseguido baixar e instalar o update mas bugou e ficou travado naquela mensagem nas outras vezes, não sei. Vou esperar outro update e ver se esse problema continua.

1 curtida

Pelo que eu pesquisei não parece ser realmente um problema a ser consertado. As pessoas estão dizendo que resolveu sozinho depois de um tempo ou após reiniciar o computador. Pode ser um problema de DNS ou de rotas, do server deles etc. Experimenta usar outro DNS manualmente ou, se usa internet wireless, conecta no cabo, se possível.

Em meu Manjaro, instalei o pacote steam-manjaro que, consequentemente também usa como dependência o pacote steam-native e também o pacote game-devices-udev, que por sua vez fornece o pacote steam-native-runtime.

Desta forma posso usar o Steam com as bibliotecas nativas do Manjaro e ao mesmo tempo sem quebrar as bibliotecas Steam (runtime).

Pode pegar algumas informações no link de Solução de problemas para o Steam do Arch

Pelo que ví neste comentário, o Steam do Manjaro funciona diferente do Steam do Arch e parece que o esquema é melhor.

Sobre o link que achou, faz sentido, pois dependendo do DNS, fica ruim para o programa.

Eu configurei aqui o DNS 1 com 8.8.8.8 (Google) e DNS 2 com 1.0.0.1 (CloudFlare) e ficou ótimo pra mim.

1 curtida

Eu vi aqui que eu tinha instalado o steam-manjaro, o steam-native é, na verdade, uma dependência opcional. Eu acabei de instalar o steam-native também, vamos ver se melhora, parece que tem até uma melhora no desempenho dos jogos hehe. Valeu pela dica :slight_smile:

1 curtida

Sim, melhora bastante o FPS e, de todas as Distros que testei o melhor para jogar com "FPS nativo" é o Manjaro.

Mas aí vai mais uma dica, para quando algum jogo no Manjaro parar de funcionar por causa de biblioteca. Se o jogo reclamar que não existe a biblioteca ou que precisa de uma versão da biblioteca em especifico, basta copiar a biblioteca para a pasta lib do jogo ou fazer com que o sistema reconheça a biblioteca como parte do mesmo, mesmo sem estar instalado.

Por exemplo, um tempo atras um dos meus jogos favoritos, o BadLand parou de funcionar e executando via Terminal, descobri o erro:

./badland: /usr/lib/libcurl.so.4: version `CURL_OPENSSL_3' not found (required by ./badland)

Também acusava falta do arquivo "libpng12.so.0"

No manjaro, para resolver o problema do arquivo libpng12.so.0, basta instalar o pacote para a versão 64:

sudo pacman -S community/libpng12

Para o libcurl, o Manjaro contém uma versão mais nova do mesmo mas, o próprio Steam já tem o libcurl necessário para o jogo BadLand.
Então a solução é: Copie a versão 64 do libcurl do proprio Steam para a pasta raiz do jogo BadLand:

cd ~/.local/share/Steam/steamapps/common/BADLAND
cp -rfv ~/.local/share/Steam/ubuntu12_32/steam-runtime/amd64/usr/lib/x86_64-linux-gnu/libcurl.so.4.2.0 libcurl.so.4

Este esquema do jogo BadLand é só um exemplo do que se pode fazer com um Steam mesclado, como o steam-manjaro + steam-native
Dá pra resolver os mesmos problemas de várias formas, basta analisar a situação e fazer o que for mais fácil no momento.

Acho que não vou largar o Manjaro tão cedo… hahaha :grin:

1 curtida

Consegui resolver o problema, era com o DNS mesmo. Vlw aí!!!

1 curtida