Pessoas, recebi um notebook e minha primeira reação foi instalar uma distro linux nele.
Fui direto no Arch, mas de cara travei com o problema do título. O WiFi funcionava bem para coisas leves, como navegar ou ouvir músicas. Mas quando exigia mais pacotes, como vídeos no YouTube, baixar algo com mais de 100Mb ou até mesmo baixar atualizações da distro e das bibliotecas, o WiFi “caía” sem se desconectar da rede. Fica assim por alguns segundos ou minutos, mas voltava. Reconectar na rede também fazia voltar. Já o Bluetooth estava completamente morto, cheguei até a recompilar o kernel pra configurar ele como módulo, mas deu em nada.
No Pop_OS 21.04 foi a mesma coisa.
Cheguei a usar o comando
rfkill list all
mas nem aparecia bluetooth por lá.
Já no comando
> lsmod | grep bluetooth
ele retornava alguns resultados (não lembro mais, mas achava).
No Ubuntu 20.04 funciona perfeitamente o WiFi e o Bluetooth, mas fico com problema no driver da placa de vídeo, que não tinha no Arch nem no Pop_OS.
O curioso é que na instalação do Arch ele não dava esse problema, e baixava toda a distro sem nenhuma perda de pacote, o que me levou a reinstalar o sistema sem instalar o NetworkManager. Instalei o Gnome mas conectei à internet pelo IWD via terminal. Dessa forma o Bluetooth funcionou perfeitamente instalando o bluez e conectando via bluetoothctl, já que graficamente pelo Gnome ele não ligava, mas o WiFi continuou dando os mesmos problemas de antes.
Usei o comando
> lspci -k
e vi que o driver de rede wireless é o mesmo, tanto no Arch quanto no Ubuntu, ambos usando o ath9k
, então não sei se é mesmo o driver. Estou sem ideias.
No Ubuntu meu problema é o driver gráfico. Ele funciona, mas com problema de compatibilidade no Vulkan. É um AMD antigo, tá nível hard pra instalar o AMDGPU sem crashar o boot do Ubuntu. Já recorri ao grup duas vezes.
É um notebook Dell Inspiron 5537, com Core i7 4ª Gen, gráfico AMD Radeon HD 8850M, memória RAM 8Gb DDR3, rede wireless Qualcomm Atheros QCA9565.
No Windows ele funcionava bem, além de travar só de respirar nesse HD, mas Windows não é minha praia. Funcionava bem tanto o Wifi e Bluetooth quanto a placa gráfica.