Problemas com SSD SATA em distros Linux

Olá, desde que comprei um SSD novo (Xraydisk SATA III) venho tendo um problema com todas as distros que eu testei (Debian, Fedora, NobaraOS, ZorinOS e mais recentemente Tumbleweed). A instalação ocorre sem problemas, porém cerca de uma semana de uso o sistema apresenta uma grande lentidão repentina, onde todo o sistema e até os ícones demoram para carregar.

Para ter um exemplo com hdparm:

Antes:

Timing cached reads: Média = 10000.00 MB/sec

Timing buffered disk reads: 314 MB in 3.01 seconds = 258.00 MB/sec

Após o problema o resultado varia com o timing cached reads entre 1000MB/S e 300kb/s. o Timing buffered disk reads varia entre 100MB/S e 500KB/S

Alguem teve este problema? conseguiu resolver? fiz uma série de testes e nada.

Nessa altura do campeonato eu acho que já podemos começar a imaginar que o problema está no ssd, talvez você tenha tido a má sorte de receber um ssd defeituoso.
Roda o windows também pra ver o que acontece, mas eu ja começaria a acionar a garantia (se tiver)

3 curtidas

Então, com o Windows ele funciona normalmente, está com 99% de saúde segundo o CristalDiskInfo (SSD com cerca de 6 meses de uso)

  • O ssd fica muito cheio?
  • O trim está habilitado?
  • Tentou rodar o trim manualmente pra ver se recupera a velocidade?

Hey, vamos lá:

nunca usei mais de 50% do SSD

Fiz testes tanto com TRIM ativado, quanto desativado

Tentei rodar manualmente em vários testes e não obtive melhora

hum…

Alguma informação relevante no log do sistema? Talvez de erros na interface sata?

seu SSD é original? tem certeza dqnt venderam xingling?

Não há nada nas logs que me chamem a atenção quanto ao problema

Na verdade realmente não importa muito, o problema não está no SSD, com Windows ele tem um desempenho muito bom e não tenho este problema

Há 99,99% de chance de ser problema especifico no ou nesse (isoladamente) SSD, com exceção SE vc tiver mexido em alguma configuração interna das instalações do seu Linux que possa a vir afetar o ssd de alguma forma durante a execução do sistema. Todos os notebooks da minha casa usam ssd e o PC usa um Xray. Todos funcionam sem problemas.

Opa, fiz algumas análises e tenho quase certeza que é um problema com a forma em que os sistemas linux gerenciam o cache do ssd, tentarei realizar novos testes e trazer atualizações aqui

podes tentar com sudo fstrim / -v no terminal para aparar o trim do SSD

para melhorar o desempenho do pc sugiro esta pagina para desligar o spectre da intel e amd:
Desligando as correções das falhas de CPU - Linux Universe pode ser que melhore o desempenho do seu hardware

1 curtida

Bem, se for esse caso, o disco não deve ficar lento o tempo todo, apenas quando estivesse copiando grandes quantidades de dados (maiores que sua RAM).