Problemas de Inicialização de Jogos em SSD Externo

Eu estava tentando abrir meu jogo, mais especificamente o Master Duel, porém ele não abria. Eu instalo os jogos em um SSD externo que eu tenho. Aí eu testei instalar os jogos direto no SSD padrão do notebook e o jogo abre normalmente. Alguém sabe o que eu tenho que fazer para o jogo abrir direto do SSD externo?

poderia dar mais alguns detalhes amigão? como as especificações de sua máquina, SSD externo ou algo do tipo?

Crie link simbólico da pasta do jogo no SSD externo apontando para o diretório onde foi instalado o jogo no SSD interno, isso vai enganar o sistema operacional e consequentemente o jogo.

Sistema operacional: BigLinux based in Manjaro Linux
Versão do KDE Plasma: 6.1.5
Versão do KDE Frameworks: 6.6.0
Versão da Qt: 6.7.2
Versão do kernel: 6.6.54-2-MANJARO (64-bit)
Plataforma de gráficos: Wayland
Processadores: 16 × 13th Gen Intel® Core™ i5-13450HX
Memória: 15,3 GiB de RAM
Processador gráfico: Mesa Intel® Graphics
Fabricante: Dell Inc.
Nome do produto: Dell G15 5530

recomendo fazer o que o amigo falou, creio que isso possa dar certo
caso continue tendo problemas, tende ir do Wayland pro X11 e teste novamente

O SSD está formatado em NTFS ou EXT4?

Se estiver em NTFS, esse é o problema. O NTFS costuma gerar falhas de leitura, especialmente no caso da Steam.

tá em exfat.

Não sei se eu entende, ou sei fazer isso.

https://man7.org/linux/man-pages/man1/ln.1.html

$ ln -s alvo destino

Possivelmente você está tendo problemas com dependências/libs que não são encontradas ao tentar jogar pelo drive externo. Abra o terminal no diretório do jogo no drive externo e tente rodar via CLI, veja a saída e confirme se é isso. Linux não funciona como no Windows, onde o sistema busca pelo DirectX/Visual C++ independente de onde esteja localizado o executável. No mais, geralmente você consegue isso com a criação de um link simbólico.

Formate em EXT4 e veja se funciona.

1 curtida

Verifique se a montagem do dispositivo permite a execução de arquivos. É comum que, em formatos ntfs e exfat a montagem deixe permissões somente root e/ou sem permissões de execução.

Para ver isso, dá pra clicar com o botão direito em qualquer arquivo e ir em propriedades, e ver como estão. Se for no terminal, vá na pasta onde estão os arquivos e digite ls -la. Se você não entendeu nada, então o ideal é procurar um material de auxílio ou vídeo sobre “permissões de arquivos no gnu/linux”

Uma vez que se verifique que é realmente o problema, você pode tentar montar manualmente ou especificar manualmente as opções de montagem.

Claro que o jeito mais fácil é formatar o dispositivo com um sistema de arquivos padrão do Linux, como o ext4, exatamente como o colega acima comentou.