Tenho uma rede usando 3 switches TP-LINK e 6 aparelhos DECO (TP-LINK). Todos os DECO e os SWITCHES estão ligados via cabo CAT5e. Quase todos os clientes estão ligados via cabo também. Apenas as TVs, celulares e o PC 6 estão ligados via wifi. Todo o resto está ligado por cabos. Celulares não estão no diagrama porque a rede é mesh e eles se conectam dinamicamente…
Bem, de uns tempos para cá eu tenho notado conectividade muito ruim e a rede vive caindo (alguns DECO saem do ar randomicamente). A velocidade da conexão também está muito baixa. Os switches são gigabit e meu filho reclama que o PS5 não dá nem 50 megas por segundo. A minha conexão é de 1 Giga.
Já tentei milhares de coisas para ver se há algo errado. Tirei a frequencia de 5Ghz do wifi, coloquei de volta, e nada de mudar… Quando algum laptop chega aqui em casa e se conecta à rede, ele vive se desconectando sozinho…
Está um saco… Estou pensando que podem ser os aparelhos DECO. Alguém teria uma luz?
Estou pensando em comprar outros aparelhos para ver se resolvo isso, mas não quero gastar dinheiro antes de esgotar as possibilidades…
bom, achei a topologia da sua rede bem ruim. mas pensei em algo aqui que pode te ajudar a resolver sozinho.
primeiramente, você pega um notebook e conecta direto no modem com um cabo (inclusive você vai usar esse cabo aí para tudo, ok?) – testou? funcionou como o esperado? ótimo. reinicia o modem só para garantir, espera voltar a conexão e vai pro Deco 1.
Repete o teste no Deco 1, reinicia. e vai pro PC 1, se falhar, reinicia o switch, volta pro PC 1, se melhorar vai pro Deco2, testa direto nele como você fez no 1 e segue o teste passando por todos os Decos e primeiro terminal que está ligado ao switch.
Muito provavelmente vai voltar. Se tempos depois o problema persistir, aplique os resets novamente. Se voltar mais uma vez, provavelmente você tenha que atualizar o firmware de todos os pontos de conexão (switches e decos).
Com esse tipo de diagnóstico, você vai conseguir mapear o problema e resolver.
Aconteceu alguma coisa especial nesse tempo atrás?
Um novo dispositivo passou a ser frequentemente conectado à rede?
Aconteceu uma queda abrupta na energia elétrica?
A infraestrutura elétrica desse lugar está devidamente aterrada?
Tem dois dispositivos nomeados como TV5. Isso significa que essa TV às vezes muda de lugar?
Se sim, algum cuidado especial é considerado (descarregar eletricidade estatica antes de ligar/conectar, por exemplo)?
Ou a TV do lado direito da TV6 era pra ser “TV7”?
Então vou sugerir algumas abordagens ainda não mencionadas:
Já conferiu se o cabeamento está ok? Todos os cabos permanecem firme e adequadamente crimpados/conectados?
Todo cabeamento segue o mesmo padrão (T-568A ou T-568B)? (Não que eu já tenha testemunhado com meus próprios olhos padrões diferentes causarem problemas na rede… Mas estamos falando aqui sobre “esgotar possibilidades”).
Já experimentou o: “ [você-cliente] já reiniciou o modem? " Por “reiniciar” me refiro a desconectar a alimentação de energia elétrica e os cabos de dados dos dispositivos envolvidos na infraestrutura (o modem, os decos e os switchs)… Aguardar… E ligar/conectar de novo. [off] Isso: " ”, foi uma tentativa de representação de “atendente de telemarketing” hehe [/off]
Quando eventualmente limpam os equipamentos conectados pelos cabos de rede, têm o cuidado de desconectar alimentação de energia elétrica e os cabos de rede conectados ao dispositivo?
[edit] [off]
Ih
Com a resposta a esse post (lá embaixo, posts 7 e 8), ficou óbvio ululante que acabei repetindo o que @hc13 disse acima. A parte de pegar um notebook com o mesmo cabo e ir testando, é a mesma coisa de certificar-se que o cabeamento está devidamente crimpado/conectado.
Acabei faltando com a verdade, já que essa abordagem já havia sido mencionada.
Se entendi correto os decos estão conectados via cabo certo? Vc poderia colocar somente o primeiro como roteador e os 5 ultimos como access point pelo aplicativo e testar.
Tambem vc esta conectando o switch no deco seria melhor se todos os switches estiverem conectados diretamente entre si via cabo e os decos secundarios mais ou menos assim.
Obrigado pela resposta e dica! Fui fazendo os testes. O problema é que manejar os DECO é um saco. O app é muito ruim. PARECE que eu achei um problema no conector femea que leva o cabo do DECO 5 para o DECO 6. Acho que a coisa está ali…
Opa! Acho que estas dicas foram excelentes. O cabeamento de energia é novo (de quando reformei a casa), tal qual o de rede. Funcionou bem por três anos. Começou a dar problema após o PS5 chegar. Foi nesse contexto que eu coloquei o SITCH neste comodo e pode ter dado ruim aí. Eu fiz testes e identifiquei que na conexão fêmea que recebe o cabo do DECO 5 e leva para o DECO 6 há um problema. Acho que o lance vai ser refazer esta conexão… Refazendo meus passos, pode ser que eu tenha danificado esta conexão quando inseri o Sitch e o PS5 neste cômodo.
Pois é. Meus testes de hoje de manhã indicaram que o problema parece ser num conector fêmea que leva o cabo do DECO 5 para o DECO 6… Acho que deu ruim alí…
Olha! Eu não sabia que você poderia colocar um aparelho como AP e os outros como roteador. Meu entendimento olhando o software é que todos são AP ou roteadores… Pra mim, esta config era da rede, não do aparelho… Verificarei.
Este seria o cenário perfeito mesmo, mas demandaria muito mais cabos. Quando eu montei a rede eu estava com restrição de quantidade de cabos não havia planejado os switches. Quando eu montei a rede, em minha inocência, tudo rolaria no wifi w apenas os DECOS ficariam conectyados entre si por cabo. A coisa mudou muito rapidamente e minha inocência foi evidenciada…
Essa topologia também é ruim. Não vai melhorar só por mudar pouca coisa e manter novos problemas.
@caiocgo vi sua resposta, pode ter outras coisas envolvidas além do conector. fazer o teste, nos pontos principais da rede como mencionei anteriormente, vai te revelar onde a rede “parou”.
é bem chato mesmo por ter que desligar o resto para isolar a área de teste, mas é crucial.