Opa. Bom dia. Quero vim compartilhar um situação muito peculiar e eu não sei se eu sou o único nessa jogada. Eu anteriormente eu tinha feito um post parecido sobre tela preta piscando no Windows, mas este aqui em questão. Eu irei oferecer mais detalhes e talvez possa ser hardware não sei
Eu tinha antiga configuração antes de trocar para AMD4 no qual era:
FX-8350
Vídeo integrado Nouveau (chipset)
RX 580 (A mesma que eu uso hoje)
Nesse momento. Eu tinha mais do que 2 dualboot se não me engano. Windows e outras distrolinux
Funcionava normalmente. Fazia minhas atividades entre os dois sistemas tranquilamente. Chegou um belo dia que eu perdi placa mãe porque a VRM dela esquentou demais, mas o resto tava tudo intacto
Troquei para um AMD4. E estou usando a mesma placa de vídeo
No Windows tenho vários artefatos e glitches quando a minha placa de vídeo é usada: Artefatos, janelas enlouquecidas, triangulos brancos aparecendo do nada, tela piscando, qualquer tipo loucura que você pensar. E com uma mensagem do sistema de crash da AMD
No Linux qualquer distro na verdade (Já testei o Mint, Nobara e o Archlinux que eu estou usando agora)
Passo várias horas usando o PC com a minha placa de vídeo ativa: Editando vídeo usando ela, jogando jogos até que bem pesados (VRChat, emulação, vários jogos da Steam). E até fazendo minhas lives. E nunca cheguei ter a sequer ter a experiência que tive com o Windows
Abaixo está minhas informações sobre minha mobo e specs:
Minha Mobo:
Handle 0x0002, DMI type 2, 15 bytes
Base Board Information
Manufacturer: ASUSTeK COMPUTER INC.
Product Name: PRIME A520M-A II
Version: Rev X.0x
Serial Number: 250860685500026
Asset Tag: Default string
Features:
Board is a hosting board
Board is replaceable
Location In Chassis: Default string
Chassis Handle: 0x0003
Type: Motherboard
Contained Object Handles: 0
Handle 0x0021, DMI type 10, 6 bytes
On Board Device Information
Type: Video
Status: Enabled
Description: To Be Filled By O.E.M.
Handle 0x0027, DMI type 41, 11 bytes
Onboard Device
Reference Designation: Onboard IGD
Type: Video
Status: Enabled
Type Instance: 1
Bus Address: 0000:00:02.0
Minha GPU:
Minha GPU01:00.1 Audio device: Advanced Micro Devices, Inc. \[AMD/ATI\] Ellesmere HDMI Audio \[Radeon RX 470/480 / 570/580/590\]
Meu processador
Ryzen 5 PRO 3400G
Coisas que eu já fiz no Windows:
- Já realizei um cleanup no drivers instalado pelo Windows usando o AMD Cleanup Utility
- Já fiz undervolt, mas o driver crasha e volta para o valor padrão
- Já usei uma versão antiga como o Windows 8.1 e lá acontece um artefatos até piores do que o Windows 10
A única coisa que faz o Windows ser utilizável nessa situação é usar o driver genérico de vídeo, mas não é isso que eu quero. Bom, eu preciso do WIndows para coisas muitas especificas. Como o Photoshop ou fazer algo no VRChat no qual é muita gambiarra com versões especificas do Proton desenvolvidas pela comunidade etc
Alias. Desculpe pelo meu padrão aqui no forúm. Normalmente só entro para apresentar problemas e problemas. Na realidade, eu só busco forúm quando eu tenho um problema, e quando é algo muito especifico, eu crio um post
Espero que compreenda, e fiquei esperando por uma resposta