Olá pessoal,
Se você assim como eu é um entusiastas que adora trabalhar com mais de um monitor, certamente já se deparou com um problema semelhante.
Sabe quando estamos super empolgados em deixar o nosso sistema todo configuradinho e pronto para detonar no trabalho ou até mesmo em, Jogos mas, percebe que está havendo um probleminha na sua resolução de telas devido a mau funcionamento das configurações de sua placa de vídeo em especial as da Nvidia? É eu sei é meio frustrante é verdade… É notório que de fato o sistema que gerencia melhor o uso de mais de uma tela nos dias de hoje ainda é o Windows, porém, o Linux não deixa a desejar…
Iniciando os trabalhos
No meu caso utilizo já há algum tempo em máquina um, Dual boot com o Windows e o Zorin 16 Pro, ele é ótimo e possui vários pontos positivos a seu favor, porém como tudo na vida nada é perfeito.
Me deparei há alguns meses com um probleminha bem “chatinho”. Me permitam explanar a questão para que fique claro o que ocorre. Eu utilizo em meu dia a dia um Notebook Dell Inspiron modelo 15 5000, com placa Nvidia dedicada de 2GB uma MX 250 e, após realizar com sucesso toda a instalação em Dual boot e finalmente configurar o driver da Nvidia (o proprietário), resolvi adicionar a minha mesa de trabalho um monitor Dell de 23’ com resolução de 1080p utilizando a entrada HDMI existente em meu Notebook.
Com tudo ligado e funcionando, comecei a trabalhar até que notei um pequeno detalhe, as resoluções entre os monitores divergiam de uma maneira digamos grosseira, como pode ser nitidamente visto na imagem abaixo:
Isso me deixou louco pois a diferença entre ambas as telas era muito grande. Foi então que resolvi fazer algumas pesquisas, falar com pessoas conhecidas e até mesmo com a equipe de suporte de desenvolvimento da ZorinOS, chegando, com a ajuda deles, a esse tutorial onde vou ensinar como minimizar esse problema deixando as telas com resolução bem parecida.
Abaixo mostro todo o passo a passo para solucionar esse problema:
1. Para começar é necessário abrir o terminal, para isso você pode utiliza o comando CTRL+ALT+ T. Com ele já aberto devemos descobrir os nomes dos monitores digite o seguinte comando:
xrandr –listmonitors
2. Em seguida observe bem ao final das linhas de comando, qual referência é dada ao seu monitor externo. No exemplo a seguir o texto destacado na imagem em amarelo representa a indicação do seu monitor.
Monitor onBoard (Tela do Notebook):
0: +*eDP-1 1920/344x1080/194+0+0 eDP-1
Monitor Externo:
1: +HDMI-1 1920/509x1080/286+1920+0 HDMI-1
3. Agora digite o comando abaixo, substituindo o nome em destacado negrito amarelo com o nome da conexão do monitor da etapa anterior.
Você pode substituir 1,5x1,5 por um número menor como ( 1,2x1,2 ) ou maior ( 1,7x1,7 ), dependendo do fator de escala que deseja escolher.
xrandr --output HDMI-1 --scale 1.2x1.2
4. Para que o Linux consiga guardar essas informações, faz-se necessário salvá-las em “Aplicativos de inicialização”. Clique no botão “Adicionar” e insira o comando do passo anterior para ele memorizar esta instrução de escala para executar em cada login.
Pronto, a partir de agora toda vez que houver uma reinicialização de sistema o comando será executado, caso você deseje deixar como antes, basta excluir esse comando de inicialização.
Resultado final abaixo:
Espero de coração ter ajudado com esse breve tutorial um abraço forte a todos e até a próxima.
Agradecimentos:
Agradecimento especial ao Gabira do Grupo de membros do Diolinux Vip e o pessoal do Suporte do ZorinOS que me inspiraram a fazer essa postagem.