Estou com dificuldades em instalar qualquer coisa fora do flathub. Vi o vídeo mais recente do Diolinux pra instalar o Arch, e agora to completamente perdido. To com o firefox que foi instalado durante o processo do archinstall, e outras coisas que instalei pelo flathub, mas não consigo instalar nada fora dele, como o hyprlauncher por exemplo. O problema é especificamente na tela de “Selecione o programa para abrir o arquivo (nome do arquivo)”.
Tem também o “Não é possível localizar o terminal requerido para o aplicativo” que aparece quando tento abrir/instalar algo que baixei dentro do próprio firefox.
E outra coisa, tem como eu designar um comando diferente pra abrir o que eu baixei pelo flathub? Não acho que abrir o site pra copiar o comando original toda vez seja o correto.
vc n tem “dificuldades burras”. instalou uma distro que tem uma curva de aprendizado muito íngrime e está quebrando a cabeça para resolver os problemas. mas com isso, está aprendendo. lembre-se: “quem não faz m… no linux, não aprende”. boa sorte
Fui fazer isso, mas o pamac-aur-git está em conflito com libpamac-full. Coloquei pra remover o pamac-aur e da erro, tentei de novo mas coloquei pra não remover o pamac-aur, e só aparece de novo se é pra remover ou não. E por algum motivo eu não tenho permissão pra excluir nenhum diretamente.
O problema em si não é somente culpa do Archlinux, mas do Hyprland também.
“Selecione o programa para abrir o arquivo (nome do arquivo)”: este erro é comum quando você não tem um app padrão para abrir o que você esta querendo, basta instalar um app que gerencia a extensão que você quer abrir.
“Não é possível localizar o terminal requerido para o aplicativo”: isso daqui ocorre geralmente com o Gerenciador de Arquivos que você instalou, ele vem configurado para funcionar com um determinado terminal, mas como você esta usando o Hyprland que vai contra as DEs com seus terminais instalados por padrão, você terá que entrar no Gerenciador de Arquivos que você esta usando e alterar o comando o terminal padrão para o que você esta usando, cada gerenciador tem o local e a forma de gerenciar este terminal padrão. Tem um app que faz tipo um tenelalmento disso, porém não lembro o nome dele ou como é a configuração. Quando estava vasculhando varios dotfiles do hyprland dos usuários, as vezes encontrava esta configuração.
Aqui tem algumas formas, como criar um arquivo .desktop em ~/.local/share/applications para o launcher que você esta usando encontrar ele, ou você pode acrescenter uma bind nas configs do hyprland para abrir ele através deste atalho.
OBS: Tanto Firefox como Flatpak não tem influencia nas suas dificuldades.
Sugestão:
Coloque o nome do gerenciador de Arquivos e o terminal que você esta usando (kitty, alacritty, foot são os mais usados)
Qual extensão você esta com problema em abrir?
Acho que aqui mora o Problema, Creio que você seja novo no Linux, você esta tentando instalar as coisas no “Modo Windows” ou no até está acostumado com um “Modo debian/ubuntu” se usava os .deb
Os arquivos .tar.gz e derivados não são um “instalador”, apesar de poderem serem usados para isso, mas meio que você tem q instalalos na mão, diferente de dar 2 cliques no windows ou debian e instalar.
No arch eu uso tudo pelo Pamac, então ta tudo lá, como uma loja de softwares. Me parece que até os flatpaks vc baixa via Flathub e instala com 2 cliques, não que seja um problema, mas podemos deixar tudo mais pratico com o Pamac Full, onde em vez de buscar em sites os programas que precisa, você abre o pamac e procura por lá e instala, facil, pratico e rapido
Vou supor que você já tenha o Yay instalado e você esta com o problema do Pamac-Aur, então, manualmente remova o pamac-aur com yay -R pamac-aur e depois tente instalar novamente o pamac-all com yay -Sy pamac-all, se der erro em alguma etapa copia ou tira um print pra gente ver melhor como te ajudar.
Opa galera, obrigado pelas tentativas de ajuda, ja resolvi tudo, reinstalei o arch seguindo todos os videos do Tecnosob, e achei uns outros videos pra fazer outras coisas que eu queria.