Problemas inicialização linux mint

Pessoal bom dia. Tenho um linux mint instalado em um ssd externo que funcionava normalmente, até que um dia não sei por eu ter atualizado o grub (já que eu tenho um outro linux instalado em um HD interno) ele começou a “agarrar” a inicialização no meio do caminho igual está na figura:

Há tb a variante:

Depois que termina o 1min e 30 seg do job ou ele continua a inicialização com sucesso ou cai na seguinte tela:

Quando não cai nela e inicia normalmente, ele fica com alguns problemas, por exemplo, se eu abaixo a tela do notebook, em vez de entrar em suspensão, ele cai na proteção de tela que fica as horas porém trava na imagem e o note começa fazer barulho nas ventoinhas. Quando isso acontece nem o alt+f2 funciona nem ctrl+alt+backspace. A única forma de reiniciar é pelo alt+printscreen+b ou o. Ou apertando o reset obviamente. Algumas vezes tb quando iniciava normalmente e eu mandava desligar no fim do dia simplesmente travava (acho que o cursor continuava funcionando). E sempre que eu mandava suspender travava tb da mesma forma quando abaixava o monitor.
Já quando acontecia de nem iniciar mas cair no emergency mode, eu tentava dar fsck /dev/sdb5 (é aonde está meu ssd) só que o retorno era que estava montado. Se eu tentava desmontar com umount /dev/sdb5 dizia que “o alvo está ocupado”:

Eu tentei entrar tb no journactl, mas tem muitas páginas, eu até tirei print dos aparentes erros se alguém quiser eu posso postar aqui.

1 curtida

Rapaz, esse erro aí me ocorria quando por algum motivo duas distros Linux compartilhavam a mesma swap, e cada vez que você dá boot, elas mudam o UUID da swap. Acredito que a forma mais simples de resolver seria desabilitando a swap em uma das duas.

1 curtida

Como eu desabilito?

1 curtida

Se vc está fazendo conforme o @Kobreq suspeita que pode ser, então, cara coloca zram no OS externo e desativa a swap dele, a zram faz uma swap falsa na memória RAM, não é a mesma coisa, mas quebra um galho bacana, quando se quer economizar armazenamento.

Desabilitar é fácil:

Na saída do lsblk, o nome da swap está marcado com um [SWAP] no ponto de montagem. Então, é só passar pro swapoff como no exemplo.

1 curtida

Depois de desabilitar a swap no fstab.
sudo apt install zram-config
Habilita a zram, tem que reiniciar.
Após reiniciar digite free -h e olhe se tem swap se tiver a zram esta ativada.

Inclusive o @Kobreq esta usando zram, ala, “zram0”.

O lsblk deu o seguinte retorno falando apenas de swap no interno:

AME MAJ:MIN RM   SIZE RO TYPE MOUNTPOINTS
sda    8:0    0 931,5G  0 disk 
├─sda1
│      8:1    0   2,9G  0 part [SWAP]
├─sda2
│      8:2    0   477M  0 part /boot/efi
├─sda3
│      8:3    0     1M  0 part 
└─sda4
       8:4    0 928,2G  0 part /
sdb    8:16   0 465,7G  0 disk 
├─sdb1
│      8:17   0   3,7G  0 part /media/usurario/Linux Mint 21_3 Cinnamon 64-bit
├─sdb2
│      8:18   0   1,9G  0 part 
├─sdb3
│      8:19   0     1K  0 part 
└─sdb5
       8:21   0 460,1G  0 part /media/usurario/dc313df5-1882-4737-877b-662981592368

Porém no app discos aponta o sdb2 como swap tb. Ao dar o comando sudo swapoff /dev/sdb2 veio o seguinte retorno:
swapoff: /dev/sdb2: swapoff falhou: Argumento inválido

1 curtida

Atualizar o grub de uma versão não deve interferir o grub de outra versão. Só o fato de você conseguir iniciar o sistema correto (no hd) indica que está tudo certo a nível de grub.

Porém a unidade que falha é indicação que havia alguma partição usada na sua instalação que foi removida ou reformatada. Provavelmente na instalação do outro sistema operacional foi usada uma partição que também era usada pela sua instalação do hd, provavelmente a swap como o colega falou.

Se foi a swap, então o sistema deveria conseguir iniciar mesmo após a mensagem de erro, com vc apertando o Ctrl+D quando indicado.

Se foi outra partição que era montada automaticamente, mas não era indispensável ao sistema, você, ao conseguir iniciar a distribuição, deve reconfigurar o comportamento para não montar na inicialização. Se a instrução está no /etc/fstab vc deve comentar a linha que indica o UUID com problema (começa com CEF9). Se a montagem ocorria pelo SystemD, não sei como desabilitar. (Talvez seja desativar o serviço responsável?)

