Problemas no driver de video gt730

tenho esse erro:
nvidia-dkms-390
nvidia-driver-390
E: Sub-process /usr/bin/dpkg returned an error code (1),
vi algumas coisas e parece que não suporta a placa, vou ter que usar o open source, porem perco desempenho, oque posso fazer ?

Existem diferentes tipos de GT 730. Identifique qual é o PCI ID da sua e vê se dá para usar um driver mais recente.

isso pode ajudar eu acho

A sua PCI ID é a 0F02, nesse caso você deve usar os drivers legacy 390.xx mesmo.

O problema que você está encontrando é que o dpkg está com problemas ao instalar o driver. Pode ser algum conflito de dependência.

Tente rodar esses comandos em ordem:

sudo dpkg --configure -a
sudo apt-get clean
sudo apt-get update
sudo apt-get remove --purge nvidia-*
sudo apt-get autoremove
sudo apt install nvidia-graphics-drivers-390

nenhum deles deu certo, o erro continua:
nvidia-dkms-390
nvidia-driver-390
E: Sub-process /usr/bin/dpkg returned an error code (1),
bom o jeito é ficar no outro modo grafico, acho q o linux é mais compativel com as gpu integrada.

Isso é culpa do Ubuntu, não do Linux. É um problema do dpkg. Tente rodar esses comandos:

sudo apt-get remove --purge nvidia-*
sudo apt-get autoremove
sudo apt-get autoclean
sudo rm -rf /etc/X11/xorg.conf
sudo find /etc/modprobe.d/ -type f -name ‘*nvidia*’ -delete
sudo dkms remove all
sudo dkms build nvidia-390
sudo dkms install nvidia-390
sudo apt-get update
sudo apt-get install nvidia-graphics-drivers-390
sudo dpkg-reconfigure nvidia-driver-390
sudo apt-get remove --purge ‘^nvidia-.*’
sudo apt-get autoremove
sudo apt-get autoclean
sudo rm -rf /etc/X11/xorg.conf
sudo find /etc/modprobe.d/ -type f -exec grep -ilZ ‘nvidia’ {} ; | xargs -0 rm -f
sudo find /lib/modules/$(uname -r) -type f -name ‘*.ko’ -delete
sudo update-initramfs -u

Depois vê se está tudo certo rodando:

lsmod | grep nvidia

parece que o pacote não existe

o jeito é voltar pro win ksksk

O 390 já foi descontinuado faz tempo já(na versão 20.04 do Ubuntu creio que foi a última ou foi a 18.04)
Daí pra frente tem que usar o opensource mesmo (aguentar o sofrimento kkk)

quem vai sofrer é outro ksks, vlw povo

2 curtidas

Sua placa de arquitetura Fermi só suporta até o driver 390 mesmo. E esse driver antigo (bem como os anteriores) tende a apresentar erros de compilação com as versões mais recentes do kernel. Esse tipo de problema é extremamente comum.

Isso não é culpa do Ubuntu e nem do Linux, mas da Nvidia. O Ubuntu ainda está tentando fazer milagre por manter esse driver antigo nos repositórios (boa parte das distros já largaram). Por sinal, você errou o nome do pacote (não é nvidia-graphics-drivers-390, mas nvidia-driver-390). Recomendo que tente instalar por meio da ferramenta gráfica de drivers do Ubuntu (basta pesquisar por “drivers” para encontrá-la).

Por sinal, por mais que o pacote esteja sim disponível no Ubuntu Jammy (22.04 LTS), isso não quer dizer que funcionará ou continuará funcionando. Como mencionei, erros de compilação são comuns conforme versões mais recentes do kernel são inseridas.

Minha recomendação seria que você continuasse com o driver open source Nouveau caso deseje usar Linux. Você nem precisaria se preocupar com a perda de desempenho, pois a arquitetura Fermi da sua placa já resultaria em péssimo desempenho em jogos (muito abaixo do Windows) de qualquer forma, tendo em vista que não tem suporte à API Vulkan (o que impede o uso do DXVK). E isso quando os jogos rodassem, porque boa parte nem abriria…

Enfim, se você deseja jogar nessa máquina, precisa continuar no Windows. Se quiser usar Linux para esse fim, será necessário trocar a placa de vídeo. E, dessa vez, compre AMD (é sempre bom evitar Nvidia). :wink:

1 curtida

eu li tudo ksks, talvez uma rx ressolva

Não seria o caso de manter o kernel em uma versão anterior que ainda tenha suporte ao driver proprietário e atualizações de segurança? Por exemplo, manter-se na 5.15 ou 6.1?

e não da problema ?, tipo o sistema ficar vulneravel ?

Então, cada versão de kernel tem uma data de fim de suporte. Se vc se mantiver em uma versão de longo tempo de serviço, continuará tendo as atualizações de segurança. Em kernel.org vc pode ver todas as versões. Atualmente são as seguintes:

Versão Mantenedor Lançamento Estimado FDS*
6.6 Greg Kroah-Hartman & Sasha Levin 2023-10-29 Dez, 2026
6.1 Greg Kroah-Hartman & Sasha Levin 2022-12-11 Dez, 2026
5.15 Greg Kroah-Hartman & Sasha Levin 2021-10-31 Dez, 2026
5.10 Greg Kroah-Hartman & Sasha Levin 2020-12-13 Dez, 2026
5.4 Greg Kroah-Hartman & Sasha Levin 2019-11-24 Dez, 2025
4.19 Greg Kroah-Hartman & Sasha Levin 2018-10-22 Dez, 2024
  • FDS: Fim de suporte

Claro que mantendo-se em uma versão anterior, vc não vai ter as novidades. Mas se o seu computador é antigo, vc não poderia aproveitar muitas delas mesmo…

é nessa hora que o grafico integrado salva ksks

Manter o kernel em uma versão mais antiga de fato poderia funcionar. Contudo, o driver proprietário geralmente é necessário por razões de desempenho (para quem deseja jogar ou trabalhar com CUDA). E, no caso dessa placa, por limitações da arquitetura, a experiência seria terrível mesmo com ele instalado. :frowning:

Se a atividade do @OrlyonBR envolver jogos, a única alternativa é manter o Windows (ou trocar de placa de vídeo).

Se for para uso cotidiano, não há necessidade de instalar o driver proprietário no Linux (é até melhor continuar com o Nouveau para evitar dores de cabeça).

sabe o http://slither.io/ mano parece que ta rodando num meio core, super trava ksksk, mas por hora vou ficar no win mesmo, assim que possivel pego uma rx usada :+1:

Segundo o site da nvidia sua placa de video e suportada pelo driver 470 o 390 e para placas da serie 500 What's a legacy driver? | NVIDIA

sudo apt install nvidia-driver-470
1 curtida

Não suporta. O PCI ID dele é 0F02, o único suportado é o 0FC9. Como eu falei antes:

2 curtidas