Problemas de Hardware e Tema no Fedora 40 com Galaxy Book 4 Pro

Resolvi migrar da plataforma da Apple para Linux, afinal sou o tipo de pessoa que gosta de testar tecnologias.

Como hardware, escolhi o Galaxy Book 4 Pro da Samsung, modelo 940XGK, com a BIOS na versão P07VAG.670.240207.03.

Como software, escolhi o Fedora Linux 40 (Workstation Edition) versão Gnome. Gosto dessa versão por ser mais atualizada e polida, além de possuir o Gnome puro.

Estou enfrentando quatro problemas. Vou listar e detalhá-los melhor:

1 - Esse é o que mais me incomoda, afinal sou muito detalhista. Assim que terminei de instalar e atualizar o sistema, mudei no painel de configurações para o tema dark, pois acho ele bem mais agradável. O problema é que alguns aplicativos do próprio Gnome não respeitam isso, como é o caso do Geary, cliente de e-mail. Gostaria de corrigir isso para que todo o sistema ficasse em harmonia.

2 - O teclado desse notebook tem iluminação e, por algum motivo, ele só fica apagado.

3 - O som do notebook não funciona. Ele mostra o volume, mas não sai som nenhum. Se eu usar HDMI ou fones Bluetooth, o som funciona.

4 - A webcam não funciona.

5 - O leitor de digital não funciona.

Entendo que os problemas 2, 3, 4 e 5 são problemas de suporte de hardware, uma vez que a Samsung não oferece suporte para Linux (p**** sacanagem). Mas será que tem como contornar essa situação?

Arrumando ou não, dá para trabalhar de boa, mas gostaria de corrigir isso.

Pelo visto seu hardware e muito novo e ainda nao tem suporte no linux
de uma olhada nessa tabela
https://wiki.archlinux.org/title/Laptop/Samsung

Esse aí tem placa de vídeo dedicada INTEL? Que massa…Talvez, atualizando o kernel para o mais recente…Eu não gosto de fazer isso, ainda mais em distro que desconheço como o Fedora, mas vai que dá certo.

O bom do Fedora é isso: ele é uma distro que sempre traz os pacotes mais atualizados. Se eu não achar uma solução, espero que com os próximos updates venham as correções.

Sim, essa versão é com placa Intel, ele não tem placa dedicada. Imaginei isso também. Quando comprei, alguns anos atrás, eu tinha montado um PC com o AMD Ryzen 5, e na época ele tinha acabado de ser lançado. Todas as distros davam problema, e a que menos dava problema foi o Fedora, mas foi questão de meses até ter suporte completo do hardware. Minha dúvida é: será que esse notebook Samsung terá suporte no futuro? Pois, pelo que eu vi, a própria Samsung não dará suporte.

Um notebook Samsung com teclado iluminado e leitor de digital me parece um combo completo de máquina que não funcionará bem com Linux.

1 curtida

Bom, na verdade ele funciona muito bem com Fedora, estou trabalhando de boa. Só que o fato de ter alguns itens que não estão ok me incomoda um pouco. Por isso, estou tentando achar alguma solução e postei aqui para saber se alguém já passou pelo mesmo problema.

O bom desse site que você me passou é que mostra os mesmos erros que estou tendo. Só não foi marcada a questão do som.

É difícil fazer os itens da lista funcionarem sem os drivers proprietários, entende? É complicado quando a marca não dá suporte a Linux.

1 curtida

Eu sei disso, mas quem sabe eu encontre alguma alternativa. Assim como encontrei para meu teclado e mouse da Logitech, o Solaar.

@hugoborges, como está a experiência atual? Conseguiu resolver os problemas?
Aqui não tive sucesso no GB4 Pro com várias distribuições, kernel 6.14 e várias tentativas de correções que encontrei.

@hugoborges, há alguns componentes em comum entre o Pro e o Ultra, então pode ser que o que tenho feito ajude um pouco. O meu é o Samsung Galaxy Book 4 Ultra (NP960XGL-XG1BR) e estou com o Fedora 42 Workstation nele.

Componente Status Causa técnica resumida
Áudio interno Não funciona Codec Realtek ALC298 não inicializa amplificador dos alto-falantes automaticamente
Câmera interna Não funciona Driver IPU6 OV02C10 não aceita clock de 26 MHz, necessário para o sensor Samsung
Leitor de digital Parcial/instável libfprint não suporta todos os sensores, problemas pós-suspensão
NVIDIA RTX 4070 Funciona c/ ressalvas Driver proprietário pode falhar após update de kernel, Secure Boot pode bloquear
BIOS/Firmware Riscos recentes Updates recentes causam throttling, falhas em docks e Bluetooth

https://github.com/regiscaio/fedora-galaxy-book4-ultra

Olha, há uma semana eu atualizei meu Galaxy Book 4 Ultra para o Windows 25H2 e tudo parou de funcionar. Tive que formatar e, então, tentei novamente com o Fedora 42, já que com ele consigo manter tudo atualizado — tanto o GNOME quanto o kernel. Mas os mesmos problemas continuaram.
Tentei fazer várias instalações de pacotes e drivers da Intel, sem sucesso. Fiquei sem webcam, som, controle de iluminação do teclado e leitor digital. A webcam e o leitor digital eu nem ligo, mas o som eu realmente preciso.

Moral da história: tive que voltar novamente para o Windows.
No fim, percebo que fiz um péssimo investimento, pois se trata de uma máquina cara e não posso simplesmente trocar assim do nada, então vou ter que usá-la por mais um tempo.

Sem falar que a própria Samsung coloca uma BIOS muito limitada, o que atrapalha bastante usuários mais avançados. O notebook é bom — boa construção, boa configuração — mas o público-alvo claramente são usuários simples mesmo.

Minha dica é: se for comprar um PC para usar com Linux, não compre Samsung.
Percebi uma coisa: sempre que temos um hardware novo, demora um pouco até surgirem bons drivers para o Linux.
O problema é quando o fabricante não se importa com a base Linux — aí acabamos dependendo da comunidade para fazer engenharia reversa, o que pode nunca acontecer para determinado hardware.

Acabei vendendo esse computador devido aos problemas de compatibilidade. Equipamento com boa construção, display de qualidade mas sem suporte da fabricante para Linux.

Uma pena, já estou com ele a 1 ano e até hoje sem suporte. Uma pena…

@hugoborges, @eduardoisidoro e @Melk, agora tudo funciona! Acabei transformando as soluções da câmera, dentre outras que fui testando para Galaxy Book4 Ultra no Fedora, em projetos e criei um assistente gráfico para instalação e diagnóstico:

Instalação:

sudo dnf config-manager addrepo --from-repofile=https://packages.caioregis.com/fedora/caioregis.repo
sudo dnf install galaxybook-camera galaxybook-setup akmod-galaxybook-ov02c10 akmod-galaxybook-max98390

A proposta foi substituir workarounds manuais por uma solução mais organizada para o Fedora.

Tem mais detalhes aqui: GitHub - regiscaio/fedora-galaxy-book4-ultra: Fedora Workstation no Samsung Galaxy Book4 Ultra · GitHub

1 curtida