Problemas com webcam Imilab "Xiaomi" modelo CMSXJ22A - dificuldades na configuração

Boa noite caros colegas do fórum.

Ingressei hoje aqui neste espaço para tentar alguma ajuda a respeito de uma Webcam que tenho aqui e que de maneira alguma, consegui ajuda para resolver os problemas.

A Webcam em questão é uma Imilab “Xiaomi” 1080P, modelo CMSXJ22A.
Ela é reconhecida pelos sistemas como “GENERAL WEBCAM” e no Windows ela funciona normalmente. Porém, como ja faz um tempo que migrei para o Linux, estava precisando utilizar ela no computador aqui de casa e até hoje não consegui uma resposta que me explique uma maneira de fazer isso.

Quando conecto a webcam no pc, o led de “power acende” e ao entrar no Google Meet por exemplo, ela é detectada. Vou em configurações > vídeo > altero a resolução para 720p e ela simplesmente apaga. Só desconectando ela da porta USB e conectando novamente, ela volta a acender.

No Cheese, só funciona normalmente em 640x480. Se altero para 1280x720, cai para uns 2 FPS a imagem do vídeo.

Não faço ideia de como resolver o problema. Já usei tudo que é termo relacionado a essa câmera na busca do Google e nada de encontrar alguém com problema similar, mesmo buscando em inglês na esperança de que tenha algo em algum fórum gringo.

Alguém usa essa câmera ou poderia me dar um norte para tentar resolver esse problema?

Agradeço desde já a atenção.

1 curtida

teste ela em outro computador, para vermos se o problema é a camera ou o sistema :slight_smile:

Boa noite, obrigado pelo retorno…por descargo de consciência, vou fazer isso amanhã.

Tenho um notebook Dell aqui, vou testar e posto os resultados.

Grato! Abraço.

Olá @kieling85 seja bem-vindo ao nosso fórum.

Muitas câmeras que não possuem um painel de controle próprio podem ser configuradas usando as propriedades avançadas no OBS Studio, esse “problema” na resolução acontece porque na maioria das vezes as câmeras chegam de fábrica com os parâmetros no mínimo ou no modo recomendado, para ajustar a qualidade é preciso acessar as configurações avançadas.

Após adicionar a câmera no OBS, clique com o botão direito sobre a fonte correspondente e depois em “Propriedades”.


O parâmetro formato de vídeo é onde você vai precisar mexer para ajustar a resolução, cada formato de vídeo (YUYV, YV12 e BGR3) libera resoluções e taxas de quadros diferentes, os formatos disponíveis podem variar de acordo com a sua câmera. Após finalizar as configurações, basta clicar em OK.

:vulcan_salute:

5 curtidas

Boa noite @eddiecsilva e @anon36063517. Agradeço a atenção dos dois em prontamente responderem ao meu tópico. Muito obrigado pela força.

Fiz os testes num notebook dell que tenho, além do desktop. Em ambos o comportamento é o mesmo. No cheese, até a resolução de 800x600, ela vai gravando normalmente. Assim que eu altero para 1280x720 ela começa a travar.

No Meet, mesma coisa. Se eu deixar em 360p, o programa consegue usar a câmera agora se eu altero para 720p, a camera desconecta e nenhum led dela fica acesso. Só desconectando e conectando ela novamente, encerrando o Meet, abrindo ele novamente e ai a resolução volta para 360p, roda normal, mais que isso, trava tudo.

Ja no OBS, tentei os ajustes indicados, porém tem um detalhe. Eu adiciono uma fonte de captura de video do tipo V4L, e a webcam começa a transmitir numa resolução padrão (YUYV 4:2:2). Daí, testo um dos formatos de vídeo indicados por você (emulated). Assim que eu clico num deles o vídeo trava e a webcam fica com os led acesos como nessa foto:

Então eu preciso encerrar o OBS, desplugar a Webcam, plugá-la novamente e iniciar o OBS. Aí o programa ja entra com a câmera carregada e com os parâmetros aceitos. Todo programa é essa dor de cabeça. Tanto no meu desktop com Ryzen 5 2400G quanto nesse note velhinho com I7 de 2012.

Em resumo, é só stress…tanto que voltei a utilizar o irium / droidcam como solução aqui em casa…essa câmera em específico, to desistindo.

As Logitech funcionam bem? Pq o valor é bem mais alto, ai se for o mesmo sofrimento, não compensa.

1 curtida

Muitos falam bem dessa Logitech:
https://www.amazon.com.br/Câmera-webcam-Logitech-Webcams-Equipamentos/dp/B07K986YLL

Sobre sua webcam: se em outro pc deu problema, creio que ela não esteja mais funcionando corretamente

Pois e…estou desconfiado. Ele é nova. Tem uns meses apenas, mas comprei no PY acho que na Cellshop, ou Nissei, quando morava em Foz ainda. Mas não vou conseguir garantia. Vou testar no Windows e se funcionar direito, vou vender ela deixando claro que no Linux, não rolou.

1 curtida

Essa mesmo que eu estava pensando…vlw! Vou pesquisar mais…

1 curtida