Problemas com wifi no gentoo

:wave:t2:

Gentoo é um sistema operacional “bem particular” para o usuário e para a máquina por causa de ele ser muito modular. Inclusive até os problemas que aparecem são bem particulares. Muito difícil digitar no Google e achar soluções rápidas, é preciso entender o problema por estuda ele, a instalação, a máquina que vai ser usada, o perfil do usuário, os aplicativos, software e tals. Até as opiniões sobre o Gentoo são bem pessoal e particular.

:male_detective:t2:Então para começarmos a “caçar” o problema, precisariamos saber o máximo de dados possível:

  1. Se seguiu algum tutorial e qual?
  2. Como foram feitas as partições.
  3. Na instalação qual foi o Stage 3 escolhido.
  4. Como foi configurado as Flags, o make.conf.
  5. Como foi configurado o Kernel.
  6. Qual é o modelo, arquitetura, processador, memória, armazenamento do laptop.
    Etc…

Todos estes dados são bons para caçar problemas no Gentoo :+1:t2:.

  • Já sabemos algo sobre o WIFI mas pode ser outra coisa como ACPI por exemplo. Se fosse no meu Gentoo eu iria começar por pesquisar o item 6: O modelo do laptop e depois seguirmos com as flags corretas, a configuração mais certa do Kernel, qual comandos usar no terminal e etc…
  • Outro detalhe para adiantar, digita no terminal lspci -k para indentificarmos os drivers que o Kernel está usando, copia e cola aqui para nós.

:warning:Daqui para frente não precisa ler porque é opinião pessoal e particular minha sobre Gentoo, mas fica a vontade para ler :blush:.

Tem várias coisinhas que fazem do Gentoo um sistema especial para aprendizado e, como eu posso dizer, pessoas que gostam de desafiar o Sistema Operacional, mas isso significa que precisa de um tempo disponível e vontade de ler. Eu sempre digo, quando eu quero desafiar um :video_game: game é o game que eu quero desafiar então Windows é meu Sistema Operacional favorito. Já desafiar o Sistema Operacional daí com certeza é o Gentoo :penguin:.

Eu por exemplo segui muitos os tutoriais do Mental Outlaw mas 80% do meu sistema foi configurado de maneira diferente do dele, pode ser por causa do tipo de máquinas, países diferentes, ele é de NY USA, eu sou do Brasil, software diferentes, perfils de usuário, filosofia. Mesmo eu tendo assistido várias vezes os vídeos do Mental Outlaw e outros no Youtube e na net, eu precisei ler bastante o handbook, fórum deles além de aplicar os conhecimentos que obtive com Arch e demais Distros, Ubuntu que foi a que eu mais usei.

Até para comparação o Gentoo é muito particular e pessoal. Por exemplo, minha comparação entre Gentoo vs Arch, minhas 2 Distros Linux favoritas:

Gentoo ele induz a estudar mais e dedicar mais tempo para ele. Mesmo depois de instalado todos os software e pronto para uso, o Update dele exige que continuemos a estuda-lo antes de tomar decisões. Eu ainda não consegui 100% o meu Gentoo e nem quero. Quero que o Gentoo fique me desafiando sempre. O Portage é um verdadeiro professor de Universidade “Te apresento o tema e o problema mas a solução e conclusão fica por conta dos alunos.”

Arch é do tipo KISS (Keep It Simple “Sir”) estudamos para instalar e depois que ele está rodando 100%, é usar e esquecer. Mas muitas vezes, para cada novo software instalado, ele requer que o usuário faça um prévio estudo antes. Updates e Upgrades no Arch são “hyper fáceis.” O Pacman já é aqueles tipo de professores de auto escola, ele fica ali ensinando mas se o aluno pisa no pedal errado ele corrige.

Gentoo exige mais aprendizado e tempo.
Arch oferece mais eficiência para que o usuário tenha tempo pra estudar outras coisas.

Eu por exemplo, já tem 25 dias que estou com o Gentoo e tem um monte de coisas que eu preciso estudar para arrumar e isso é bem particular de cada usuário, software e hardware.
Digitar em Japonês e Irlandês (Os inputs eu já acertei, os outputs que eu ainda estou estudando sobre)
O ACPI, as teclas fn, o brilho e o som (estes eu manualmente configuro por alterar os dados de seus repectivos arquivos de sistema, mas toda vez que reinicio o laptop eles voltam ao padrão).
Tem coisas “chatinhas” que eu preciso fazer manualemente para assistir o F1TV por causa da taxa de audio deles, mas dai a maioria das outras coisas param de funcionar, Youtube, Music, as Vídeos Aulas do CS50, Japonês e Irlandês. Então eu tenho de configurar o arquivo do ALSA toda vez que quero ou assisti F1TV ou re configurar para os demais sons. Mas tem o PA para isso. O Gentoo não é muito amigo de programas “bloated” compatível com tudo que ve pela frente. A filosofia do Gentoo é minimalística e modular. Para manter o Gentoo magro é preciso continuar os exercícios, senão ele engorda fácil.

Ishi tem um monte de coisas para configurar aqui que vou levar muito tempo para deixar 100% o Sistema. E, como eu disse, para ser sincero não quero isso, eu quero que o Gentoo continue me desafiando sempre, porque com isso eu continuo atualizando meu aprendizado em Linux e Sistemas Operacionais, Kernels etc e porque faz parte do meu hobby, estudar :innocent:

Tudo isso que eu digitei é particular e pessoal do Gentoo no meu perfil, máquina, hardware e software. Então com certeza pode ser mais fácil ou não, vai depender de cada pessoa e máquina. Tem até um tópico que criei, fica a vontade e ver ele também:

Bom, quando puder, informa o modelo do laptop para nós tentarmos resolver o problema. :grinning_face_with_smiling_eyes:

:vulcan_salute:t2:

2 curtidas