Problemas com placa de vídeo NVIDIA GTX 1650TI no Linux em notebook Acer Nitro

Gente boa tarde …

Tenho um Notebook Acer Nitro modelo: AN515-44-R8HN
algumas especificações dele:

O que ocorre é que ele diferente de outras marcas como a Lenovo, a Acer pelo menos nesse modelo de note, não tem a opção de selecionar pela BIOS, se fica só na placa gráfica dedicada ( GTX1650 Ti ) ou se fica no modo dinâmico sendo assim ele meio que fica em definitivo em dinâmico e o sistema operacional e o driver de vídeo que selecionam entre a placa dedicada e a do processador de acordo com a demanda, e nesse caso estou tendo com ele problemas somente no Linux
(testei várias distros) para usar monitor externo pela HDMI, pois a USB-C desse modelo não transmite vídeo infelizmente :frowning:

01- Fica lento só no monitor externo, e em alguns momentos até trava o mesmo.

02- Fica com Screen Tearing " redesenhando a tela " também só no monitor externo.

03- Ah outra coisa, nas distros que não vêm com o driver pré-instalado da Nvidia,
ou não dá vídeo no monitor externo, ou dá video só na metade da tela, tipo só uma faixa branca na metade pra baixo, coisa que para de ocorrer quando instalo o driver, mas aí os outros problemas que citei continuam.

04- E esse último comportamento estranho quer falo agora, só ocorreu no POP OS, ao acabar a instalação, além dos erros anteriores, ele fica com consumo de 6 ou 7 ou até 8GB de RAM sem ter instalado nada além do sistema e mesmo depois de fazer todos os updates também continua assim.

A versão do driver que eu usei se não me engano era a 525.78 que era a ultima na data que fiz o teste, pois sempre pedia pra instalar a mais recente.

No caso do POP OS usei a ultima iso disponível no dia: pop-os_22.04_amd64_nvidia_21.iso

As outras distros também procurei usar as ultimas versões.

Gostaria de usar Linux pelo baixo consumo de memória, pois essa máquina usarei pra Labs de estudo de VMware então toda memória livre que eu puder ter é essencial…

Vou te pedir que siga as instruções desse outro tópico: Como fornecer boas informações, para que tenhamos mais informações sobre o que está instalado e quais são as versões.

Pelo que vi no site da NVidia, sua placa aceita o driver: 525.85

Vou refazer o texto de forma mais específica então, e sim é a versão 525 que estou usando e também nao importa se é o kde, no gnome e no xfce, em todos da problema…