1 curtida

O swapoff somente desativa o swap que já está ativo e em funcionamento. Ele não funciona de forma persistente.

1 curtida

Para desativar, remova do /etc/fstab

1 curtida

Atualizar o grub de uma versão não deve interferir o grub de outra versão. Só o fato de você conseguir iniciar o sistema correto (no hd) indica que está tudo certo a nível de grub.
Porém a unidade que falha é indicação que havia alguma partição usada na sua instalação que foi removida ou reformatada.

Estranho, eu formatei meu HD mas havia desconectado o SSD que tá dando problema antes de iniciar o processo (o SO do SSD ainda estava funcionando bem). Formatei e instalei o linux no HD via pendrive. Porém ao inserir depois o SSD notei que ele obviamente não apareceia no grub. Dei full-upgrade e update-grub no SO do HD para que a opção de escolher o SSD voltasse a ficar disponível. Foi depois disso que começou a dar esse problema. (Não sei precisar se foi logo depois)

Se foi a swap, então o sistema deveria conseguir iniciar mesmo após a mensagem de erro, com vc apertando o Ctrl+D quando indicado.

Se eu dou ctrl+D ele trava. Aliás, aproveitando a oportunidade, como eu saio do emergency mode e reinicio? Se eu dou poweroff, ou “shutdown -h now” ou reboot ele não desliga nem reinicia.

Se foi outra partição que era montada automaticamente, mas não era indispensável ao sistema, você, ao conseguir iniciar a distribuição, deve reconfigurar o comportamento para não montar na inicialização. Se a instrução está no /etc/fstab vc deve comentar a linha que indica o UUID com problema (começa com CEF9).

No meu HD o “cat /etc/fstab” retorna:

\# /etc/fstab: static file system information.
\#
\# Use 'blkid' to print the universally unique identifier for a
\# device; this may be used with UUID= as a more robust way to name devices
\# that works even if disks are added and removed. See fstab(5).
\#
\# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>
\# / was on /dev/sda4 during installation
UUID=a1eb7fb6-2ad9-4172-929f-ce1e23ac81ab /               ext4    errors=remount-ro 0       1
\# /boot/efi was on /dev/sda2 during installation
UUID=F902-A2C1  /boot/efi       vfat    umask=0077      0       1
\# swap was on /dev/sda1 during installation
UUID=22c7384b-06eb-4075-aa45-18ef906db486 none            swap    sw              0       0

E no SSD retorna:
\# /etc/fstab: static file system information.
\#
\# Use 'blkid' to print the universally unique identifier for a
\# device; this may be used with UUID= as a more robust way to name devices
\# that works even if disks are added and removed. See fstab(5).
\#
\# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>
\# / was on /dev/sdb5 during installation
UUID=dc313df5-1882-4737-877b-662981592368 /               ext4    errors=remount-ro 0       1
\# /boot/efi was on /dev/sda1 during installation
UUID=CEF9-E89C  /boot/efi       vfat    umask=0077      0       1
\# swap was on /dev/sdb2 during installation
UUID=1844f95f-2d04-497d-affe-26c4cfcbd31b none            swap    sw              0       0

Vou comentar então a linha que vc falou e ver o que acontece.

Se a montagem ocorria pelo SystemD, não sei como desabilitar. (Talvez seja desativar o serviço responsável?)

Por falar em SystemD, no SO do HD eu adicionei 2 linhas no meu /etc/systemd/resolved.conf, uma com DNS= e outra com FallbackDNS=. Depois dei um “sudo systemctl restart systemd-resolved” não sei se isso pode ter influenciado no problema do SSD. Além disso dei em ambos, tanto no SSD quanto no HD um sudo apt remove ungoogled-chromium que eu tinha tentado instalar sem sucesso porque precisava de um monte de biblioteca (acredito que não tenha nada a ver pois só esse arquivo foi removido e além do mais o HD tb estaria com o mesmo problema.)

Desculpe por me ater a tantos detalhes mas por ser iniciante eu nunca sei com certeza se uma coisinha pode influenciar em outra. Vou comentar o CEF9 e ver o que dá.

1 curtida

É, aparentemente resolveu, tanto o problema da inicialização quanto o da suspensão. Um muito obrigado a todos que me ajudaram

1 curtida

É FSTAB tmb, a diferença é que toda vez que alterar o FSTAB tem que fazer reload do systemd.

1 curtida

De alguma forma o bootloader da instalação de um disco foi parar no outro. Daí quando vc alterou a partição efi do outro disco, criou esse problema.

A princípio não tem problema usar o sistema sem partição /boot/efi montada. O problema pode acontecer quando houver atualização de versão do grub e ele tentar se reinstalar novamente, mas certamente não vai parar de funcionar por conta disso.

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.