Olá,
Normalmente não tenho esse problema quando estou rolando paginas(nesse site por exemplo). Mas em muitas situações acontece:
- Vendo vídeos (direto do navegador, no youtube por exemplo ou então baixados, o que é pior ainda).
- Jogando meus jogos: Rocket League e ARK.
- Rolando nas paginas do Spotify.
O mais estanho é que o problema fica mais intenso no Rocket League que é onde minha placa (gtx 970) consegue passar dos 60fps (que é a frequência da tv que o pc está conectado) então eu vou nas configurações do jogo e coloco o limite em 60fps e fica nisso cravado e ainda assim é a pior situação.
Li bastante sobre o assunto mas a única coisa que fiz foi seguir esse tutorial:
- Fiz o passo a passo do driver proprietário da Nvidia e parece que melhorou um pouquinho (ou então eu que estou acostumando).
Aproveitando pra confirmar: os drives que vem com as ISO da Nvidia do Pop_OS são os livres ou os proprietários? Se são os livres então não vai dar certo mesmo o que fiz no tutorial porque fiz o de drives proprietários.
Lembrando que esse problema já acontecia nos jogos até pouco tempo quando eu utilizava Windows, mas acontecia só nos jogos.
Bom, esse é meu problema, qualquer ajuda será muito apreciada.
Cara TE AMO, queria te dar um beijo(só piada tá). Também amo a pessoa que faz a matéria que vc me mandou. Deu certo de primeira, tanto nos jogos como no resto. E ainda por cima reduziu o uso da placa de vídeo consideravelmente no Ark(tenho certeza de que não é coincidência, é que esse jogo rodava em 45fps normalmente, ele caiu para 30fps já imaginava que isso aconteceria para poder resolver o tearing, se não sabe o porquê pesquise sobre o screen tearing). Já estava meio desanimado com isso, vcs viram, eu só tentei um tutorial. É que um tempo atrás eu já tinha ME MATADO pra resolver esse problema que acontecia no Windows também (era só nos jogos) e não consegui resolver. No Linux foi extremamente fácil com a ajuda do povo prestativo desse fórum.
Uma pergunta, nesse site acima tem um comando que serve só pra testar se a configuração funcionará, quando dou esse comando a tela pisca rapidinho e quando volta já está configurado. Coloquei esse comando no aplicativo “Aplicativos Iniciais de Seção” que já vem com o Pop_OS e aí toda vez que o pc liga ele roda o comando de teste sozinho e da uma breve piscada na tela, a pergunta é: tem alguma desvantagem em deixar assim mesmo? É que dá bem menos trabalho.
Vc pode criar o arquivo
Se a pasta não existir crie ela, isso se usar cor
/etc/X11/xorg.conf.d/20-nvidia.conf
Pode criar se não existir a pasta
sudo mkdir -p /etc/X11/xorg.conf.d/
E depois se quiser via comando
sudo nano /etc/X11/xorg.conf.d/20-nvidia.conf
E adicione o conteúdo abaixo, só mude o nome da placa
Section "Device"
Identifier "Nvidia Card"
Driver "nvidia"
VendorName "NVIDIA Corporation"
BoardName "GeForce GTX 1050 Ti"
EndSection
Section "Screen"
Identifier "Screen0"
Device "Device0"
Monitor "Monitor0"
Option "metamodes" "nvidia-auto-select +0+0 {ForceFullCompositionPipeline=On}"
Option "AllowIndirectGLXProtocol" "off"
Option "TripleBuffer" "on"
EndSection
Feito isso pode tirar o comando do iniciar do ambiente.
1 curtida
Mas tem algum problema deixar assim mesmo? É que não me importo com o piscar da tela, dá menos trabalho e também vou poder desativar a configuração facilmente se precisar.
Sem problema…
O outro processo carrega quando o xorg é iniciado
O seu carrega quando sessão do usuário é iniciada
1 curtida