Problemas com WiFi e Bluetooth no Arch/Pop_OS, mas normal no Ubuntu. O que pode ser?

Pessoas, recebi um notebook e minha primeira reação foi instalar uma distro linux nele.
Fui direto no Arch, mas de cara travei com o problema do título. O WiFi funcionava bem para coisas leves, como navegar ou ouvir músicas. Mas quando exigia mais pacotes, como vídeos no YouTube, baixar algo com mais de 100Mb ou até mesmo baixar atualizações da distro e das bibliotecas, o WiFi “caía” sem se desconectar da rede. Fica assim por alguns segundos ou minutos, mas voltava. Reconectar na rede também fazia voltar. Já o Bluetooth estava completamente morto, cheguei até a recompilar o kernel pra configurar ele como módulo, mas deu em nada.
No Pop_OS 21.04 foi a mesma coisa.

Cheguei a usar o comando

rfkill list all

mas nem aparecia bluetooth por lá.
Já no comando

> lsmod | grep bluetooth

ele retornava alguns resultados (não lembro mais, mas achava).

No Ubuntu 20.04 funciona perfeitamente o WiFi e o Bluetooth, mas fico com problema no driver da placa de vídeo, que não tinha no Arch nem no Pop_OS.

O curioso é que na instalação do Arch ele não dava esse problema, e baixava toda a distro sem nenhuma perda de pacote, o que me levou a reinstalar o sistema sem instalar o NetworkManager. Instalei o Gnome mas conectei à internet pelo IWD via terminal. Dessa forma o Bluetooth funcionou perfeitamente instalando o bluez e conectando via bluetoothctl, já que graficamente pelo Gnome ele não ligava, mas o WiFi continuou dando os mesmos problemas de antes.

Usei o comando

> lspci -k

e vi que o driver de rede wireless é o mesmo, tanto no Arch quanto no Ubuntu, ambos usando o ath9k, então não sei se é mesmo o driver. Estou sem ideias.

No Ubuntu meu problema é o driver gráfico. Ele funciona, mas com problema de compatibilidade no Vulkan. É um AMD antigo, tá nível hard pra instalar o AMDGPU sem crashar o boot do Ubuntu. Já recorri ao grup duas vezes.

É um notebook Dell Inspiron 5537, com Core i7 4ª Gen, gráfico AMD Radeon HD 8850M, memória RAM 8Gb DDR3, rede wireless Qualcomm Atheros QCA9565.

No Windows ele funcionava bem, além de travar só de respirar nesse HD, mas Windows não é minha praia. Funcionava bem tanto o Wifi e Bluetooth quanto a placa gráfica.

Qual o kernel de um e do outro?

A partir do Linux 3.15.1, alguns usuários têm experimentado uma diminuição na largura de banda. Em alguns casos, isso pode ser corrigido definindo a opção nohwcrypt=1 para o modulo ath9k.

Fonte: Arch Wiki Atheros.

1 curtida

Qual o kernel de um e do outro?

O Kernel que usei no Arch foi o 5.17.2, já esse do Ubuntu é o 5.13.0.
Mais tarde vou tentar compilar o kernel mais atualizado no Ubuntu 20.04 pra testar.
Não sei se é relevante, mas o Gnome é o 41. Não consigo mais usar o 33, então instalei por fora kk

A partir do Linux 3.15.1, alguns usuários têm experimentado uma diminuição na largura de banda. Em alguns casos, isso pode ser corrigido definindo a opção nohwcrypt=1 para o modulo ath9k .

Legal, não sabia, vou testar.
Pesquisei bastante pelos foruns gringos, mas quando a gente não sabe o que tá procurando fica difícil saber pesquisar kk
Quando eu testar dou o feedback aqui. Valew!

Estou no Pop OS 21.10 e estou com o mesmo problema no wi-fi e no bluetooth. O kernel é o 5.16.15-76051615-generic e acho que esse kernel está quebrando o driver de rede.

Edit: Voltei pro kernel anterior (5.16.11-76051611-generic) e o wi-fi e o bluetooth voltaram a funcionar normalmente.

Estou na mesma situação no pop-os, essa atualização do kernel quebrou meu wifi e meu bluetooth, quando dei boot pelo oldkern no systemd-boot, o problema no wifi se resolveu porem o bluetooth continua morto, to com medo de quando vir outra atualização do kernel e continuar esses problemas, se acontecer terei de abandonar a distro. :confused:

Quanto ao arch eu tive esse problema na versão 5.16.15 do kernel, mas na 5.17.1 funcionou normal pra mim.