Problemas com reprodução de vídeo no Opera

Não sei se é o caso no Mint, mas no Arch Linux tem um pacote chamado opera-ffmpeg-codecs (separado do Opera em si) que dá suporte a reprodução de vídeos.

Se o pacote do Mint segue o mesmo esquema, talvez o Opera esteja em uma versão, e o opera-ffmpeg-codecs (ou equivalente) esteja em outro.

1 curtida

Não achei, o máximo foi isto:

1 curtida

Instalar esse chromium-codecs-ffmpeg-extra ajuda em alguma coisa?

Parece que está instalado, mas não, acho que não adiantou muita coisa.

Ainda pesquisei um pouco e veja ele está numa versão mais atualizada, não sei o que o chromium tem haver com o opera, mas… acho que esse codec deve estar mais adiantado que o opera.
Versão do codec atual: 89.0… E não sei se este estava na versão mais antiga para que tenha funcionado. Ah cara, não consigo reproduzir nenhum vídeo nas páginas web, (tirando youtube). Mas valeu ai cara pela ajuda.

Achei uma resposta para um problema parecido em outro tópico.

Basicamente instalar o opera-ffmpeg-codecs do Arch Linux:

1 curtida

Valeu ai cara. Mas só mais uma coisa, por que esse erro pode ter acontecido? Nunca vi nada desse tipo. O firefox funciona normal.

Eu não entendo bem de Opera, já que nunca usei o browser no dia a dia, mas presumo que seja o que você disse (ou o contrário):

É bem mais difícil Firefox (e Chromium) terem esse problema já que os dois vêm do próprio Linux Mint (então os codecs são lançados e testados em sincronia com os dois).

1 curtida

Meu Opera sob o Windows 10 andou com uns “ruídos” na reprodução de vídeos umas semanas atrás. Logo depois de atualização do próprio programa.

2 curtidas

Vou deixar como resolvido pois é o que mais se encaixa, eu procurei aí nesse artigo e vi pessoas falando que tinha que copia o arquivo da pasta do chromium para o opera, que ia resolve, fiz isso e de fato resolveu, para quem está com o mesmo problema basta:

sudo cp /usr/lib/chromium-browser/libffmpeg.so /usr/lib/x86_64-linux-gnu/opera

Deve ter sido aquilo mesmo, que o codec ficou em uma versão diferente do opera, ai ele meio que quebro. Mas enfim, valeu aí cara.

2 curtidas

Lembrando que tem que refazer o procedimento sempre que o opera atualizar. Uso ele aqui também, e ele sobrescreve esse arquivo toda vez, então mantenham guardado

2 curtidas

Vou explicar porque isso ocorre e como é resolver.
Porq isso ocorre? R= O Opera para o Linux diferentemente do Chrome, Vivaldi, Brave e outtos navegadores baseados no chromium não suporta o codec h.264, e sim somente o codec webm (vp8, vp9). Para qur o Opera suporte o codec h.264 igual aos demais navegadores como Firefox e Chrome vc vai precisar copiar a libffmpeg.so que pode ser obtida facilmente na Internet para a pasta do Opera geralmente em: /usr/lib/x86_64-linux-gnu/opera
Obs: Toda vez que o Opera for atualizado esse procedimento precisará ser feito novamente, pois a atualização do Opera substitui o arquivo libffmpeg.so que suporta o h.264 pelo próprio libffmpeg.so que não suporta.

2 curtidas

Como é algo que tem que ser rodado a cada atualização do Opera, talvez seja bom automatizar isso.

Adianto que não testei porque não tenho um sistema Debian/Ubuntu, mas seguindo o exemplo desse tópico, criando um arquivo /etc/apt/apt.conf.d/101operaffmpeg com esse conteúdo

DPkg::Post-Invoke { "cp -f /usr/lib/chromium-browser/libffmpeg.so -t /usr/lib/x86_64-linux-gnu/opera"; };

Será feita uma cópia do /usr/lib/chromium-browser/libffmpeg.so para a pasta /usr/lib/x86_64-linux-gnu/opera.

-f faz copiar por cima se já existir um arquivo de mesmo nome, e -t garante que essa cópia só vai ser feita se esse destino existir e for uma pasta.

2 curtidas

Eu resolvi esse problema usando um pacote snap, foi a forma que funcionou melhor aqui, por que eu não preciso ficar resolvendo o problema manualmente a cada a atualização.

  1. Instalei o pacote snap chromium-ffmpeg:

sudo snap install chromium-ffmpeg

  1. Criei um link simbólico para o arquivo libffmpeg.so fornecido pelo snap:

sudo ln -s /snap/chromium-ffmpeg/17/chromium-ffmpeg-98516/chromium-ffmpeg/libffmpeg.so /usr/lib/chromium-browser/libffmpeg.so

Coloquei dentro da pasta /usr/lib/chromium-browser por que encontrei esse caminho dentro de um arquivo json:

/usr/lib/x86_64-linux-gnu/opera/resources/ffmpeg_preload_config.json

3 curtidas

Quer dizer q o Opera verifica se a lib está em /usr/lib/chromium-browser através desse arquivo .json. Muito bom essa informação e aliás muito elegante sua solução. Obg por compartilhar. Dessa forma realmente n precisamos fazer o processo manualmente toda vez que atualizar o Opera.

3 curtidas

Na versão 18.04 do Ubuntu eu instalava o pacote chromium-codecs-ffmpeg-extra, mas já aconteceu de não funcionar quando a versão do pacote é de uma versão do chromium mais nova do que a versão que baseia o Opera. Nesse caso tive que bloquear a atualização desse pacote e instalar apenas quando a versão fosse menor ou igual à versão do chromium que baseia o Opera.

Pensei que teria esse problemas com o pacote snap, já que as atualizações são automáticas, mas até agora correu tudo bem.

1 curtida

Na verdade pro opera não importa muito a versão da libffmpeg.so. O q acontece é a partir do Ubuntu 20.04 o pacote chromium-codecs-ffmpeg-extras está vazioo q faz com q o Opera não encontre a lib como fazia antes. Isso ocorre justamente porq hj a lib está nesse pacote snap q vc instalou e criou o link simbólico.

1 curtida

Já tentei de outras maneiras, por exemplo, recentemente instalei a versão flatpak do pacote de codecs. Criei o link simbólico e não funcionou. Agora fiquei na dúvida se é por causa da versão ou se o arquivo do flatpak não suporta todos os codecs.

1 curtida

É mais provável q a libffmpeg.so desse pacote não suporte igual a quem vem no opera.

1 curtida

Tá usando qual versão do Mint?
Se for a versão baseada no Ubuntu 20.04 LTS, ela está bloqueada para instalação de snaps. Ok, mas o que isso tem a ver??

Na versão 20.04 do Ubuntu, ao instalar o pacote chromium-browser vai apt, um dos scripts do pacote simplesmente baixa a versão snap. No caso do pacote de codecs, o chromium-codecs-ffmpeg-extra, ele simplesmente não trás o arquivo de codecs.
Pelo que pude observar, instalando esse pacote, ele não servirá de nada por que nem sequer baixa o pacote correspondente do snap. Baixei o arquivo deb do pacote e não encontrei nenhum script indicando a instalação da versão snap, então mesmo sem bloqueio de snaps ele não deve ajudar em nada.

1 curtida