Olá a todos, sou um usuário iniciante de Linux, baixei os pop a duas semanas em um MINIPC apenas para me acostumar e então migrei para o meu PC principal, ontem. Tentei jogar Dark Souls, Hogwarts Legacy, Ghostrunner e Minecraft, o minecraft foi o único que rodou como deveria. Os outros jogos rodaram como se estivesse em Slow motion, que torna impossível jogar. Eu atualizei os drivers manualmente, via terminal e verifiquei em ‘‘ Programas e Atualizações ‘‘, todos drivers estão atualizados. Observação: Eu era um usuário Windows 11 anteriormente e todos os jogos funcionavam corretamente nele. Podem me ajudar, por favor?
Olá, a todos eu consegui resolver a questão por conta própria, eu havia descoberto o problema há 5 dias atrás, no entanto, não consegui resolve-lo por conta própria, eu baixei uma série de pacotes ( via terminal ) e também instalei os drivers 3D da Nvidia (via terminal), como faz uns 5 dias, eu já esqueci os comandos e também mudei de distro do Pop os para o Manjaro.
E deu certo mudar de distro?
Nvidia não anda se dando muito bem com Linux não. Falo porque uso uma 2060 e ela às vezes entrega um desempenho não tão bom.
Minha distro é base manjaro / arch, no caso uso Big Linux.
Deu certo, sim. Sendo sincera, migrar para o manjaro foi bem ariscado, já que eu só tinha ficado algumas semanas nas variações do ubuntu e ele próprio (ubuntu, mint, zorin e o pop os), me familiarizei com os comandos mais básicos, e fiquei revoltada com o desempenho no Genshin Imp. e no CS2 nessas distros, eu dei a louca e migrei de distro pro manjaro, com o objetivo de ir para o Arch depois de estudar o suficiente para lidar, embora eu tivesse pensado em ir pro Cachy OS. Durante a migração de OS, eu achei que o Manjaro seria mais difícil de lidar, ela foi a distro que eu mais usei o terminal. Uma observação, enquanto eu usava o Windows 11, CS 2 rodava a 20 fps, no manjaro, ele roda pelo menos a 60 fps, com os gráficos no mínimo.
o pop os foi lançado muito cedo, provavelmente esperando abocanhar uma parte dos descontentes com o windows 11. mas tem muita coisa para melhorar. a system76 tá lançando modificaçṍes a granel, como canto arredondado, fundo fosco e outras bobaginhas que não se justificam como lançamento. já devia vir tudo junto.
creio que estaria num alfa desejando ir pro beta 1 e olhe lá. tem muito caminho pela frente
É, o ganho de FPS, sem considerar a qualidade dos gráficos, é extremamente nítido. Realmente o Linux faz a diferença em 99% dos casos.
Eu testei o POP com Cosmic e, de fato, senti que deveriam tê-lo polido mais. A interface, em si, achei bastante mau lapidada. Tem muitos mais pontos positivos, sim. Mas denota-se que há muito chão pela frente.
Arch Linux tem se mostrado uma excelente alternativa para quem pretende jogar, isso é um fato consumado e sacramentado pela própria Valve que usa base Arch no Steam OS.
Eu já testei varias distro para jogar(Mint, Ubuntu, Debian, Zorin e o PopOS). O que melhor rodou os jogos que eu jogo foi o Debian 13.
Mint: Da versao 22.2 em diante ficou horrivel a compatibilidade com drivers de video. Creio que seja por ele atualizar muito o kernel.
Ubuntu: Vem com muita coisa inutil rodando em background.
Zorin: Performace excelente, tem a versao que já tem o driver da nvidia instalado. Mas a interface grafica dele eh muito zuada, para customizar menu iniciar tem que comprar o premium, e eu notei que ele faz conexoes quando entra em repouso.
PopOs: Usei a versao anterior e ele sem rodar nada usava 4gb de ram.
O Debian 13 com a interface cinnamon é a que teve melhor desempenho, KDE Plasma ele buga certas coisas e da trabalho colocar p funcionar, Gnome funciona bem mas a interface eh horrivel e pouco produtiva, Cinnamon so funciona bem se usar a placa integrada(Bug do cinnamon) pois se usar a nvidia como dedicada ele da uma zuada na interface e fica lento. Dai eu uso a integrada p uso geral e para jogar, eu coloco um comando para usar a nvidia. Esse problema nao ocorre com o gnome.
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.