Problemas de vídeo - Nvidia Driver

nvidia
ubuntu

Bom dia a todos,

Estou enfrentando problemas, possivelmente, no meu driver de vídeo e depois de muito pesquisar resolvi abrrir esse tópico visto que estou quase desistindo.

A placa de vídeo é uma ASUS 1060 6Gb,

Problema:

• Tela muda para resolução 800x600 ao iniciar algum jogo lutris ou wine;
  • Após isso ocorrer se o computador é desligado ele retorna sem vídeo (sem sinal de video no monitor após o boot) e é necessário reinstalar o nvidia-driver-415 para a tela voltar a funcionar.
  • Nem sempre ao abrir um jogo o problema ocorre.

obs1:Tenho serviço de Teamvierwe no celular e consigo acessar o PC por esse serviço. Nessa condição ele detecta o monitor Xscreen0 e mais nenhum e não é possível alterar a resolução,
obs2: Por um problema no kernel que não consegui resolver não é possível usar o console tty. Ao digitar o usuário e apertar enter não é possível adicionar senha (!). Me parece um problema do kernel 4.15.0-45 que só piora minha situação.

Histórico:
Instalei o Neon há algumas semanas. Instalei o Lutris e Wine de acordo com How to install Wine on Neon 18.04 Bionic • KDE Community Forums.

Já tentei instalar o driver 415 da nvidia pelo PPA, pelo site e pelo ubuntu-drivers, o resultado é o mesmo. Minha última tentativa foi instalar o 410, mas, mais uma vez, o resultado foi o mesmo.

Já realizei mais de 10 reinstalações do driver. E estou me irritando pois quase sempre que ligo o PC preciso reinstalar o driver de vídeo.

Realizo a reinstalação do driver sa seguinte forma:

sudo apt-get purge nvidia*
sudo apt-get update
sudo apt-get isntall nvidia-driver-415

Alguma ideia do que pode estar acontecendo? Será necessário reinstalar o Ubuntu?

Se forem necessárias mais informações tentarei suprí-las o mais rápido possível.

Obrigado!

1 Like

Manja de inglês? Aparentemente o cara aqui estava tendo um problema bem parecido, dá uma olhada:

Quanto a isso, esse “bug” acontece rodando jogos via Steam Play também? E via PlayOnLinux?

Já tentou mudar a versão do Wine?

Primeiro tu instalou o Ubuntu e depois fez uma instalação limpa do KDE Neon? Não entendi essa parte do “Upgrade para o Neon”.

0 Likes

Mais uma coisa, se tu não tentar rodar nenhum jogo e simplesmente desligar o PC, e ligá-lo novamente; Neste caso também tem que reinstalar o driver?

Mesmo sem tentar rodar jogos ao ligar o PC tem que reinstalá-lo?

0 Likes

Então, ali ele disse que resolveu com o upgrade da versão do DXVK para 0.64. Estou na 0.94. Posso tentar reverter pra 0.64, mas não sei se resolve.

Não testei no Steam ainda, assim que possível testo. Não tenho PlayonLinux instalado.

Não. Depois de muitas dificuldades consegui instalar o wine. Não queria mudar a versão. Mas posso tentar.

Realmente a informação foi errada. Vou corrigi-la. Instalei diretamente o Neon (useredition-20190124-0530).

Nessa última reinstalação do nvidia-driver-415 não recuperei a resolução:disappointed_relieved:. Assim que possível trago maiores informações.

0 Likes

Atualização: Instalei “Softwares e Updates” e o driver da nvidia (415) por essa aplicação. Irei testar primeiro no Steam e depois Lutris.

0 Likes

Instalei um jogo pequeno (via Proton) na Steam e tudo OK. A Steam me perguntou a resolução antes de iniciar e deu certinho.

Em seguida testei no Lutris o Battle.net e deu certo também. Vou reiniciar para me assegurar que está tudo certo.

1 Like

Depois de alguns dias não tive mais problemas. O que reoluveu pra mim foi realizar a desinstalação do driver da nvidia atraves de:

sudo apt-get remove --purge nvidia*

E instalar através do

Software & Updates

, no meu caso instalado pelo Discover mesmo.

Agradeço o apoio.

1 Like