Problemas de Hardware e Tema no Fedora 40 com Galaxy Book 4 Pro

Resolvi migrar da plataforma da Apple para Linux, afinal sou o tipo de pessoa que gosta de testar tecnologias.

Como hardware, escolhi o Galaxy Book 4 Pro da Samsung, modelo 940XGK, com a BIOS na versão P07VAG.670.240207.03.

Como software, escolhi o Fedora Linux 40 (Workstation Edition) versão Gnome. Gosto dessa versão por ser mais atualizada e polida, além de possuir o Gnome puro.

Estou enfrentando quatro problemas. Vou listar e detalhá-los melhor:

1 - Esse é o que mais me incomoda, afinal sou muito detalhista. Assim que terminei de instalar e atualizar o sistema, mudei no painel de configurações para o tema dark, pois acho ele bem mais agradável. O problema é que alguns aplicativos do próprio Gnome não respeitam isso, como é o caso do Geary, cliente de e-mail. Gostaria de corrigir isso para que todo o sistema ficasse em harmonia.

2 - O teclado desse notebook tem iluminação e, por algum motivo, ele só fica apagado.

3 - O som do notebook não funciona. Ele mostra o volume, mas não sai som nenhum. Se eu usar HDMI ou fones Bluetooth, o som funciona.

4 - A webcam não funciona.

5 - O leitor de digital não funciona.

Entendo que os problemas 2, 3, 4 e 5 são problemas de suporte de hardware, uma vez que a Samsung não oferece suporte para Linux (p**** sacanagem). Mas será que tem como contornar essa situação?

Arrumando ou não, dá para trabalhar de boa, mas gostaria de corrigir isso.

Pelo visto seu hardware e muito novo e ainda nao tem suporte no linux
de uma olhada nessa tabela
https://wiki.archlinux.org/title/Laptop/Samsung

Esse aí tem placa de vídeo dedicada INTEL? Que massa…Talvez, atualizando o kernel para o mais recente…Eu não gosto de fazer isso, ainda mais em distro que desconheço como o Fedora, mas vai que dá certo.

O bom do Fedora é isso: ele é uma distro que sempre traz os pacotes mais atualizados. Se eu não achar uma solução, espero que com os próximos updates venham as correções.

Sim, essa versão é com placa Intel, ele não tem placa dedicada. Imaginei isso também. Quando comprei, alguns anos atrás, eu tinha montado um PC com o AMD Ryzen 5, e na época ele tinha acabado de ser lançado. Todas as distros davam problema, e a que menos dava problema foi o Fedora, mas foi questão de meses até ter suporte completo do hardware. Minha dúvida é: será que esse notebook Samsung terá suporte no futuro? Pois, pelo que eu vi, a própria Samsung não dará suporte.

Um notebook Samsung com teclado iluminado e leitor de digital me parece um combo completo de máquina que não funcionará bem com Linux.

Bom, na verdade ele funciona muito bem com Fedora, estou trabalhando de boa. Só que o fato de ter alguns itens que não estão ok me incomoda um pouco. Por isso, estou tentando achar alguma solução e postei aqui para saber se alguém já passou pelo mesmo problema.

O bom desse site que você me passou é que mostra os mesmos erros que estou tendo. Só não foi marcada a questão do som.

É difícil fazer os itens da lista funcionarem sem os drivers proprietários, entende? É complicado quando a marca não dá suporte a Linux.

Eu sei disso, mas quem sabe eu encontre alguma alternativa. Assim como encontrei para meu teclado e mouse da Logitech, o Solaar.