Veio por meio deste relatar meu caso, tenho um notebook um pouco antigo…um Lenovo Ideaped 3i. Instalei o Debian 13 nele…show de bola gostei muito, só que fui trocar o ambiente de desktop para o Cinnamon e pronto…parou de inicializar, tentei de tudo por talvez se tratar de uma quebra de pacote mas não deu certo, reinstalei do zero…voltou a funcionar de boa por uma semana e agora…entro no sistema e ele simplesmente parou de reconhecer o adaptador de rede (placa wifi). Já fiz de tudo e nada de voltar…reinstalo de zero de novo ou desisto?? rs
Alguém passou por algum problema parecido??
Obs: Já tentei reinstalar iwlwifi, reiniciar o systenctl entre outras coisas e nada.
1 curtida
Olá @joberpan , seja bem-vindo!
Por gentileza, veja como fornecer boas informações.
Poste também a saída do comando lshw -C network -sanitize.
1 curtida
Olá. 
Bom, se você reinstalou o sistema a troca de DE já não é uma questão.
Essa escolha de palavras “entro no sistema” invés de algo parecido com “ligo o computador” ou “quando vou usar o computador”, me deixou uma dúvida: Você está desligando o seu notebook ou está apenas suspendendo o sistema?
Já ouvi relatos (aqui inclusive) de gente com problemas pra usar o sistema após retorno de suspensão. Incluindo problemas de conexão wi-fi.
Se for o caso.. Se você estiver usando o sistema sem ter desligado o computador ou reiniciado o sistema… Tente reiniciar o sistema e veja se algo muda.
Boa sorte!
Sempre reiniciando (sudo reboot)
Problema resolvido!
Fiz duas coisas: Ficava aparecendo umas mensagem de erro no certificado X.509, eu atualizei os certificados e o sistema sozinho reinstalou um, então deve ser que estava corrompido mesmo ou com algum problema. E também baixei o LINUX TOYS e nele tem uma aba de drivers, instalei os da intel. Agora não sei qual dos dois procedimentos resolveu o problema, já que reinstalando os certificados provavelmente restaurou a capacidade do kernel de validar os módulos e instalando os drivers Intel novamente garantiu que os módulos corretos estivessem disponíveis e, agora com os certificados funcionando, puderam ser carregados certinhos…deixo a dúvida aí pra vocês
Desculpa se o texto ficou longo.
Obs: roteei meu telefone via cabo usb pra ter acesso a internet para baixar o que precisava.
1 curtida
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.