Problemas de Hardware e Tema no Fedora 40 com Galaxy Book 4 Pro

Resolvi migrar da plataforma da Apple para Linux, afinal sou o tipo de pessoa que gosta de testar tecnologias.

Como hardware, escolhi o Galaxy Book 4 Pro da Samsung, modelo 940XGK, com a BIOS na versão P07VAG.670.240207.03.

Como software, escolhi o Fedora Linux 40 (Workstation Edition) versão Gnome. Gosto dessa versão por ser mais atualizada e polida, além de possuir o Gnome puro.

Estou enfrentando quatro problemas. Vou listar e detalhá-los melhor:

1 - Esse é o que mais me incomoda, afinal sou muito detalhista. Assim que terminei de instalar e atualizar o sistema, mudei no painel de configurações para o tema dark, pois acho ele bem mais agradável. O problema é que alguns aplicativos do próprio Gnome não respeitam isso, como é o caso do Geary, cliente de e-mail. Gostaria de corrigir isso para que todo o sistema ficasse em harmonia.

2 - O teclado desse notebook tem iluminação e, por algum motivo, ele só fica apagado.

3 - O som do notebook não funciona. Ele mostra o volume, mas não sai som nenhum. Se eu usar HDMI ou fones Bluetooth, o som funciona.

4 - A webcam não funciona.

5 - O leitor de digital não funciona.

Entendo que os problemas 2, 3, 4 e 5 são problemas de suporte de hardware, uma vez que a Samsung não oferece suporte para Linux (p**** sacanagem). Mas será que tem como contornar essa situação?

Arrumando ou não, dá para trabalhar de boa, mas gostaria de corrigir isso.

Pelo visto seu hardware e muito novo e ainda nao tem suporte no linux
de uma olhada nessa tabela
https://wiki.archlinux.org/title/Laptop/Samsung

Esse aí tem placa de vídeo dedicada INTEL? Que massa…Talvez, atualizando o kernel para o mais recente…Eu não gosto de fazer isso, ainda mais em distro que desconheço como o Fedora, mas vai que dá certo.

O bom do Fedora é isso: ele é uma distro que sempre traz os pacotes mais atualizados. Se eu não achar uma solução, espero que com os próximos updates venham as correções.

Sim, essa versão é com placa Intel, ele não tem placa dedicada. Imaginei isso também. Quando comprei, alguns anos atrás, eu tinha montado um PC com o AMD Ryzen 5, e na época ele tinha acabado de ser lançado. Todas as distros davam problema, e a que menos dava problema foi o Fedora, mas foi questão de meses até ter suporte completo do hardware. Minha dúvida é: será que esse notebook Samsung terá suporte no futuro? Pois, pelo que eu vi, a própria Samsung não dará suporte.

Um notebook Samsung com teclado iluminado e leitor de digital me parece um combo completo de máquina que não funcionará bem com Linux.

1 curtida

Bom, na verdade ele funciona muito bem com Fedora, estou trabalhando de boa. Só que o fato de ter alguns itens que não estão ok me incomoda um pouco. Por isso, estou tentando achar alguma solução e postei aqui para saber se alguém já passou pelo mesmo problema.

O bom desse site que você me passou é que mostra os mesmos erros que estou tendo. Só não foi marcada a questão do som.

É difícil fazer os itens da lista funcionarem sem os drivers proprietários, entende? É complicado quando a marca não dá suporte a Linux.

1 curtida

Eu sei disso, mas quem sabe eu encontre alguma alternativa. Assim como encontrei para meu teclado e mouse da Logitech, o Solaar.

@hugoborges, como está a experiência atual? Conseguiu resolver os problemas?
Aqui não tive sucesso no GB4 Pro com várias distribuições, kernel 6.14 e várias tentativas de correções que encontrei.