Estou enfrentando problemas, possivelmente, no meu driver de vídeo e depois de muito pesquisar resolvi abrrir esse tópico visto que estou quase desistindo.
A placa de vídeo é uma ASUS 1060 6Gb,
Problema:
Tela muda para resolução 800x600 ao iniciar algum jogo lutris ou wine;
Após isso ocorrer se o computador é desligado ele retorna sem vídeo (sem sinal de video no monitor após o boot) e é necessário reinstalar o nvidia-driver-415 para a tela voltar a funcionar.
Nem sempre ao abrir um jogo o problema ocorre.
obs1:Tenho serviço de Teamvierwe no celular e consigo acessar o PC por esse serviço. Nessa condição ele detecta o monitor Xscreen0 e mais nenhum e não é possível alterar a resolução,
obs2: Por um problema no kernel que não consegui resolver não é possível usar o console tty. Ao digitar o usuário e apertar enter não é possível adicionar senha (!). Me parece um problema do kernel 4.15.0-45 que só piora minha situação.
Já tentei instalar o driver 415 da nvidia pelo PPA, pelo site e pelo ubuntu-drivers, o resultado é o mesmo. Minha última tentativa foi instalar o 410, mas, mais uma vez, o resultado foi o mesmo.
Já realizei mais de 10 reinstalações do driver. E estou me irritando pois quase sempre que ligo o PC preciso reinstalar o driver de vídeo.
Realizo a reinstalação do driver sa seguinte forma: