Problemas executar arquivos java no ubuntu

Ola,

Estou tentando migar do windows para o linux e como advogado, preciso assinar arquivos para ingressar com processo eletronico nos tribunais.

Consegui configurar com um pouco de dificuldade o meu certificado digital e estou conseguindo acessar praticamente todos os sistemas dos tribunais do Brasil.

Ocorre que em alguns tribunais a assinatura é realizada atraves da execução de arquivo ponto “jar”, o que não esta sendo possivel na minha instalação do ubuntu 18.04.

Quando abaixo o arquivo do assinador, ao clicar nele é executado o gerenciador de compactação. Ao tentar o comando “Abrir com”, não aparece a opçao do Java, portanto não consigo executa-lo.

Esta é a ultima etapa que falta para que possa abandonar o Windows de vez e se algum puder me ajudar, agradeço imensamente.

O link de um dos assinadores que estou tentando acessar é Assinador TJTO para Microsoft Office Word 2007

Estou utilizando o oracle java e fiz a instalação através do tutorial do link https://disq.us/url?url=https%3A%2F%2Fubuntuforum-br.org%2Findex.php%2Ftopic%2C110854.msg615489.html%23msg615489%3AKv289OhQkvv1E7iGQRnVhxEMQJ8&cuid=973726

Obrigado

1 – Antes de criar um tópico, use a busca e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Caso não encontre a resposta exata, utilize um dos tópicos existentes. Tópicos repetidos podem ser apagados caso a moderação ache necessário;

2 – Deixe claro o assunto do tópico no título. Títulos como “preciso de ajuda”, “alguém sabe…” podem fazer com que o tópico em questão seja fechado e/ou apagado.

3 – Títulos criados com palavras escritas em LETRA MAIÚSCULA não são aceitos;

4 – Não se deve criar tópicos ou posts, cujo título não faça relação com o conteúdo;

5 – Não crie tópicos para ofender ou denegrir alguém.

1 curtida

Então clique com o botão direito no arquivo, vá em Propriedade -> Permissões -> Permitir a execução do arquivo como um programa

Já fiz isso e quando aperto “abrir com” não aparece a opção de executar com java

Para executar aplicativos Java você só precisa do Java Runtime Environment (JRE) e pode instalá-lo usando o comando abaixo nas distribuições baseadas no Ubuntu:

sudo apt install default-jre

Mesmo com o Java instalado, as vezes executar um aplicativo Java não é tão simples quanto clicar duas vezes no ícone. Você pode precisar seguir alguns passos.

Clique com o botão direito no aplicativo e vá em propriedades.

Agora no menu de propriedades abra a guia “Permissões”. Ative a caixa de seleção “Permitir a execução deste arquivo como programa”.

Entretanto, as vezes, mesmo se você tiver o JRE instalado e a permissão de execução definida, em algumas versões mais antigas do Ubuntu, o arquivo Jar não será executado. Aqui está uma correção para isso.

Clique com o botão direito do mouse no arquivo .jar e escolha a opção “Abrir com outro aplicativo”:

image

Agora, na próxima tela, selecione a opção Mostrar outros aplicativos:

image

Em outros aplicativos, se você não encontrar a opção para Java, você provavelmente não possui o JRE instalado no sistema. Normalmente, você deve poder ver a opção Abrir com OpenJDK Java x Runtime. Selecione-o e execute-o com êxito.

image

Agora você pode iniciar o aplicativo, AndroMouse no meu caso. Você pode ver que ele funciona sem problemas.

FONTE: How to Run Jar File in Ubuntu Linux

2 curtidas

Faça assim:
sudo apt install openjdk-11-jre
java - jar “diretório do arquivo”

1 curtida

A sintaxe do java é assim:

~$ java
Uso: java [-options] class [args…]
(para executar uma classe)
ou java [-options] -jar jarfile [args…]
(para executar um arquivo jar)

Exemplo:
java -jar /home/$USER/Downloads/AssinadorTJTO.jar

Bom dia. Desculpe a demora para responder, mas estou colocando o trabalho em dia.
Vou tentar todas as soluções acima e volto para posicionar se funcionaram.
Agradeço imensamente.

Quando tem espaço no nome para que o comando entenda que tem um espaço é preciso colocar entre “aspas duplas”.
java -jar “/home/$USER/Downloads/Assinador TJTO.jar”
Observe o espaço entre Assinador e o TJTO.

Deu certo! Problema resolvido. Agradeço imensamente a ajuda!!!

1 curtida