Problemas na hora de instalar o linux em um computador HP

bom dia pessoal!
recentemente me surgiu a necessidade de instalar um sistema linux no meu computador, após baixar o ubuntu e criar um pendrive, iniciei o meu computador apertando f9 e apareceu uma tela preta com algumas opções de instalação. Para minha surpresa, após clicar em uma dessas opções, não aconteceu absolutamente nada, o computador continuou ligado mas sem dar continuidade à instalação. Tentei trocar o pendrive mas não resolveu, tentei baixar outra versão do sistema e até mesmo outras distribuições linux como debian e o mint, mas o problema permaneceu. Creio que o problema esteja relacionado com as configurações de boot ou algo do gênero, mas não tenho certeza, a foto que sege é genérica (peguei na internet) mas é basicamente a mesma coisa que aparece para mim. Como posso resolver isso ?
o meu notebook é um HP envy x360, com processador amd ryzen 5.

Pode ser algo relacionado ao “secure boot” ou a prioridade de boot para o windows, essas coisas vc muda na bios, da uma olha ai.

O estranho é no Mint essa tela so aparece depois de instalado o sistema, no pendrive bootavel ele inicia direto em modo live, a mesmo coisa com o ubuntu.
So no Debian que aprece algo nesse estilo.

eu já desativei o secure boot e coloquei a ordem de prioridade de boot da maneira como deveria, mas mesmo assim não consigo fazer meu computador começar o processo de instalação de um sistema linux

1 curtida

eu dei uma pesquisada em alguns fóruns e descobri que o fedora 31 roda nessa minha máquina, existe uma explicação teórica do porque que eu não entendi muito bem pois ainda sou um iniciante nesse mundo linux, mas segue a explicação para quem tiver interesse

Se possível, faz um teste com o Manjaro, só para verificar se vai dar boot (por usar uma estrutura totalmente diferente da base Debian):

https://osdn.net/dl/manjaro/manjaro-kde-18.1.3-191114-linux53.iso

Visto que tentou com Debian, Ubuntu e Mint e não iniciou.

Basicamente falaram que a BIOS do seu notebook tem uma tabela dos valores ACPI que o kernel linux não consegue entender. Provavelmente as últimas versões do kernel tenham uma solução alternativa.

Acho que a briga dos desenvolvedores vai ser decidir se a BIOS da HP que está bugada, ou se o código do Kernel que estava errado esse tempo todo.