Olá, desde que comprei um SSD novo (Xraydisk SATA III) venho tendo um problema com todas as distros que eu testei (Debian, Fedora, NobaraOS, ZorinOS e mais recentemente Tumbleweed). A instalação ocorre sem problemas, porém cerca de uma semana de uso o sistema apresenta uma grande lentidão repentina, onde todo o sistema e até os ícones demoram para carregar.
Para ter um exemplo com hdparm:
Antes:
Timing cached reads: Média = 10000.00 MB/sec
Timing buffered disk reads: 314 MB in 3.01 seconds = 258.00 MB/sec
Após o problema o resultado varia com o timing cached reads entre 1000MB/S e 300kb/s. o Timing buffered disk reads varia entre 100MB/S e 500KB/S
Alguem teve este problema? conseguiu resolver? fiz uma série de testes e nada.
Nessa altura do campeonato eu acho que já podemos começar a imaginar que o problema está no ssd, talvez você tenha tido a má sorte de receber um ssd defeituoso.
Roda o windows também pra ver o que acontece, mas eu ja começaria a acionar a garantia (se tiver)
Há 99,99% de chance de ser problema especifico no ou nesse (isoladamente) SSD, com exceção SE vc tiver mexido em alguma configuração interna das instalações do seu Linux que possa a vir afetar o ssd de alguma forma durante a execução do sistema. Todos os notebooks da minha casa usam ssd e o PC usa um Xray. Todos funcionam sem problemas.
Opa, fiz algumas análises e tenho quase certeza que é um problema com a forma em que os sistemas linux gerenciam o cache do ssd, tentarei realizar novos testes e trazer atualizações aqui