Problemas Counter Strike GO na Intel HD Graphics 3000

Tenho o seguinte caso: Quero rodar Cs Go em Ubuntu e tenho problemas de travamento que no windows 10 nao tinha e podia jogar muito bem.

Ubuntu 18.04
Intel i5 2450m 2.5 Ghz
Intel HD Graphics 3000.
8Gb Ram

Fiz os testes do CS GO em windows 10 e Ubuntu ( mesma configuracao de video - testando em 3 tipos de resolucao diferentes, Sozinho/ com Bots / online )

Windows FPS 33-80 , sendo em media 45-50, da para jogar

Ubuntu FPS 25-60, sendo em media 40-45.

Problemas no Ubuntu:
-Por mais que rode a 50FPS ao andar a tela congela de forma constante ( 2 segundos e volta )
-Com bots ou online a coisa complica mais dando quedas de 20 ou 15 FPS

Acredito que seja um problema de driver ou configuracao ja que isso acontece ate com Sven Coops que e um jogo muito antigo.

Usuarios com mais expriencia podem me ajudar? Minha placa de video HD3000 acho que nao tem suporte Vulkan, o jogo corre em Open GL, sera algum problema de configuracao ou drivers?

coloquei o comando glxinfo no terminal e me deu a seguintes informacoes:

server glx vendor string: SGI
server glx version string: 1.4

OpenGL ES profile version string: OpenGL ES 3.0 Mesa 19.0.8
OpenGL ES profile shading language version string: OpenGL ES GLSL ES 3.00

OpenGL version string: 3.0 Mesa 19.0.8
OpenGL shading language version string: 1.30

Extended renderer info (GLX_MESA_query_renderer):
Vendor: Intel Open Source Technology Center (0x8086)
Device: Mesa DRI Intel® Sandybridge Mobile (0x126)
Version: 19.0.8
Accelerated: yes
Video memory: 1536MB
Unified memory: yes
Preferred profile: core (0x1)
Max core profile version: 3.3
Max compat profile version: 3.0
Max GLES1 profile version: 1.1
Max GLES[23] profile version: 3.0

Obrigado

Não creio que tu irá ter um desempenho aceitável com este vídeo, o que tu pode fazer é atualizar o mesa, deixar o menos de processos rodando em segundo plano possível, para tentar extrair um pouco mais de desempenho, porém creio que não será o suficiente…

Já rodei o CS GO em uma HD 610, funcionou sem problemas. Rodei com o Linux Mint 19.2 Cinnamon e Kernel 4.15, mesa driver na versão mais recente dos repositórios do Mint, que acho que é o mesmo do Ubuntu pra esse pacote. Realmente estranho esse problema.

De fato Vulkan não funciona na Intel HD Graphics 3000 - Referência

Uma coisa para se atentar, e que pode ter alguma serventia é alterar o seu processador para modo desempenho em alguns casos ajuda.

Resolví, usando o programa adriconf, tocando algumas configurações o jogo fica mais fluido. Fica a dica para que tem Intel hd3000 ou qualquer placa Intel HD sem suporte Vulkan.