Problemas drive gt 730 fermi gf 108 2 gb ddr3

Olá pessoal!
Estou tentando migrar para o Linux faz um tempo, mas sempre enfrentei problemas com drivers. Tenho dois computadores e notei um comportamento que não faz sentido pra mim.

PC principal (onde tenho problemas):

• i5 2500s

• 16 GB RAM

• GT 730 (arquitetura Fermi)

• SSD

PC secundário (funciona melhor no Linux):

• i3 3220

• 8 GB RAM

• SSD

Ambos usam SSD, porém o PC com i3 roda Linux muito melhor que o PC com i5, aparentemente por causa da placa de vídeo. Sempre tive problemas ao tentar instalar drivers no PC principal:
– tela preta após reiniciar
– sistema quebrado depois de instalar o driver
– necessidade de reinstalar tudo várias vezes

Pesquisando bastante e usando Copilot/ChatGPT, descobri que minha GT 730 (Fermi) não tem mais suporte nos kernels recentes, e que isso provavelmente causa todos esses problemas.

Minha dúvida:

Existe alguma solução real para esse problema?
Será que minha placa virou “lixo eletrônico” para uso no Linux?
Tenho medo de ficar preso no Windows, porque quando o suporte acabar, o sistema fica inseguro para máquinas antigas.

A única solução que encontrei foi usar distribuições antigas. Testei até o Linux Mint 20, mas o desempenho em jogos (ex.: Minecraft) ficou muito pior que no Windows.

Resumo:

Quero finalmente migrar de vez para o Linux, uso por liberdade e gosto especialmente do Debian com GNOME. Gostaria de saber:
O que posso fazer nessa situação para usar meu PC principal no Linux com desempenho decente? Existe alguma saída sem depender do Windows?

Obrigado!