Problemas com xdg-open e MIME types no Hyprland após instalação via archinstall (Firefox + Flatpak)

Estou com dificuldades em instalar qualquer coisa fora do flathub. Vi o vídeo mais recente do Diolinux pra instalar o Arch, e agora to completamente perdido. To com o firefox que foi instalado durante o processo do archinstall, e outras coisas que instalei pelo flathub, mas não consigo instalar nada fora dele, como o hyprlauncher por exemplo. O problema é especificamente na tela de “Selecione o programa para abrir o arquivo (nome do arquivo)”.

Tem também o “Não é possível localizar o terminal requerido para o aplicativo” que aparece quando tento abrir/instalar algo que baixei dentro do próprio firefox.

E outra coisa, tem como eu designar um comando diferente pra abrir o que eu baixei pelo flathub? Não acho que abrir o site pra copiar o comando original toda vez seja o correto.

Fala meu caro, usar Arch é dificil trabalhoso configurar tudo.

Minha recomendação é instalar o pamac-all e gerenciar tudo por ele, é tipo uma loja de aplicativos que tem flatpak aur e o pacman.

Se você tem o Yay, acredito eu que você não tenha e talvez não saiba oq é AUR.

Então primeiro vai nesse git e instala ele

depois instala o pamac-all com

yay -Sy pamac-all

Vai instalar a loja e você gerencia tudo por lá, é mais facil

vc n tem “dificuldades burras”. instalou uma distro que tem uma curva de aprendizado muito íngrime e está quebrando a cabeça para resolver os problemas. mas com isso, está aprendendo. lembre-se: “quem não faz m… no linux, não aprende”. boa sorte

Fui fazer isso, mas o pamac-aur-git está em conflito com libpamac-full. Coloquei pra remover o pamac-aur e da erro, tentei de novo mas coloquei pra não remover o pamac-aur, e só aparece de novo se é pra remover ou não. E por algum motivo eu não tenho permissão pra excluir nenhum diretamente.

O problema em si não é somente culpa do Archlinux, mas do Hyprland também.

“Selecione o programa para abrir o arquivo (nome do arquivo)”: este erro é comum quando você não tem um app padrão para abrir o que você esta querendo, basta instalar um app que gerencia a extensão que você quer abrir.

“Não é possível localizar o terminal requerido para o aplicativo”: isso daqui ocorre geralmente com o Gerenciador de Arquivos que você instalou, ele vem configurado para funcionar com um determinado terminal, mas como você esta usando o Hyprland que vai contra as DEs com seus terminais instalados por padrão, você terá que entrar no Gerenciador de Arquivos que você esta usando e alterar o comando o terminal padrão para o que você esta usando, cada gerenciador tem o local e a forma de gerenciar este terminal padrão. Tem um app que faz tipo um tenelalmento disso, porém não lembro o nome dele ou como é a configuração. Quando estava vasculhando varios dotfiles do hyprland dos usuários, as vezes encontrava esta configuração.

Aqui tem algumas formas, como criar um arquivo .desktop em ~/.local/share/applications para o launcher que você esta usando encontrar ele, ou você pode acrescenter uma bind nas configs do hyprland para abrir ele através deste atalho.

OBS: Tanto Firefox como Flatpak não tem influencia nas suas dificuldades.

Sugestão:
Coloque o nome do gerenciador de Arquivos e o terminal que você esta usando (kitty, alacritty, foot são os mais usados)
Qual extensão você esta com problema em abrir?

Cara, foge do pamac, pq ele foi feito pra funcionar no manjaro e nem lá ele funciona direito. Instala o Octopi e seja feliz

Qualquer .tar .gz .xz .zst

Tentei o que você falou com o kitty e não da, ele abre alguma coisa e fecha imediatamente.

Qual gerenciador de arquivos você esta usando?

Esta rodando o Arch fisicamente ou em máquina virtual?

Acho que aqui mora o Problema, Creio que você seja novo no Linux, você esta tentando instalar as coisas no “Modo Windows” ou no até está acostumado com um “Modo debian/ubuntu” se usava os .deb

Os arquivos .tar.gz e derivados não são um “instalador”, apesar de poderem serem usados para isso, mas meio que você tem q instalalos na mão, diferente de dar 2 cliques no windows ou debian e instalar.

No arch eu uso tudo pelo Pamac, então ta tudo lá, como uma loja de softwares. Me parece que até os flatpaks vc baixa via Flathub e instala com 2 cliques, não que seja um problema, mas podemos deixar tudo mais pratico com o Pamac Full, onde em vez de buscar em sites os programas que precisa, você abre o pamac e procura por lá e instala, facil, pratico e rapido

Vou supor que você já tenha o Yay instalado e você esta com o problema do Pamac-Aur, então, manualmente remova o pamac-aur com yay -R pamac-aur e depois tente instalar novamente o pamac-all com yay -Sy pamac-all, se der erro em alguma etapa copia ou tira um print pra gente ver melhor como te ajudar.

Dolphin.

Estou rodando fisicamente.

Crie ou edite o arquivo ~/.config/kdeglobals:

mkdir -p ~/.config
nano ~/.config/kdeglobals

Adicione ou altere a seção [General] para ficar assim:

[General]
TerminalApplication=kitty
TerminalService=kitty.desktop

Salve e feche. Depois rode:

kbuildsycoca6

OBS: Você terá que testar ai, porque não uso o dolphin

Opa galera, obrigado pelas tentativas de ajuda, ja resolvi tudo, reinstalei o arch seguindo todos os videos do Tecnosob, e achei uns outros videos pra fazer outras coisas que eu queria.